Quarta-feira,24 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 630

Matrículas de alunos da rede estadual devem ser feitas diretamente nas unidades escolares

0
Foto por: David Borges/Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa aos pais, responsáveis e alunos, maiores de 18 anos, que as matrículas para escolas da rede estadual devem ser feitas diretamente nas unidades escolares. O Portal da Matrícula Web está disponível apenas para consulta do cadastro reserva, conforme a portaria 060/2022/GS/Seduc/MT.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, os pais também podem procurar as Diretorias Regionais de Educação (DREs) para orientações e remanejamento para a unidade mais próxima. Conforme levantamento da Seduc, mais de 40 mil vagas ainda estão disponíveis para matrículas em escolas localizadas nos 141 municípios do Estado.

Cadastro reserva

A convocação dos estudantes do Cadastro Reserva está vinculada à existência de vaga na unidade escolar, e se dará por meio de mensagem de notificação encaminhada ao endereço de e-mail informado no cadastro do aluno.

Após o chamado, o responsável pelo aluno tem um prazo de dois dias úteis, a partir do dia posterior à convocação, para comparecer à escola munido da documentação exigida, para efetivar a matrícula na unidade escolar.

Entre a documentação necessária para a matrícula está a apresentação de documentos pessoais do pai, da mãe ou do responsável legal (RG e CPF); certidão de nascimento ou casamento do aluno; documentos pessoais do aluno (RG e CPF); fatura de consumo de Energia Elétrica da residência dos pais ou responsáveis atualizada; histórico escolar ou atestado de transferência.

Outras informações podem ser obtidas nas Diretorias Regional de Educação:

Alta Floresta – 66 3521-1647 ou 3521 4093

Barra do Garças – 66 3401 – 7551 ou 3401 7945

Cáceres – 65 3223 7537 ou 3223 4542

Confresa – 66 3564 1176 ou 3564 1436

Cuiabá – 65 3637 1037 ou 3622 4094

Diamantino – 65 3336 1815

Juína – 66 3566 3048 ou 3566 3395 1039

Matupá – 66 3595 1128 ou 3595 2110

Pontes e Lacerda – 65 3266-4513

Primavera do Leste – 66-3498 7404

Querência – 66 3529 1763

Rondonópolis – 66 3423 2395

Sinop – 66 3531 7959 ou 3531 7023

Tangará da Serra – 65 3326-9318 ou 3326 7814

Várzea Grande – 65 3692 6110 ou 3682 9846

Governo de MT firma cooperação com MapBiomas para avançar no monitoramento e autuação dos crimes ambientais

0
Monitoramento por satélite - Foto por: Assessoria

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) e fará um intercâmbio de informações técnicas para melhorar o monitoramento realizado pelo órgão do território mato-grossense, e avançar no combate aos crimes ambientais.

Conforme o secretário Executivo da Sema, Alex Marega, a troca de informações contribui para o aumento da capacidade do Estado de responsabilização dos infratores ambientais para a redução do desmatamento e incêndios florestais. 

“Essa parceria é importante para a produção de informação e conhecimento de interesse estratégico para que possamos aumentar a nossa capacidade de controle, monitoramento, recuperação, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento no estado de Mato Grosso”, destaca o gestor. 

Conforme o coordenador geral do Projeto MapBiomas, Tasso Azevedo, o principal objetivo é acabar com o desmatamento ilegal, garantir que todos os desmatamentos ilegais sejam detectados e tenham consequência, conectados com o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“É um estado avançado em termos de transparência e disponibilização de dados para a gente poder avançar no controle de desmatamento, especialmente na questão dos instrumentos remotos”.

Azevedo ressalta que combater o desmatamento é importante para construir um cenário mais seguro para o empreendedorismo. 

“A meta é garantir que Mato Grosso tenha todo o desmatamento ilegal penalizado e fazer com que os embargos automáticos e remotos sejam realizados como exemplo para o Brasil e para o mundo. É importante desestimular os infratores e garantir que o produtor rural que está fazendo corretamente saiba que está produzindo em um estado em que se houver desmatamento ilegal, haverá punição”, afirma. 

Com o acordo, além de utilizar o Sistema de Monitoramento por Satélites Planet, que monitora todo o território estadual e emite alertas de desmatamento, a Sema poderá cruzar dados com as plataformas do MapBiomas, que produzem alertas e laudos de desmatamento e mapas anuais de uso e cobertura da terra de todo o Brasil.

Cooperação

A cooperação foi assinada em dezembro de 2021 e tem vigência de três anos. Neste período, o acordo prevê que as instituições irão disponibilizar mapas de cobertura e uso da terra, camadas de informação relacionadas a unidades de conservação, terras indígenas, assentamentos e bacias hidrográficas, alertas de desmatamento compilados e validados, e ainda a realização de capacitações conjuntas do corpo técnico.

Será disponibilizada para Mato Grosso uma uma ferramenta que permite customizar as informações do banco de dados do MapBiomas para o Estado. O treinamento das equipes será feito para possibilitar o melhor uso das informações que serão compartilhadas.

O Projeto MapBiomas é uma iniciativa multi-institucional envolvendo universidades, ONGs e empresas de tecnologia que se uniram para contribuir com o entendimento das transformações do território brasileiro a partir do mapeamento anual da cobertura e uso do solo no Brasil.

Lorena Bruschi | Sema-MT

Inquérito sobre morte de adolescente em cachoeira é concluído e 11 servidores de escola são indiciados

0

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Chapada dos Guimarães, concluiu o inquérito que apurou a morte do adolescente Daniel Hiarlly Rodrigues de Arruda, de 14 anos, e indiciou por homicídio culposo, 11 funcionários da escola que organizou a aula de campo. Foram indiciados a diretora, coordenadores, agente de pátio e professores da Escola Estadual Welson de Mesquita Oliveira, de Cuiabá.

Daniel morreu em uma das cachoeiras do Complexo Véu de Noiva, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, durante aula de campo organizada por uma equipe de professores da unidade escolar, no dia 06 de dezembro do ano passado. O laudo necroscópico apontou que o adolescente morreu em decorrência de asfixia mecânica secundária a afogamento. Exame toxicológico foi negativo para substâncias alcoólicas e psicoativas.

No inquérito instaurado pelo delegado Alexandre Nazareth foram ouvidas a família do adolescente, professores e servidores que estiveram presentes à aula de campo, a direção da escola e estudantes que estiveram próximos à vítima. A Polícia Civil também ouviu funcionários do ICMBio, instituto que administra o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e responsável por autorizar a entrada de visitantes no local.

A aula de campo envolveu 71 estudantes da escola estadual divididos em turmas e monitorados por professores para a visita ao circuito de cachoeiras.

Investigação

Conforme uma das professoras ouvidas no inquérito e autora do projeto, a aula de campo foi idealizada com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre a biodiversidade, aspectos cultural, biológico e histórico do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e conhecer o ponto turístico Véu de Noiva. A descrição do projeto apontava que a visitação da turma de alunos seria mediante guia e as atividades consistiriam em observar, anotar e aprender, não havendo, portanto, especificada atividade de aventura, como banho no circuito de cachoeiras.

O projeto acadêmico foi revisado pela diretora da escola e passou pela equipe gestora da unidade. Também teve a aprovação da representante do Conselho Deliberativo Escolar, que em assembleia pedagógica que avaliou a aula de campo em debate e na qual tinha, inclusive, poder de veto, fez os apontamentos que julgou necessários e, depois de vê-los atendidos, votou por sua aprovação.  

A representante do conselho declarou ainda a atividade de banho, não só ocorreria, como era um fato de conhecimento na escola, tanto é que um inspetor passou nas salas de aula dando orientações sobre o que levar e o tipo de roupa que vestir. A presidente do conselho disse ainda em depoimento que acredita que a diretora e os coordenadores tinham conhecimento extracurricular sobre o banho e que depois de ter acesso ao projeto, observou que não previa a atividade de banho no documento, mas foi apontado no dia-a-dia antes do evento.

Três professores que integram a equipe gestora da escola declararam de forma uniforme que o projeto foi encaminhado para apreciação deles em assembleia realizada no dia 11 de novembro, onde possuíam poder de veto. Contrariando declarações feitas à Polícia Civil anteriormente, os professores alegaram desconhecimento sobre a permissão de banho aos alunos no circuito das cachoeiras, se embasando no fato de que o projeto não a previu.

Um dos professores responsável pela condução de um dos grupos de estudantes disse que a turma que estava sob sua supervisão teve contato com a água nas Cachoeiras das Andorinhas e da Prainha. Ele declarou também que fez varredura das cachoeiras, demonstrando pessoalmente a profundidade de cada uma delas, antes dos alunos entrarem e que apenas os estudantes que sabiam nadar foram autorizados a ir até a parte mais funda e que a seleção de quem sabia nadar ou não foi realizada mediante pergunta ao grupo, seguida de observação de cada um deles.

Cachoeira da Prainha

Conforme declarou uma das professoras, na Cachoeira da Prainha se reuniram três grupos de alunos fazendo com que o total excedesse a 30 pessoas, contrariando a orientação do ICMBio de que o trânsito nas trilhas deveria ser de grupos de até 15 pessoas, além de outros alertas quanto à preservação do ambiente e cuidados para com a profundidade dos poços formados pelas quedas d’águas.

Diligência realizada pela equipe de investigação na trilha das cachoeiras do parque aponta que há sinalização das trilhas autoguiadas da unidade de conservação, com destaque a placa indicativa do limite máximo de 24 pessoas para a Cachoeira da Prainha.

O adolescente Daniel fazia parte de um grupo de 15 alunos monitorado por um professor e que ao chegarem à Cachoeira da Prainha, orientou que apenas os estudantes que soubessem nadar, entrassem na água, ocasião em que a maioria dos alunos entrou na cachoeira. O professor declarou que não viu o momento em que Daniel entrou na cachoeira e nem mesmo quando imergiu na água. Disse ainda que durante o tempo em que ele e os outros professores permaneceram na Prainha não notaram o desaparecimento do adolescente e que antes de sair do ponto turístico e ir para a cachoeira das Andorinhas, o professor chegou a perguntar se estavam todos os alunos reunidos para dar seguimento à visitação, quando os alunos responderam afirmativamente. Somente após retornarem para o estacionamento, onde estavam os ônibus, uma das professoras notou a falta de Daniel Hiarlly.

Vários estudantes foram ouvidos pelo delegado Alexandre Nazareth e declararam que a permissão para o banho no circuito das cachoeiras era fato manifesto no ambiente escolar, pois alguns professores chegaram a fazer recomendações antecipadas sobre o tipo de vestimenta adequada. Alguns alunos disseram ainda que colegas praticaram malabarismos em zona profunda do curso d’água, como pular de tronco de árvore e pedra que o margeavam, sem nenhum equipamento de proteção individual ou coletivo.

O corpo do adolescente foi localizado a três metros de profundidade na cachoeira da Prainha e resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

Conclusão do inquérito

Com base no material coletado, perícias e depoimentos, o inquérito concluiu que houve um encadeamento de erros durante a execução da aula de campo, pois não foi observado o  emprego de equipamentos de proteção individuais e coletivos e nem protocolos de monitoramento da permanência do usuário no ambiente natural. “Tanto que a equipe de educadores só deu falta de Daniel cerca de três horas depois do incidente e mesmo que houvesse monitores, era em número insuficiente para o quantitativo de alunos e não eram especializados em salvamento aquático nem traziam consigo equipamentos para tal. Além disso, a permanência simultânea de banhistas extrapolou o limite estabelecido na placa indicativa. Somado a isso, corrobora juntamente a ausência de um plano de atendimento emergencial ou de processo de gestão de riscos”, apontou o delegado.

O presidente do inquérito explica que ainda que os professores não pudessem prever a morte do adolescente por afogamento, era previsível que a permissão de banho simultâneo de 71 alunos, supervisionados por apenas seis monitores, em águas com profundidade e sem equipamentos de proteção, pudesse resultar em acidente fatal com qualquer um dos participantes do evento.

“A aula de campo nesse caso mais se aproximou de um turismo de aventura, logo os educadores assumiram a responsabilidade de garantes, monitores, condutores, salva-vidas, pois agiram como se os fossem. Tanto é que declararam saber nadar e disseram ter realizado varredura nas quedas d’águas para demonstrar a profundidade aos discentes. Assim,  criaram o risco da ocorrência do resultado ao chancelar projeto sem protocolos de segurança e executá-lo franqueando acesso dos alunos ao curso d’água, igualmente, sem o menor plano de gestão de riscos. Sendo assim, embora não quisessem o resultado morte, os educadores, com seus comportamentos precedentes, assumiram a responsabilidade de impedi-lo quando se colocaram na condição de garantes; ao mesmo tempo, criaram ou incrementaram o risco da ocorrência do referido incidente”, finalizou o delegado.

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Depois de tentar atirar na cabeça da ex-esposa, homem é preso pela Polícia Civil por tentativa de feminicídio

0

Um homem de 61 anos foi preso nesta segunda-feira (07.02) pela Polícia Civil, em Sinop, por tentativa de feminicídio praticada contra sua ex-esposa. O crime ocorreu no fim de dezembro quando o suspeito encostou uma arma de fogo contra a cabeça da vítima e tentou disparar por três vezes.

Os dois viveram juntos por 21 anos e há pouco mais de três meses, a vítima pediu a separação. Ela relatou na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Sinop que o suspeito não aceitava o fim da relação e durante o período que estiveram juntos, foi ameaçada e sofreu diversas formas de violência, entre elas psicológica, física e patrimonial. As agressões ocorriam, inclusive, na frente dos filhos, ainda crianças e ela disse que não o denunciou antes porque era constantemente ameaçada.

A vítima acrescentou ainda que em várias ocasiões, o agressor tentou reatar o casamento e, em uma delas, diante de uma negativa, ele tentou feri-la com uma faca.

No dia 26 de dezembro, o agressor novamente manteve contato com a ex-mulher tentando retomar o relacionamento. Armado, o homem, que trabalha como caminhoneiro, apontou a arma para a vítima e puxou o gatilho por três vezes.

A vítima conseguiu fugir e na delegacia relatou o que havia ocorrido. O delegado Pablo Carneiro informou que foi solicitada medida protetiva para a mulher e instaurado inquérito para apuração dos fatos.Diante das informações coletadas, foi representada à Justiça pela prisão preventiva do suspeito.

A equipe da Delegacia da Mulher monitorou a chegada do suspeito a Sinop, que estava viajando a travalho, e depois de se certificar da presença dele em sua residência, conseguiu atrai-lo para fora da casa e efetuar a prisão.

“A delegacia vem atuando de forma bastante efetiva com as vítimas que buscam ajuda, dando o suporte policial necessário, como pedidos de medidas protetivas, investigações com representação de prisão, e a resposta imediata para que os casos não evoluam e possam chegar a algo mais grave”, destacou o delegado Pablo.

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Sorriso: Vereador cobra a criação de um vale refeição para pacientes da rede de saúde pública

0

Segundo o presidente, o fornecimento de um vale refeição trará dignidade para os pacientes necessitados

O presidente do Legislativo de Sorriso, Leandro Damiani (PSDB), está cobrando do Poder Executivo, a criação de vale refeição para os pacientes/usuários da rede de saúde pública – SUS, que são encaminhados para Cuiabá, para realizarem consultas e exames.

Segundo Damiani, são aproximadamente 1.000 km entre ida e volta até a capital do Estado e muitos não têm condições de arcarem com nenhuma refeição durante o trajeto ou estadia na capital.

“O fornecimento de um vale refeição trará dignidade para os pacientes necessitados, que realizam tratamento fora do domicílio, uma vez que, muitos na parada para refeição não têm condições de pagar o lanche e são praticamente obrigados a ficarem o dia todo sem alimentação”, declarou Damiani.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Abatedouro Municipal já abateu mais de 150 toneladas de frango

0

Carne de qualidade é inserida diariamente no mercado local

“Fogão de lenha, uma rede na varanda”… um franguinho caipira na panela de barro e a música de Chitãozinho e Xororó. Cenário perfeito, não? E de dar água na boca, não é mesmo?!  Agora, você já pensou no processo como um todo para ter essa delícia na sua mesa? (Acompanhado pela moda de viola ou não!) Então, tudo começa nos sítios dos nossos produtores rurais. E por aqui, a preocupação se faz presente desde a criação, passando pelo abate até a entrega no mercado local. Tudo objetivando ofertar ao mercado consumidor um produto final com qualidade.

Para isso, os produtores sorrisenses cadastrados junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já investem em um modelo de produção integrando a cultura do frango em aviários com espaços abertos.

Segundo o secretário-adjunto da SAMA, Márcio Kuhn, “hoje temos três linhas de produção final disponível ao consumidor: o frango de 70 a 120 dias criado a pasto, sem o uso de promotores de crescimento na ração; também sem o uso de medicação preventiva, apenas curativa, que é classificado como frango caipira; a galinha de postura que após fechar o ciclo é classificada como galinha congelada e o frango que não se enquadra em nenhum desses rótulos, classificado como frango de fazenda”, explica Kuhn. “Tudo isso requer muito trabalho, empenho por parte dos agricultores e da equipe técnica”, completa.

Márcio lembra ainda que a assistência disponível desde o início da cadeia produtiva, continua no momento do abate. Desde maio de 2020 os produtores contam com um local apropriado para o abate e conservação dos produtos. Trata-se do Abatedouro Municipal de Aves.

Desde o início das atividades, já foram abatidos no espaço mais de 60 mil aves, o que equivale a mais de 150 toneladas de carne. Hoje, são abatidos cerca de 200 frangos/dia. Contudo o local tem capacidade para abater de 300 a 400 frangos/dia. Toda a produção está sendo comercializada pelos produtores nas feiras livres municipais, supermercados e também direto com o cliente.

Todo o processo de abate é supervisionado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e realizado dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos de vigilância sanitária ”, pontua o veterinário responsável pelo Abatedouro Municipal de Aves, Willians Ranulf Azevedo da Costa. “O acompanhamento é realizado por equipe técnica especializada, coordenado por três veterinários que acompanham o abate em tempo integral”, ressalta.  Todo o serviço realizado no Abatedouro é ofertado gratuitamente aos produtores. “Produtores que queiram integrar o projeto e ofertar aos seus clientes um produto com qualidade cada vez maior, é só nos procurar”, frisa o veterinário.

O secretário-adjunto, Márcio Kuhn, salienta que além da assistência técnica na propriedade e o acompanhamento no Abatedouro, os agricultores cadastrados na SAMA recebem apoio para a construção de aviários. “Somente em 2020 subsidiamos a construção de 60 aviários”, frisa. De acordo com o secretário, o programa conta com 140 produtores cadastrados; desses, 20 famílias já estão comercializando no mercado o produto final.

Márcio destaca que o Abatedouro também conta com o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF). Para isso, após a desão ao SIM, o Município solicitou o credenciamento do Abatedouro de Aves junto à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) que credenciou ao Sistema. “Integrar o SUSAF é um passo além. Isso possibilita que o Abatedouro Municipal possa atender a demanda e também ofertar os produtos processados tanto para o comércio local quanto regional”, salienta o gestor.

O Abatedouro

O Abatedouro também integra o Programa de Incentivo à Avicultura desenvolvido pela Prefeitura por meio da SAMA. A estrutura está localizada às margens do BR-163, no local que abrigava a antiga farinheira e que foi reformado e ampliado. O gestor lembra ainda que a Administração Municipal continua cadastrando novos produtores rurais no programa. Os interessados devem procurar a Sama, na Rua Cândido Rondon, em frente à Praça Antenor Balbinot, das 7 às 13 horas ou entrar em contato pelo telefone 3545-4729.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Prefeitura lança canal de comunicação com o cidadão via whatsapp

0

A ferramenta possibilita acesso aos serviços da área fiscal e tributária

É fácil, rápido e está na sua mão. Para facilitar a vida do contribuinte, a Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), criou mais um canal exclusivo de comunicação com a população. A nova ferramenta tem o objetivo de facilitar o acesso a diversos serviços da área fiscal e tributária, por meio do Whatsapp.

Para acessar os serviços é simples, bastaadicionar o número (66) 3545-4707 e, em seguida, digitar o nome completo. Depois é só escolher o número correspondente ao serviço desejado. Por meio do canal, os contribuintes, pessoa física ou jurídica, poderão emitir guias de IPTU, ITBI, taxas, Alvará de Funcionamento, ISSQN, ITR, certidões, legislação e nota fiscal eletrônica; além de acessar informações sobre isenção e restituições.

Alguns dos serviços disponíveis no canal são direcionados para o Portal do Cidadão, ferramenta que possibilita que o contribuinte faça tudo pela internet. Para acessar o Portal, basta entrar no site da Prefeitura https://site.sorriso.mt.gov.br/ e clicar em Emissão de Certidão.

Conforme o secretário de Fazenda, Sérgio Kocová, esta é mais uma ação em busca de estratégias de inovação tecnológicas sustentáveis que vem sendo adotadas pela gestão. Atualmente, o Departamento de Tributação, que integra a Secretaria de Fazenda, funciona 100% digital, a exemplo da guia do IPTU que pode ser gerada on-line pelo site, sem que o munícipe precise se dirigir até a Prefeitura. “Estamos inovando por meio da tecnologia e dando mais um passo na busca de aproximar a gestão do cidadão. A iniciativa desburocratiza e confere agilidade ao processo”, diz Kocová, frisando que a ferramenta será útil também para os munícipes que residem nos distritos e, ainda, para pessoas de outros municípios que possuem imóveis em Sorriso.  

“O Departamento de Tributação vem procurando modernizar o atendimento através dos canais digitais disponíveis, facilitando assim o acesso dos contribuintes a serviços que são disponibilizados sem a necessidade de sair de casa”, complementa a diretora do Departamento de Tributação, Vanice Fronza.

Para o prefeito Ari Lafin, o canal acompanha a evolução tecnológica e está sendo colocado em funcionamento em momento ideal, considerando que ainda vivemos em meio à pandemia. “Temos buscado ferramentas, mecanismos, que modernizam a gestão e facilitam a vida do contribuinte. É uma forma de otimizar e aproveitar da melhor forma possível os recursos públicos”, destaca o prefeito.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Homem é preso após entrar em estabelecimento armado e ameaçar funcionário

0


A policia militar foi acionada na tarde desta segunda -feira (07), para atender uma a ocorrência em uma loja de motos, em Sorriso, onde um cidadão armado estaria ameaçando um funcionário da empresa.

Quando a viatura chegouao local, e o suspeito percebeu a presença dos policiais, ele rapidamente tentou se esconder em uma caminhonete Ranger.


Rapidamente o suspeito foi abordado pelos PMs, sendo localizado junto a sua cintura uma pistola calibre 380.


Aos policiais o suspeito relatou que havia perdido a cabeça, após se envolver em uma discussão de trãnsito, ocasião esta em que o retrovisor do seu veículo foi danificado.


O suspeito foi detido e encaminhado a delegacia civil de Sorriso.

Foto divulgação

Corpo de Bombeiros ativa sala de monitoramento via satélite em Alta Floresta

0
O espaço está equipado com recursos tecnológicos para o monitoramento via satélite da floresta, totalizando R$ 10 milhões em investimentos - Foto por: Assessoria|CBMMT.

As ações estratégicas de proteção e combate aos incêndios dentro do bioma Amazônia foram reforçadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) a partir desta segunda-feira (07.02), com a ativação da Sala de Situação Descentralizada pelo 7º Comando Regional (CIBM), em Alta Floresta (a 803 km de Cuiabá).

Esse espaço está equipado com recursos tecnológicos para o monitoramento via satélite da floresta. Além disso, Governo de Mato Grosso entregou um caminhão auto tanque de combate aos incêndios, comprado com recursos próprios, totalizando R$10 milhões em investimentos a partir do Programa Mais MT.

“Estamos fortalecendo a nossa estrutura dos Comandos Regionais dos bombeiros no Estado para os trabalhos de combate aos incêndios florestais dentro do Pantanal, Cerrado e na Amazônia. A chegada deste novo veículo é resultado de investimento do Governo do Estado para aparelhar as forças de segurança”, declarou o comandante-geral do CBMMT, Alessandro Borges.

O prédio da moderna Sala Descentralizada, possui 400m², com setores de comando e controle, além de cozinha, refeitório, sala de estudos e banheiros. Toda essa estrutura é resultado da parceria entre Estado e o Ministério Público do trabalho, que destinou R$958 mil, recurso oriundo de ação civil pública do Ministério Público do Trabalho.

Corpo de Bombeiros ativa sala de monitoramento via satélite em Alta Floresta Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Na prática, o conjunto de recursos tecnológicos vai permitir aos militares uma atuação mais abrangente no monitoramento do uso do fogo na zona rural, controle de queimadas, identificar queimadas ilegais, pontos mais críticos e o panorama da cobertura vegetal da floresta, além de outras demais ações e proteção o bioma Amazônia.

Outra importante ação será o Projeto Social Bombeiros do Futuro, que tem a proposta atender crianças de oito a 12 anos, com a finalidade de auxiliar na formação do cidadão.

O comandante do 7 ª CIBM, tenente coronel BM Ranie Sousa, destacou que a realização desse projeto resultará em uma melhor prestação de serviço à sociedade, principalmente no período mais intenso da estiagem em 2022, além disso, vai ampliar a capacidade de atendimento do projeto social bombeiros do futuro (PSBF) em toda a região de Alta Floresta.

A construção desta estrutura faz parte do projeto “Proteção da Amazônia” elaborado pelo CBMMT para política de prevenção, preparação, resposta e responsabilização dos incêndios florestais na Região alto do Tapajós, compostos pelos municípios: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta.

O 7 ª CIBM ainda recebeu um caminhão modelo auto tanque de combate a incêndio. O veículo zero quilômetro possui recurso tecnológico de combate aos incêndios; bomba que permite o rápido enchimento do tanque e com capacidade para armazenar e transportar 10 mil litros d’água em apenas 30 minutos; e tração 4×4 que garante força para que o veículo tenha excelente desempenho em solo irregular, podendo chegar a locais de difícil acesso. Outro importante recurso é o canhão para o lançamento d’água diretamente nas chamas mais distantes. 

Corpo de Bombeiros ativa sala de monitoramento via satélite em Alta Floresta Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Serviço

A 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar “7ª CIBM”, fica localizado na Av. Perimetral Rogério Silva, nº. 3251, Setor B, em Alta Floresta-MT.

Governo de MT prorroga Lei que reduz ICMS do setor de calçados e tecidos

0
A redução do ICMS é de 17% para 12%, nas operações internas com calçados, confecções e tecidos em Mato Grosso - Foto por: Reprodução

O Governo de Mato Grosso prorrogou até 2024 a Lei 11.443/2021 que reduz a base de cálculo do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 12% nas operações internas com calçados, confecções e tecidos em Mato Grosso.

A Lei entrou em vigor no segundo semestre de 2021, e foi um trabalho entre Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado (Sincalco-MT) e a Secretaria de Estado de Fazenda. Ela é inédita no país e foi aprovada unanimemente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Como funciona

De acordo o Decreto nº1.261, os contribuintes dos setores, principalmente aqueles que estão saindo do Simples Nacional – regime de recolhimento destinado a micro e pequenas empresas – continuarão com as seguintes reduções na base de cálculo do ICMS, no comércio varejista realizado dentro do território mato-grossense:

I – 70,59% para empresas cuja receita bruta acumulada nos 12 meses anteriores ao pedido de concessão do benefício seja de até R$ 8 milhões, de forma que a carga tributária seja equivalente a 12%;

II – 82,24% para empresas cuja receita bruta acumulada nos 12 meses anteriores ao pedido de concessão do benefício seja superior a R$ 8 milhões e até R$ 16 milhões, de forma que a carga tributária seja equivalente a 14%;

III – 88,24% para empresas cuja receita bruta acumulada nos 12 meses anteriores ao pedido de concessão do benefício seja superior a R$ 16 milhões e limitada a R$ 90 milhões, de forma que a carga tributária seja equivalente a 15%.

O benefício será concedido para contribuintes que não possuam irregularidade fiscal para com a Fazenda Pública Estadual de Mato Grosso e as novas alíquotas serão de acordo com a receita bruta acumulada nos últimos 12 meses.

Para empresas com receita bruta de até R$ 8 milhões, a carga do ICMS será de 12%; para as que tiveram receita bruta entre R$ 8 milhões e R$ 16 milhões, a alíquota será de 14%; e para empresas com receita bruta superior a R$ 16 milhões até R$ 90 milhões nos últimos 12 meses, o ICMS será de 15% nas operações realizadas dentro do Estado.

Assessoria | Sefaz-MT