Sexta-feira,26 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 664

Profissionais de ensino se manifestam favoráveis a implantação do polo da Unemat em Sorriso

0

Profissionais de ensino e estudantes do nível médio se mostraram favoráveis a
implantação do polo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em
Sorriso.
 
O tema foi debatido nesta sexta-feira (10), na Escola Estadual Ignácio
Schevinski, durante audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa
de Mato Grosso (ALMT). A solenidade atendeu ao Requerimento de 680/2021
de autoria do deputado estadual Xuxu Dal Molin.
 
O encontro também discutiu a criação de novos cursos de nível técnico e
superior com base nas demandas da cadeia produtiva regional.
 
“A maioria dos nossos alunos não possuí condições financeiras para custear
uma faculdade particular. Saber que eles terão acesso a uma instituição
renomada como a Unemat, e isso aqui na ‘porta’ de casa, é muito prazeroso.
Como professores, nós queremos que eles deem continuidade ao processo de
aprendizagem e a graduação de nível superior é o caminho natural para isso”,
enfatiza a gestora escolar, Franciele Silveira de Aguiar.
 
Para o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato
Grosso (IFMT), campus Sorriso, Claudir Von Dentz, a expansão do número de
vagas em universidades públicas é imprescindível para o processo de
desenvolvimento regional de forma efetiva, sustentável e social.
 
Segundo ele, apenas 24% das vagas de graduação são ofertadas pela rede
pública de ensino. Desse total, somente 18% das vagas estão sendo ocupadas
por jovens com idades entre 18 e 24 anos.
 
“É preciso reverter esse cenário e isso só será possível com mais investimentos
em educação. Diante dessa premissa, manifesto todo apoio do corpo docente
do IFMT para contribuir em termos de pesquisa, trocas de informações e
parceiras com essas instituições que estão prestes a se instalarem no
município “, assegurou.
 
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton
Borgato, reforçou a necessidade da parceria com a instituição no sentido de
garantir a qualidade do ensino técnico e superior.
 
“Estamos muito gratos pela oportunidade de participar ativamente de
decisões importantes para o ensino de Mato Grosso, principalmente quanto à
qualificação profissional. Sabemos o quanto a Unemat é importante para o
Estado e queremos ser parceiros da instituição em Sorriso” frisou.
 

Profissionais de ensino se manifestam favoráveis a implantação do polo da Unemat em Sorriso Sorriso Sorriso Mato Grosso

O reitor da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, também demonstrou
otimismo em relação ao desafio trazer um polo da universidade no município
de Sorriso.
 
Na avaliação dele, o avanço no setor agroindustrial tem exigido um esforço
conjunto para a formação de mão de obra qualificada.
 
“O mundo hoje mostra que é preciso ‘pegar’ a universidade e levá-la para o
local em que a sociedade mais necessita.  Fazer a intervenção social, didática e
científica nesta região. É esse modelo de universidade que estamos propondo
para à Assembleia Legislativa, ao governo do estado e também às prefeituras
municipais que desejam de forma legítima a implantação da Unemat em seus
territórios”, afirma Zanin ao concluir que “a universidade possui a capacidade
necessária para melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense”.
 
“Sorriso e toda a região cresce a passos largos. Atualmente qualquer que seja
o setor, a gente percebe que a maior dificuldade é encontrar profissionais
graduados. A Unemat vem para suprir essa lacuna e é exatamente por esse
motivo que tem nosso apoio irrestrito”, discorreu o vice-prefeito de Sorriso,
Gerson Bicego (MDB) ao enaltecer a iniciativa do deputado estadual Xuxu Dal
Molin.
 
Por sua vez, Dal Molin reiterou a necessidade de que outros municípios
façam parte do debate. Desta forma, será possível criar uma proposta que
atenda não só Sorriso, mas também as demais cidades que compõem a
região.
 
“As tratativas para a vinda da Unemat tiveram início em 2019. Desde então,
estamos discutindo com o poder público e a iniciativa privada qual é a melhor
forma para efetivarmos esse processo”, afirma o parlamentar que se mostrou
confiante com a abertura de novos cursos a partir de 2022.
 
“Fizemos gestão para a retomada das obras da Escola Técnica de Sorriso por
entender que, àquela estrutura física comporta a Unemat. Ou seja, não será
necessário construir uma nova edificação. Tão logo seja concluída a obra,
podemos dar início aos cursos modulares”, conclui o parlamentar.
 
A retomada das obras da Escola Técnica de Sorriso foi licitada em outubro
deste ano. Conforme o projeto descritivo, a estrutura contará com 12 salas de
aula, seis laboratórios internos e dois externos, auditório, biblioteca, refeitório,
área de vivência e quadra esportiva coberta.
 
Unemat – Fundada em 15 de dezembro de 1993, por meio da Lei
Complementar nº 30, a Universidade do Estado de Mato Grosso é composta
por 13 campus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais, totalizando 22

Profissionais de ensino se manifestam favoráveis a implantação do polo da Unemat em Sorriso Sorriso Sorriso Mato Grosso

mil acadêmicos atendidos em 60 cursos presenciais e em outros 129 cursos
ofertados em modalidades diferenciadas.
 
Na área de pós-graduação, a Unemat mantém quatro cursos de doutorados
institucionais, quatro de doutorados interinstitucionais, três de doutorados em
rede, 17 mestrados nos mais variados modos, além de dezenas de cursos de
especialização.
 
Entre os cursos de graduação ofertados pela instituição estão: administração,
agronomia, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, ciências da
computação, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, educação física,
engenharia elétrica, engenharia florestal, geografia, história, jornalismo,
matemática, medicina, pedagogia, sistemas de informação, turismo e
zootecnia.

Assessoria

Por unanimidade, deputados aprovam projeto de lei que impede aumento do IPVA em Mato Grosso

0
FOTOS: Marcos Lopes

O governo de Mato Grosso deve abster-se de conceder reajuste ao Imposto sobre
Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), excepcionalmente em 2022, de
acordo com os valores fixados pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica
(Fipe), observados nos exercícios financeiros anteriores.
 
O impedimento consta no Projeto de Lei 1002/2021, aprovado nesta quarta-feira
(15) por unanimidade, em segunda votação, pelos deputados estaduais. O texto
aguarda sanção do governador Mauro Mendes (DEM).
 
Segundo o autor da proposta, deputado Xuxu Dal Molin (PSC), o objetivo é evitar
que o contribuinte seja surpreendido com a supervalorização de veículos usados.
Isso porque, a falta de componentes eletrônicos – equipamentos utilizados na linha
de produção de automóveis novos, aqueceu as vendas de veículos usados.
 
“Alguns modelos registraram um aumento superior a 30%. Como o IPVA é
calculado sobre o valor real do bem, isso reflete no aumento do referido imposto”,
explica Dal Molin.
 
O parlamentar também descartou qualquer inconstitucionalidade no projeto de lei,
haja vista que a proposta não incide na redução de previsão orçamentária para
2022.
 
“Essa mudança não prejudica em nada o governo. Por outro lado, fará uma grande
diferença na vida do contribuinte que não suporta mais a alta carga tributária
praticada no estado”, finaliza.

Assessoria

Mato Grosso reduz número de feminicídios, homicídios dolosos e roubos

0
- Foto por: Gabriel Aguiar

Mato Grosso apresentou redução nos principais índices de criminalidade de janeiro a novembro desde ano em comparação a 2020. Em ocorrências de feminicídio, a redução foi de 27%, de homicídios dolosos, 8% e no número de roubos, 17%. Os dados são da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

De janeiro a novembro deste ano, 47 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado, sendo que no mesmo período do ano passado, este número tinha chegado a 56 ocorrências. Já a redução de homicídios dolosos foi de 688 casos neste ano, contra 745 no mesmo período do ano passado.

Os crimes de roubo somaram 7.556 ocorrências até novembro deste ano. Já em 2020, este número era de 9.103 casos. O número de furtos teve leve aumento de 3%, com 30.770 registros neste ano, comparados a 29.976 no ano anterior.

Entre as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), o número de roubos também apresentou redução em 12 regionais. A maior redução no número de roubos ocorreu na Risp 10, com sede em Vila Rica, que conseguiu reduzir em 50% as ocorrências do crime.

A Risp 15, com sede em Guarantã do Norte, diminuiu 31% o número de roubos, seguida da Risp 1, de Cuiabá e da Risp 5, de Barra do Garças, ambas com redução de 26%.

Na avaliação do secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a redução dos principais índices criminais é consequência da reestruturação da Segurança Pública, por meio de investimentos do programa Mais MT. 

“Desde 2019, o governador Mauro Mendes nos deu a missão de reestruturarmos a segurança, com investimentos que vão desde a construção de novas unidades, novas viaturas, novas armas e investimentos em tecnologia, como a radiocomunicação digital e o monitoramento por câmeras OCR. Tudo isso auxilia o trabalho das forças de segurança e consequentemente vão auxiliar na melhoria destes índices”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, o Estado tem investido em iniciativas de atendimento às vítimas de violência doméstica, como é o caso da parceria entre Polícia Civil e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que criou o SOS Mulher (https://sosmulher.pjc.mt.gov.br/), que oferece botão do pânico e medidas protetivas online para essas mulheres.

Além disso, Bustamante também lembrou do trabalho realizado pela Polícia Militar de Mato Grosso, com a Patrulha Maria da Penha, que acompanha os casos de vítimas de violência, evitando muitas vezes que essas mulheres voltem a ser vítimas de agressão e principalmente de feminicídio.

Julia Oviedo | Sesp-MT

Polícia Militar lança Operação Fim de Ano nesta segunda-feira (20)

0
Foto ilustrativa - Foto por: PMMT

A “Operação Fim de Ano” da Polícia Militar terá início em todo Estado de Mato Grosso a partir desta segunda-feira (20). A solenidade de lançamento do reforço policial ocorrerá na Praça Alencastro, região central de Cuiabá, a partir das 9 h.  

Além do policiamento de rotina, a ação aumentará o número de viaturas e equipes atuando no policiamento ostensivo. O objetivo da PM é reduzir índices de criminalidade reforçando a segurança em áreas comerciais, shoppings, galerias, bairros e outros espaços com maior movimentação de pessoas em decorrência das festas de fim de ano.  

Com o apoio de mais de 400 policiais militares a mais, que deixarão as áreas administrativas da instituição para atuar no patrulhamento e abordagens, a primeira fase da Operação Fim de Ano será realizada na semana do Natal, entre os dias 20 e 28 de dezembro. Já a segunda fase no Réveillon, entre 29 de dezembro e 02 de janeiro de 2022.  

A operação será deflagada, simultaneamente, em todos os 15 Comando Regionais da PM presentes nos 141 municípios de Mato Grosso. De janeiro a novembro deste ano, a PMMT apreendeu mais de 11 quilos de entorpecentes, 12.535 pessoas foram presas em flagrante e cerca de 2 mil armas de fogo foram apreendidas.  

Greyce Lima | Secom-MT

Polícia Civil prende psicólogo por estupro de vulnerável de enteada em Lucas do Rio Verde

0

Assessoria/Polícia Civil-MT

Um psicólogo suspeito de abusar sexualmente da enteada há aproximadamente um ano teve o mandado de prisão preventiva cumprido, na manhã desta sexta-feira (17.12), em trabalho realizado pela equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá). Os abusos ocorriam dentro da casa da vítima, enquanto a mãe dormia.

Padrasto da vítima, o psicólogo abusava da menor desde que ela tinha 11 anos de idade. Os abusos aconteciam durante a madrugada, ocasião em que o suspeito aproveitava que a sua companheira estava dormindo para ir até o quarto da menina.

As investigações iniciaram há aproximadamente 15 dias, quando a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde recebeu denúncia sobre os fatos, devido à mudança no comportamento da menor. Durante a oitiva especial, a menina revelou com detalhes de como ocorriam os abusos e disse que era ameaçada pelo suspeito para que não contasse para ninguém.

Diante das evidências, o delegado Marcello Henrique Maidame representou pelo mandado de prisão do suspeito, que foi deferido pela Justiça e cumprido nesta sexta-feira (17), pela equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde.

O suspeito foi encaminhado para delegacia, onde foi interrogado e tomadas demais providências cabíveis e posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Nos EUA, mulheres poderão receber pílulas abortivas pelo correio

0
Sede da FDA em Maryland, nos Estados Unidos 29/08/2021 REUTERS/Andrew Kelly

Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira (16) que está retirando a exigência de que as pacientes que buscam o aborto medicamentoso tenham que pegar os comprimidos pessoalmente, permitindo que as drogas sejam enviadas pelo correio.

A ação ocorre em um momento em que a Suprema Corte está prestes a desfazer seu precedente sobre o direito à interrupção da gravidez.

Relaxar as restrições federais ao aborto medicamentoso é algo que o governo do presidente Joe Biden poderia fazer para mitigar as consequências de uma reversão da lei conhecida como “Roe vs. Wade”, que autoriza o aborto em todo o país, em âmbito federal. Entretanto, estados liderados pelo Partido Republicano já estão em marcha para neutralizar o que o governo federal optou por fazer.

O aborto medicamentoso consiste na interrupção da gravidez após a ingestão de duas pílulas. Ambos os lados da questão veem isso como a próxima fronteira na luta pelo acesso ao aborto, enquanto esperam para ver como a Suprema Corte decide um caso no Mississippi, no qual os juízes estão reexaminando o precedente estabelecido pela decisão “Roe vs. Wade”, de 1973.

“Essa questão sobre as drogas indutoras do aborto é realmente a próxima fase da luta contra a interrupção da gravidez”, disse John Seago, diretor legislativo do Texas Right to Life.

“Este ano foi absolutamente um prelúdio”, disse Elizabeth Nash, gerente sênior de questões estaduais do Instituto Guttmacher, que defende o direito ao aborto. “Nos últimos dois anos, quase não vimos nada se movendo em relação ao aborto medicamentoso”, disse. Mas pelas suas contas, projetos de lei para restringir o acesso ao método foram apresentados em 16 estados neste ano.

Linhas de batalha são traçadas em torno do aborto medicamentoso

A FDA aprovou pela primeira vez o medicamento mifepristone —quando associado ao misoprostol— para fins abortivos em 2000. A introdução do medicamento não revolucionou imediatamente o acesso à prática, como alguns defensores dos direitos reprodutivos esperavam. Mas o uso do método tem aumentado constantemente, e agora representa mais da metade dos abortos que ocorrem antes de nove semanas de gestação, de acordo com a Fundação Família Kaiser.

Com o tempo, o governo dos Estados Unidos alterou algumas das regras federais sobre o uso do aborto medicamentoso, mas os defensores do direito à prática afirmam que a FDA não estava acompanhando o que colocavam como o que “a ciência em evolução estava mostrando” sobre a segurança do método.

O surto de coronavírus e a maneira como a pandemia expandiu o uso da telessaúde apenas aumentou as preocupações entre os defensores do aborto, que obtiveram uma ordem judicial no ano passado exigindo que a FDA suspendesse temporariamente as restrições que proibiam as requerentes de obter as pílulas pelo correio. Em abril, o governo Biden levantou voluntariamente a proibição durante a pandemia, enquanto indicavam um caso diferente que estava conduzindo uma revisão completa dos regulamentos.

“A Covid acabou de nos dar esse tipo de experimento natural para demonstrar que, de fato, não há nenhuma razão clinicamente justificável para exigir que as pacientes venham a uma clínica e peguem uma pílula que vão tomar em casa”, disse Kristen Moore, diretora do Projeto de Expansão ao Acesso do Aborto Medicamentoso.

Além da exigência de coleta pessoalmente, a FDA está avaliando os regulamentos que obrigam os provedores a se registrar com fabricantes do medicamento e aos pacientes que realizam o aborto com medicamentos a assinarem um formulário de consentimento.

Grandes grupos médicos, como o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (CAOG), apoiaram a segurança do aborto medicamentoso e são a favor do relaxamento das regulamentações.

Entre os contrários ao aborto, o ímpeto para consolidar as restrições em nível estadual já vinha crescendo, de acordo com Sue Swayze Liebel, diretora de política estadual do grupo antiaborto Susan B. Anthony List. A medida de abril do governo Biden “realmente fez com que as pessoas prestassem atenção”, disse.

“Isso meio que caiu sobre os legisladores estaduais”, afirmou Liebel. “Eles são sábios em atualizar suas leis de maneira a incluir esta nova fronteira —digamos—, esta abordagem farmacêutica, em oposição à abordagem cirúrgica, que é a base da maioria das leis estaduais”, completou.

Um foco enquanto se espera por um caso na Suprema Corte

Os sinais recentes da Suprema Corte sobre o direito ao aborto apenas intensificaram o foco no aborto medicamentoso. O tribunal, no início de dezembro, ouviu uma contestação à proibição do aborto após 15 semanas no Mississippi, no qual a maioria dos juízes sugeriu que estavam dispostos a repensar —e talvez reverter totalmente— o precedente do tribunal sobre a lei Roe vs. Wade, que garante o direito ao aborto em todo o país.

A Suprema Corte também manteve uma lei do Texas em vigor na semana passada que proíbe a interrupção da gravidez por volta das seis semanas de gestação.

Os obstáculos enfrentados para ter acesso à prática dependem de onde se vive, e um afrouxamento das regulamentações da FDA terá mais impacto nos estados democratas que não buscam reprimir o aborto medicamentoso.

Dezenove estados já têm regras que efetivamente banem o uso da telemedicina para isso, minando tudo o que a FDA pretende fazer.

Ainda assim, relaxar as regulamentações federais poderia ter algum efeito na manutenção do acesso, em face a uma decisão da Suprema Corte que destitui o direito ao aborto. Se os estados liderados pelos conservadores tiverem permissão para proibir totalmente o aborto, é provável que quem busca a prática —principalmente no Sul e no Centro-Oeste— tenha que dirigir centenas de quilômetros para chegar às clínicas mais próximas. Prevê-se que isso, por sua vez, crie um surto de pacientes de fora do estado em partes do país que permanecem amigáveis ​​ao direito ao aborto, estendendo os tempos de espera para obter o procedimento cirúrgico por vários dias ou até semanas.

Tornar o aborto medicamentoso mais acessível cria mais “flexibilidade” para aqueles que buscam fazer isso em estados que mantêm o acesso ao procedimento, disse Moore. “Então, as pessoas que realmente precisam encontrar um especialista podem fazer isso”, disse.

As consequências da proibição de abortar após seis semanas no Texas são “ilustrativas”, de acordo com Julia Kaye, da American Civil Liberties Union (ACLU). A espera para consultas de aborto em estados vizinhos chegam a seis semanas, devido à enxurrada de pacientes no Texas, apontou Kaye, que liderou os processos da ACLU contra as regras da FDA.

“Eliminar as restrições aumentaria o número de provedores de aborto medicamentoso e as opções de atendimento em estados como Novo México e Colorado, o que poderia permitir que pacientes desses estados, bem como de estados vizinhos, recebessem atendimento mais cedo na gravidez”, disse ela.

Tierney Sneedda CNN

Sorriso: Prefeito sanciona hoje a lei que simplifica funcionamento do comércio

0

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, sanciona, às 16h desta sexta-feira (17), no Centro de Eventos Ari José Riedi, a Lei 3.199, que altera a Lei Municipal 2287/2013. Basicamente, o documento é a formalização da adequação de Sorriso à lei federal 13.874, promulgada em setembro de 2019, conhecida como a “Lei de Liberdade Econômica”.

A nova legislação municipal isenta os empresários de pagamento da taxa para funcionamento em horário especial, define em uma unidade de Valor de Referência Fiscal (VRF) a taxa de fiscalização para instalação e funcionamento de estabelecimentos comerciais, nos casos de alteração de endereço ou de atividade; e também elimina custos para abertura, inscrição, registro, funcionamento e baixa relativos aos microempreendedores individuais (MEIs).

Nesta semana, via assessoria de imprensa, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sorriso, celebrou a lei. “Medidas como esta favorecem a economia. Sorriso é uma cidade dinâmica, em constante movimento e o comércio precisa acompanhar o ritmo de crescimento da cidade. Um comércio livre, se expande e gera cada vez mais trabalho e renda para o seu povo, fazendo a economia gerar”, apontou Alcionir Paulo Silvestro.

O secretário de Fazenda, Sérgio Kocová comenta que a nova redação é fruto de um amplo debate com diversos setores do Município por meio de uma comissão de trabalho específica voltada à liberdade econômica. “Foi um debate maduro e, justamente  este trabalho conjunto com a sociedade organizada é que permite que nosso Município continue crescendo de maneira, organizada e equilibrada”.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, normatizar e formalizar estas mudanças é fundamental. “Mesmo sem uma lei municipal específica, estamos, desde 2019, já colocando em prática a Lei de Liberdade Econômica, sem, por exemplo, cobrar qualquer tipo de taxa de nossos comerciantes para o funcionamento em horários alternativos, e este trabalho conjunto entre Prefeitura, Câmara e empresários, vem para legitimar esta prática, além de estimular o empreendedorismo, que está no DNA de Sorriso ”, destaca o gestor.

Texto: Nádia Mastella

Sorriso: Dois homens são presos quando colocavam armas dentro de carro no Rota do Sol

0

Por volta das 22:20h desta quinta-feira (16/12) a PM foi acionada na rua Gramado, bairro Rota do Sol havia, onde haviam dois homens, de 24 e 51 anos, colocando armas de fogo dentro de um veículo camionete S10.

Diante da denuncie os policiais deslocaram até o local, realizaram a abordagem e em uma busca veicular foi localizado duas armas longa (espingarda calibre 36), um cinto cartucheira, três frascos de pólvora, quatro frascos de chumbo, um frasco com espoletas.

 Os suspeitos foram encaminhados a delegacia com as armas e materiais citados.

JK noticias

Sorriso: Homem, que tentou matar prefeito de Bom Lugar/MA, é preso durante Operação Lei Seca

0
INTERNET

Durante a Operação Lei Seca realizada na noite desta quinta-feira (16/12), policiais abordaram um homem e ao efetuarem o teste de do bafômetro foi constatado nível de 0.58 mg de álcool. Enquanto eram realizados procedimentos, o homem alegou que não portava nenhum documento de identificação, sendo que a todo momento se fazer de desentendido.

Quando perguntado sobre seus dados pessoais, o suspeito informava o seu nome incorretamente, tentando se passar por outra pessoa. Enquanto aguardava para ser conduzido para delegacia, o suspeito tentou fugir correndo pela via pública sendo capturado pela pelos policiais aproximadamente quatro quadras do local.

Após ser capturado da tentativa de fuga e quando os policiais checaram no sistema, foi constatado que o suspeito se trata de um homem que tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio expedido pela 2ª Vara do Tribunal do Juri de São Luís, Maranhão.

 O homem é acusado de participar da tentativa de homicídio contra o prefeito de Bom Lugar, Marcos Miranda, no dia 17 de maio 2004, quando o prefeito Marcos estava abastecendo o carro em um posto de gasolina e foi abordado por dois homens em uma moto. O prefeito foi baleado, mas conseguiu escapar.

Segundo informações, o home preso em Sorriso foi o autor do disparo contra o prefeito. O crime custaria R$14.000, onde R$ 3000 foram pagos como adiantamento para os dois que estavam na moto, em Santa Luzia do Tide.

Durante a investigação foi constatado que o objetivo era assassinar o atual prefeito para que eu visse assumisse o cargo.

Fonte: JKNOTICIAS

Sorriso: João Miguel e Maria Cecília são os nomes mais registrados em 2021

0
ILUSTRATIVA

Nomes bíblicos e simples começam a se mostrar tendência em período que teve João Miguelna liderança pelo segundo ano consecutivo no município

João Miguel, com 14 registros, e Maria Cecília,com 13, foram os nomes mais escolhidos pelos sorrisienses para o registro de nascimento de seus filhos em 2021. O ranking geral dos nomes mais escolhidos no ano mostra a preferência por nomes bíblicos e simples em uma tendência observada pelos 2 Cartórios de Registro Civil do município, responsáveis por registrar os nascimentos dos 2,1 mil de bebês neste ano.

A lista de nomes masculinos, liderada por João Miguel, tem na sequência Heitor (11), Gabriel (11) e João Pedro (10). Já na escolha dos nomes femininos, além de Maria Cecília em primeiro lugar (13), estão Maria Valentina (11), Maria Eduarda (11) e Laura (10). Nesta classificação, outras variações de Maria integram o top 10. Veja a lista completa no final do texto.

Os dados completoscatalogados pelos cartóriossinopenses integram o Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen- Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em Tangará da Serra. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.


“Muito interessante constataressas escolhas de nomes e como alguns são unanimidades. Há uma opção por nomes fortes e, este ano, por nomes menores”,avalia Velenice Dias, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG/MT).

Mudança de nome

Apesar do nome ser regido pela regra da imutabilidade, ou seja, deve se manter inalterado para segurança das relações jurídicas, existem exceções em lei onde a alteraçãoé possível. Ela pode ser feita em Cartório, até um ano após completar a maioridade – entre 18 e 19 anos – sem qualquer motivação -, desde que não prejudique os sobrenomes de família. Também é possívela correção de nome quando for comprovado erro evidente de grafiano registro.


No caso de pessoas transexuais, a mudança do nome pode ser feita em Cartório, sem a necessidade de prévia autorização judicial, apenas com a confirmação de vontade do indivíduo. As demais alterações, como exposição do nome ao ridículo ou proteção a testemunhas só podem ser feitas por meio de processo judicial.


Já a inclusão do sobrenome, pode ocorrer nos casamentos, nos atos de reconhecimento de paternidade e maternidade – biológica ou socioafetiva -, e nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. Já a retirada ou alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.

Fonte: Assessoria Anoreg-MT