Início Cidades Mato Grosso Corpo de Bombeiros ativa sala de monitoramento via satélite em Alta Floresta

Corpo de Bombeiros ativa sala de monitoramento via satélite em Alta Floresta

0

As ações estratégicas de proteção e combate aos incêndios dentro do bioma Amazônia foram reforçadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) a partir desta segunda-feira (07.02), com a ativação da Sala de Situação Descentralizada pelo 7º Comando Regional (CIBM), em Alta Floresta (a 803 km de Cuiabá).

Esse espaço está equipado com recursos tecnológicos para o monitoramento via satélite da floresta. Além disso, Governo de Mato Grosso entregou um caminhão auto tanque de combate aos incêndios, comprado com recursos próprios, totalizando R$10 milhões em investimentos a partir do Programa Mais MT.

“Estamos fortalecendo a nossa estrutura dos Comandos Regionais dos bombeiros no Estado para os trabalhos de combate aos incêndios florestais dentro do Pantanal, Cerrado e na Amazônia. A chegada deste novo veículo é resultado de investimento do Governo do Estado para aparelhar as forças de segurança”, declarou o comandante-geral do CBMMT, Alessandro Borges.

O prédio da moderna Sala Descentralizada, possui 400m², com setores de comando e controle, além de cozinha, refeitório, sala de estudos e banheiros. Toda essa estrutura é resultado da parceria entre Estado e o Ministério Público do trabalho, que destinou R$958 mil, recurso oriundo de ação civil pública do Ministério Público do Trabalho.

Na prática, o conjunto de recursos tecnológicos vai permitir aos militares uma atuação mais abrangente no monitoramento do uso do fogo na zona rural, controle de queimadas, identificar queimadas ilegais, pontos mais críticos e o panorama da cobertura vegetal da floresta, além de outras demais ações e proteção o bioma Amazônia.

Outra importante ação será o Projeto Social Bombeiros do Futuro, que tem a proposta atender crianças de oito a 12 anos, com a finalidade de auxiliar na formação do cidadão.

O comandante do 7 ª CIBM, tenente coronel BM Ranie Sousa, destacou que a realização desse projeto resultará em uma melhor prestação de serviço à sociedade, principalmente no período mais intenso da estiagem em 2022, além disso, vai ampliar a capacidade de atendimento do projeto social bombeiros do futuro (PSBF) em toda a região de Alta Floresta.

A construção desta estrutura faz parte do projeto “Proteção da Amazônia” elaborado pelo CBMMT para política de prevenção, preparação, resposta e responsabilização dos incêndios florestais na Região alto do Tapajós, compostos pelos municípios: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta.

O 7 ª CIBM ainda recebeu um caminhão modelo auto tanque de combate a incêndio. O veículo zero quilômetro possui recurso tecnológico de combate aos incêndios; bomba que permite o rápido enchimento do tanque e com capacidade para armazenar e transportar 10 mil litros d’água em apenas 30 minutos; e tração 4×4 que garante força para que o veículo tenha excelente desempenho em solo irregular, podendo chegar a locais de difícil acesso. Outro importante recurso é o canhão para o lançamento d’água diretamente nas chamas mais distantes. 

Serviço

A 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar “7ª CIBM”, fica localizado na Av. Perimetral Rogério Silva, nº. 3251, Setor B, em Alta Floresta-MT.