Início Cidades Sorriso Sorriso: Prefeitura lança canal de comunicação com o cidadão via whatsapp

Sorriso: Prefeitura lança canal de comunicação com o cidadão via whatsapp

0

A ferramenta possibilita acesso aos serviços da área fiscal e tributária

É fácil, rápido e está na sua mão. Para facilitar a vida do contribuinte, a Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), criou mais um canal exclusivo de comunicação com a população. A nova ferramenta tem o objetivo de facilitar o acesso a diversos serviços da área fiscal e tributária, por meio do Whatsapp.

Para acessar os serviços é simples, bastaadicionar o número (66) 3545-4707 e, em seguida, digitar o nome completo. Depois é só escolher o número correspondente ao serviço desejado. Por meio do canal, os contribuintes, pessoa física ou jurídica, poderão emitir guias de IPTU, ITBI, taxas, Alvará de Funcionamento, ISSQN, ITR, certidões, legislação e nota fiscal eletrônica; além de acessar informações sobre isenção e restituições.

Alguns dos serviços disponíveis no canal são direcionados para o Portal do Cidadão, ferramenta que possibilita que o contribuinte faça tudo pela internet. Para acessar o Portal, basta entrar no site da Prefeitura https://site.sorriso.mt.gov.br/ e clicar em Emissão de Certidão.

Conforme o secretário de Fazenda, Sérgio Kocová, esta é mais uma ação em busca de estratégias de inovação tecnológicas sustentáveis que vem sendo adotadas pela gestão. Atualmente, o Departamento de Tributação, que integra a Secretaria de Fazenda, funciona 100% digital, a exemplo da guia do IPTU que pode ser gerada on-line pelo site, sem que o munícipe precise se dirigir até a Prefeitura. “Estamos inovando por meio da tecnologia e dando mais um passo na busca de aproximar a gestão do cidadão. A iniciativa desburocratiza e confere agilidade ao processo”, diz Kocová, frisando que a ferramenta será útil também para os munícipes que residem nos distritos e, ainda, para pessoas de outros municípios que possuem imóveis em Sorriso.  

“O Departamento de Tributação vem procurando modernizar o atendimento através dos canais digitais disponíveis, facilitando assim o acesso dos contribuintes a serviços que são disponibilizados sem a necessidade de sair de casa”, complementa a diretora do Departamento de Tributação, Vanice Fronza.

Para o prefeito Ari Lafin, o canal acompanha a evolução tecnológica e está sendo colocado em funcionamento em momento ideal, considerando que ainda vivemos em meio à pandemia. “Temos buscado ferramentas, mecanismos, que modernizam a gestão e facilitam a vida do contribuinte. É uma forma de otimizar e aproveitar da melhor forma possível os recursos públicos”, destaca o prefeito.

DA ASSESSORIA