Compareceu na Delegacia da Polícia uma mulher para narrar que está sendo ameaçada pela ex amante de seu esposo.
Conta a vítima que na último dia 08, enquanto estava em um bar na zona Leste, uma mulher chegou e lhe jogou um copo de caldo o que causou uma confusão.
Segundo a vítima, a suspeita já havia tido um caso com seu marido, período esse que houve sua separação, porém logo em seguida reataram.
Acrescenta a comunicante que a suspeito também lhe ameaçou dizendo que irá passar por cima de seus filhos caso encontre eles na rua.
A PM foi acionada apor volta das 07:00h deste domingo (09/01), no bairro Fraternidade, para atender uma ocorrência onde dois irmãos estavam brigando e um deles foi socorrido em estado grave após ser agredido com um pedaço de ripa.
Os policiais chegaram ao local e encontraram um dos irmãos (suspeito), de 39 anos, e a mãe dos envolvidos que disse aos policiais que seus começaram a brigar, mas ela não tinha testemunhado, sendo que o seu filho, de 33 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
Os policiais foram até a Upa, onde a vítima se encontrava, mas com a gravidade dos ferimentos, ele estava sendo transferido para Hospital Regional.Segunda a equipe dos bombeiros, a vítima sofreu um trauma na face e ferimentos pelo corpo causados pelas pauladas.
Os policiais encontraram também a esposa da vítima, onde relatou que seu cunhado, juntamente com seu esposo, estava ingerindo bebida alcoólica e começaram uma discussão, em seguida começaram a brigar. Foi então que o suspeito, que é seu cunhado teria pego uma ripa e deu uma paulada no rosto de seu esposo, foi quando a vítima caiu no chão, mas mesmo assim o suspeito continuou a espancá-lo com o pedaço de ripa.
A esposa da vítima quando viu as agressões, separou a briga.Segundo a suspeito, seu irmão tem costume de lhe bater e nesse domingo, ele teria reagido e batido no mesmo com pedaço de ripa para se defender.A vítima estava com ferimentos na face e pelo corpo.
o suspeito se encontrava com escoriações cotovelo proveniente da briga com a vítima, foi preso e encaminhado a delegacia.
Duas pessoas foram presas na Praça das Fontes, na noite deste domingo (09/01), após a PM receber denúncias que menores estavam ingerindo bebida alcoólica que estava sendo dada por adultos.
Quando os policiais chegara no local, realizaram a abordagem aos denunciados, e eles confessaram que compraram bebida alcoólica que estavam consumindo com energéticos juntos com os menores de idade.
Os policiais ofertaram o teste de etilômetro aos menores, onde foi comprovado que os mesmos estavam com álcool no sangue.
As conselheiras tutelares foram solicitadas para que tomasse as providencias cabíveis com os menores.
Já os maiores foram presos por fornecer álcool a menores de idade.
Policiais da Força Tática apreenderam aproximadamente 20 quilos de substância análoga à maconha e prenderam um homem, de 32 anos, por tráfico de drogas, na tarde deste sábado (08.01), no bairro CPA III, em Cuiabá.
Por volta de 17h30, em rondas pela região do bairro CPA III, os policiais avistaram o suspeito, que utiliza tornozeleira eletrônica, carregando uma sacola e que tentou adentrar uma residência ao ver a viatura da Força Tática. Procedimento de revista foi realizado e um tablete de substância análoga a maconha foi localizado dentro da sacola.
Questionado sobre a origem da droga e se havia mais entorpecentes guardados, o suspeito indicou o endereço de uma residência no bairro Novo Horizonte. No local, uma casa aparentemente abandonada, os policiais localizaram mais 17 tabletes de substância análoga a maconha e outras três porções da mesma droga, que somados ao primeiro tablete apreendido, registraram aproximadamente 20 quilos de entorpecentes.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para à Central de Flagrantes, onde as demais providências do caso foram tomadas.
Disque-Denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
No início deste mês, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que o processo para tirar uma habilitação de trânsito deve ser concluído em até 12 meses. Quem tinha processo ativo até 31 de dezembro de 2021 tem até a mesma data em 2022 para concluir o procedimento.
A decisão alterou a regra vigente. Os prazos foram suspensos em razão da pandemia do novo coronavírus.
As exigências para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permanecem as mesmas. O interessado deve procurar o Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado. O candidato deve realizar os testes de aptidão física e psicológica e aulas teóricas com duração de 45 horas/aula, seguidas de uma prova.
A autoridade de trânsito também exige que seja feito um curso prático de direção com, no mínimo, 20 horas/aula tanto para a categoria A (motocicleta) quanto para categoria B (automóvel). Após todas essas etapas, o candidato faz a prova prática.
É preciso ficar atento às regras de cada unidade da Federação. No Distrito Federal, por exemplo, uma resolução determinou que as pessoas com carteira vencida desde junho de 2020 concluam a renovação até o dia 31 deste mês.
Em São Paulo, foi estabelecido em novembro de 2021 um novo calendário para a renovação, após um período com prazos suspensos com forma de evitar aglomeração e diminuir impactos da covid-19.
A habilitação é obtida de acordo com cinco categorias, divididas a partir do perfil do veículo, da quantidade de rodas e da capacidade de transporte de cada automóvel, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei No 9.503, de 1997):
I – Categoria A – veículo motorizado de duas ou três rodas;
II – Categoria B -veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, com peso não excedendo 3,5 toneladas e com até oito lugares, fora o do motorista;
III – Categoria C – veículo usado em transporte de carga com peso maior do que 3,5 toneladas;
IV – Categoria D – veículo utilizado no transporte de passageiros com lotação maior do que oito lugares, excluído o do motorista;
V – Categoria E – combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e com outras unidades como reboque, semirreboque, trailer com pelo menos 6 toneladas e com lotação maior do que oito lugares.
Para obter CNH na categoria D, é obrigatório ter pelo menos 21 anos, menos dois anos na categoria B e um ano na categoria C. Para obter a autorização na categoria E, é exigido estar pelo menos há um ano na categoria C. Também é requisito a realização de curso de treinamento de direção em situação de risco.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com a carteira vencida há mais de 30 dias configura infração gravíssima e gera multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.
Renovação
A renovação deve ser realizada quando vencer a CNH. A validade da CNH para quem tira o documento é agora de dez anos para pessoas com até 50 anos, prazo alterado pela nova versão do Código Brasileiro de Trânsito que entrou em vigor em 2021.
Para motoristas com idades entre 50 e 70 anos, o prazo para renovação foi ampliado também para cinco anos. Para pessoas com mais de 70 anos, é preciso atualizar a habilitação a cada três anos.
Também pelo novo código, as autoridades estaduais de trânsito ficam obrigadas a comunicar por meio eletrônico o condutor 30 dias antes do vencimento de sua CNH. O interessado deve procurar o departamento estadual de trânsito e cumprir seus requisitos, que em geral envolvem taxas e atualização de dados.
Para efetivar o procedimento, é necessário quitar os débitos existentes em relação ao condutor ou ao seu veículo. A cada dez anos será preciso realizar novos exames de aptidão física e mental, em geral efetuados por clínicas conveniadas juntamente a cada Detran.
Para os motoristas das categorias C, D e E, que incluem veículos maiores, como caminhões e ônibus, também passou a ser obrigada a realização de um exame toxicológico. Segundo o Código de Trânsito, o objetivo do teste é identificar “o consumo de substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção e deverá ter detecção mínima de 90 (noventa) dias”.
O enfrentamento constante e diário ao tráfico de drogas na região metropolitana e no interior do Estado marcou o ano da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). As ações da Polícia Civil, por meio dos trabalhos investigativos e operacionais desenvolvidos pela unidade, resultaram em mais de 50 operações de combate ao tráfico de drogas com 139 pessoas presas por envolvimento na distribuição de grandes cargas ou no comércio varejista de entorpecentes, conhecido como tráfico doméstico.
Durante o ano passado, a especializada contabilizou 1.184 inquéritos policiais instaurados, 1.144 concluídos, 115 mandados cumpridos (98 de busca e apreensão e 17 de prisão), 203 representações por ordens judiciais, 562 intimações, 350 oitivas, 77 flagrantes, e 80 veículos apreendidos.
Nas operações exclusivas da DRE e nas realizadas em parceria com outras Forças de Segurança foram apreendidos 5.195 quilos de entorpecentes, entre maconha, cocaína, pasta base e drogas sintéticas. Além da grande quantidade de droga apreendida, a delegacia realizou a destruição dos entorpecentes, com mais de 10 toneladas incineradas em cinco etapas realizadas no ano.
Para a delegada titular da DRE, Juliana Chiquito Palhares, 2021 foi um ano desafiador, uma vez que ainda havia muitos reflexos da pandemia, tanto para os servidores, quanto para a sociedade em geral. Mesmo diante deste cenário, a produtividade da especializada atingiu números positivos na desarticulação do comércio de entorpecentes em todo estado.
“Foi um ano bastante produtivo para a DRE, já que mesmo diante das dificuldades todos estiveram imbuídos no espírito de servir a sociedade, passando pela fase de transição da melhor maneira possível, com cumprimento de metas, e dedicação e empenho em executar as atribuições no combate ao tráfico de drogas”, disse a delegada.
Operações
Ao longo do ano, a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes atuou em 50 operações, reunindo esforços no combate ao tráfico de drogas na região metropolitana e no interior do estado. As operações foram deflagradas com base em investigações desencadeadas em inquéritos policiais instaurados na DRE ou em outras unidades policiais e que contaram com o apoio da especializada, resultando em diversos mandados de prisão e busca e apreensão cumpridos, além da apreensão de drogas, armas e dinheiro.
Os trabalhos com demais forças de segurança tem como foco a desarticulação de grupos criminosos envolvidos na distribuição de entorpecentes em grandes quantidades, assim como a atuação em pequenos comércios de entorpecentes que funcionam dentro de bairros, incomodando a população da região onde estão instalados.
Entre os trabalhos de destaque, no mês de agosto, a DRE junto com a Polícia Militar deflagrou a operação Impetus Tijucal, que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pela 9º Vara Criminal de Cuiabá, em pontos de vendas de drogas identificados em investigações da especializada.
“A operação foi resultado do esforço integrado de policiais civis e militares que atuam na região do bairro Tijucal, em Cuiabá, no enfrentamento do tráfico de drogas, ressaltando a troca de informação entre as forças de segurança, além das diversas denúncias encaminhadas pela sociedade, através dos canais de comunicação com a Segurança Pública”, destacou Juliana.
Polícia Civil
Atuando também no interior do estado, em outubro a DRE e a Delegacia Especializada de São José dos Quatro Marcos deflagraram a Operação “Camarote”, em que também foi dado cumprimento 11 ordens judiciais contra membros de uma organização criminosa envolvida em diversos crimes, tendo como eixo principal, o tráfico de drogas.
Na operação “Calcanhar de Aquiles” deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, no mês de abril, a DRE cumpriu 11 ordens judiciais, entre prisão e busca e apreensão. A operação foi desencadeada depois da investigação iniciada em julho de 2020, para desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
A DRE também atuou no cumprimento de oito mandados judiciais em apoio à operação Déja Vu, da Polícia Civil de Goiás, para desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico interestadual. A investigação da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc) do estado vizinho iniciou em janeiro de 2020 e revelou um sofisticado esquema de transporte e distribuição de cocaína pura, pasta base de cocaína e skunk.
No combate à atuação de organizações criminosas, a especializada deu apoio à Operação G-CROSS deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que desarticulou um grupo criminoso suspeito de roubo a residências com restrição de liberdade das vítimas, sendo uma das vítimas do grupo, um delegado da Polícia Federal.
Juliana ressalta que para 2022, as metas são igualmente grandes, com foco em investigações, que devido a magnitude não foram deflagradas em 2021, mas que resultaram em operações neste ano.
“Temos bastante trabalho pela frente, continuamos nosso viés no enfrentamento do tráfico local e também do tráfico regional, estadual, onde tanto aquele traficante que incomoda a comunidade local com o tráfico doméstico, quanto o membro de organizações criminosas envolvido na distribuição de grandes cargas serão alcançados nas investigações da DRE”, destacou a delegada.
Drogas destruídas
As incinerações de drogas foram o destaque das ações da Delegacia de Entorpecentes no ano de 2021, com 10 toneladas destruídas em cinco incinerações realizadas ao longo do ano.
A primeira queima realizada pela DRE ocorreu em março de 2021, ocasião em que foram destruídas duas toneladas de drogas autorizadas pela 9º, 13º Varas de Cuiabá e 3ª Vara da Comarca de Várzea Grande. No mês de maio, foram mais três toneladas de drogas destruídas e no mês de junho, mais uma tonelada foi incinerada durante a operação nacional Narco Brasil.
A quarta incineração do ano realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes, ocorreu no mês de setembro, destruindo aproximadamente 1,4 toneladas de drogas na fornalha de uma empresa, localizada no Distrito Industrial em Cuiabá. A quinta e última incineração do ano foi realizada no mês de dezembro, destruindo aproximadamente 3,5 quilos de diferentes tipos de drogas que foram retiradas de circulação na região metropolitana.
A grande quantidade de substâncias ilícitas, contendo pasta base, cocaína e maconha é referente a ações deflagradas pelas forças de segurança pública, nos anos de 2020 e 2021, visando o combate ao tráfico de drogas, a desarticulação de associações criminosas e outros crimes.
Juliana frisou ainda a importância do trabalho em conjunto com a sociedade que através dos canais de comunicação, podem realizar denúncias e contribuir para o trabalho das forças de segurança.
“A queima do material ilícito apreendido é o ato final do trabalho de enfrentamento ao tráfico, destruindo tudo aquilo que movimenta o crime de tamanha gravidade que afeta pessoas, devasta famílias e causa tanta tristeza à sociedade”, finalizou a delegada.
O Governo de Mato Grosso inicia, em 2022, a construção de quatro novos Hospitais Regionais no interior do estado. As novas unidades regionais serão sediadas nos municípios de Juína, Confresa, Alta Floresta e Tangará da Serra. Dos quatros novos Hospitais Regionais, três já tiveram a licitação de construção lançada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
“Mato Grosso tem historicamente acumulado muitas regiões com vácuos na saúde, deixando milhares de pessoas com dificuldades para conseguir atendimento na alta e média complexidade. Esses quatro hospitais regionais vão resolver isso, levando saúde de qualidade para essas regiões, e com uma estrutura de ponta. Estamos fazendo a Saúde funcionar.”, disse o governador Mauro Mendes.
Nos dias 02 e 20 de dezembro de 2021, foram publicados os avisos de abertura dos editais de licitação para a construção dos Hospitais Regionais de Juína, estimada em R$ 119 milhões, e do Araguaia, estimada em R$ 116,7 milhões. Já no dia 29 de dezembro, foi publicado o edital de licitação do Hospital Regional de Alta Floresta, estimado em R$ 116,4 milhões.
A licitação do Hospital Regional de Juína já está em fase de habilitação técnica. Já as primeiras sessões das licitações de Confresa e Alta Floresta ocorrerão nos dias 20 de janeiro e 1° de fevereiro, respectivamente.
Na última semana, o Governo recebeu oficialmente a Escritura Pública de Doação da área onde será construído o Hospital Regional de Tangará da Serra. A licitação de construção desta unidade deve ser lançada em cerca de 10 dias.
“Esses quatro Hospitais Regionais já nascem maiores e mais modernos do que qualquer um que esteja em funcionamento pela Rede Estadual de Saúde. É importante destacar que praticamente todas as unidades de saúde do Estado passam por modernizações. Este é um Governo que colocou a saúde como prioridade e entende a necessidade de novas unidades para preencher vazios assistenciais”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
As novas estruturas contarão com 111 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI – entre adulto, pediátrico, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal – para atendimento na média e alta complexidade.
As unidades também vão ter 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento à gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.
De acordo com a área técnica, a previsão média de conclusão para cada obra é de aproximadamente dois anos após o início da construção.
Ana Lazarini | SES-MT / Foto por: Maquete Eletrônica SES
Vinte e sete motoristas foram presos por embriaguez ao volante na primeira edição da Operação Lei Seca de 2022, que aconteceu na madrugada deste sábado (08.01), nos municípios de Sorriso e Nova Mutum. As duas edições atendem a 1ª Mobilização Nacional das Operações Lei Seca deste ano.
Em Sorriso, ocorreram 18 prisões por embriaguez e 24 autuações por condução de veículo sob influência de álcool (quando o teor de álcool no sangue é menor do que o estado de embriaguez). Também houve uma prisão de um condutor em decorrência de um mandado de prisão expedido pela Justiça do Maranhão.
Ao todo, a edição abordou 134 veículos, removeu 20 veículos, sendo 11 automóveis e nove motocicletas e recolheu 12 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).
A edição da Lei Seca em Sorriso contou com a ação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, do 12ª Batalhão da Polícia Militar, da Polícia Judiciária Civil local, do Corpo de Bombeiros Militar local, da Guarda Municipal, do 37º Ciretran e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Nova Mutum
Já em Mutum, nove motoristas foram presos por embriaguez e 15 condutores foram autuados por conduzir veículo sob efeito de álcool. Houve ainda dois motoristas autuados por se recusarem a fazer o teste de alcoolemia.
Ao todo, 28 Autos de Infração de Trânsito foram lavrados e 18 veículos foram autuados. Destes, sete condutores foram flagrados dirigindo sem possuir habilitação para tal e outros três foram autuados por dirigir veículo sem registro ou não licenciado.
A edição removeu ainda 11 veículos, sendo nove carros e duas motocicletas e recolheu 13 documentos, sendo nove CNHs e quatro Comprovantes de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
A edição contou com a Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil local e o 44º Ciretran.
Na noite do último sábado (08) um motorista de aplicativo foi esfaqueado enquanto realizava uma corrida para dois suspeitos.
Segundo informações, os dois suspeito solicitaram uma corrida de Sorriso para Nova Ubiratã , porém durando o percurso, o motorista foi rendido pelos indivíduos com uma arma branca, onde assim foi esfaqueado no pescoço.
Após a situação ocorrer, a vítima foi deixada na rua e os bandidos continuaram seguindo sentido Nova Ubiratã com o veículo roubado.
A PM de Nova Ubiratã foi acionada, onde assim, antes que os suspeitos conseguisem fugir, realizaram diligências e prenderam os indivíduos, recuperando o carro.
Acrescenta os policiais que com os suspeitos, também se encontrava a filha de um dos mesmos, sendo a criança apenas 04 anos de idade.
Órgãos competentes foram acionados e realizaram devidas providências.
Ainda não foi divulgado o estado de saúde da vítima.
Uma carreta câmera fria tombou nesta tarde (08) na BR 163 em Sorriso, próximo a entrada da região do Barreiro.
De acordo com informações a carreta seguia Sinop/Sorriso, quando, durante uma ultrapassagem acabou colidindo com a lateral de uma outra carreta frigorífica, vindo a sair da pista e tombar.
Na carreta estava o condutor, uma mulher e uma menina de aproximadamente 10 anos.
A mulher e a criança sofreram ferimentos leves. A segunda carreta teve apenas danos materiais na lateral.