Segunda-feira,22 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 620

PM prende homem com drogas e resgata animais silvestres mantidos em cativeiro

0

A Polícia Militar prendeu um homem de 22 anos pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e por manter pássaros silvestres em cativeiro e sem documentação. A prisão do suspeito foi nesta terça-feira (22.02), em Campo Novo do Parecis. O homem foi flagrado com porções de cocaína que seriam comercializadas por ele.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 2h da madrugada, a PM recebeu denúncia sobre um ponto de venda de drogas, no bairro Jardim Primavera. No local, os policiais encontraram o suspeito e em busca pessoal foi localizado seis pinos de substância análoga a cocaína, que estaria em um veículo abandonado utilizado como esconderijo dos entorpecentes.

A equipe se deslocou para o apartamento do suspeito e durante as buscas, encontraram duas porções grandes de entorpecentes, sendo uma de cocaína e outra de maconha, dentro de um urso de pelúcia. Em cima da cama do homem, foi encontrada uma arma de fogo de calibre .22mm e outras embalagens para acondicionamento da droga.

Ainda na residência, os policiais identificaram quatro gaiolas com pássaros, entre eles, um canário, um canário belga e duas aves conhecidas como papa-capim. Perguntado sobre os pássaros, o suspeito afirmou não possuir documentos de órgãos competentes para possuir os animais de fauna silvestres. Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia da cidade, junto com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Hallef Oliveira | PMMT

Sorriso: Repartições públicas não terão expediente durante o Carnaval

0

Por conta do ponto facultativo de Carnaval, o Paço Municipal, assim como demais repartições ligadas à Prefeitura, como o Ganha Tempo, por exemplo, estarão fechadas de segunda à quarta-feira (28 de fevereiro a 2 de março).

Unidades escolares, Cras e PSFs também seguem a determinação, com retorno do expediente ao normal na quinta-feira (3 de março).

Serviços que serão mantidos

Os serviços considerados essenciais, como atendimento médico de urgência e emergência, seguem com expediente inalterado: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, Hospital Municipal de Campanha (HMC) e Farmácia Cidadã Central continuam atendendo nas 24 horas do dia. No PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, será disponibilizado atendimento noturno de sábado (26 de fevereiro) até quarta (2 de março), das 18h às 6h.

As coletas de lixo, de resíduos sólidos  e também de recicláveis continuarão sendo feitas normalmente neste período.

Funcionamento do comércio

O comércio está liberado para funcionar normalmente, seguindo o que rege a  Lei 3.199, que altera a Lei Municipal 2287/2013. Basicamente, o documento formaliza a adequação de Sorriso à lei federal 13.874, promulgada em setembro de 2019, conhecida como a “Lei de Liberdade Econômica”.

DA ASSESSORIA

Em Brasília, comitiva destaca avanços para a regularização fundiária dos assentamentos Jonas Pinheiro e Alto Celeste

0

Foi oficialmente montada uma comissão de servidores da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para atuar no processo de regularização fundiária, com estudo da área e delimitação de perímetro dos Assentamento Jonas Pinheiro (Sorriso) e Alto Celeste (Vera). A informação é do vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, que, acompanhado de uma comitiva dos dois municípios está em Brasília.

O avanço nas negociações com o Incra foi ontem (22), após um dia de trabalhos que iniciou com uma reunião com o senador Carlos Fávero para adiantar o processo; à tarde a comitiva esteve no Incra. Já hoje à tarde (23),  o debate será com o secretário de Assuntos Fundiários da Presidência, Luiz Antônio Nabhan Garcia, para determinar os integrantes de uma comissão que deverão acompanhar o trabalho que será realizado pelo Incra.

Gerson destaca que a busca da regularização da escritura, e a da autonomia econômica para as mais de 400 famílias que residem nos dois assentamentos, tem sido uma luta constante. “Essas famílias precisam da segurança para produzir e morar com dignidade”, frisa o gestor. 

O secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Márcio Kuhn, lembra que há mais de 24 anos essas famílias buscam pela segurança fundiária e jurídica.

Acompanham Gerson e Márcio nas reuniões em Brasília o assessor jurídico de Sorriso, Daniel Melo, representantes dos dois assentamentos, os vereadores sorrisenses Jane Dellalibera e Vanderley Paulo, além de lideranças do município vizinho, Vera.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Prefeitura promoverá audiência pública para analisar terceiro quadrimestre de 2021

0

Na quinta-feira (24), às 7h30, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Fazenda (Semfaz), promoverá audiência pública para demonstração e avaliação das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2021. O evento, que atende o artigo 9.º da Lei de Responsabilidade Fiscal, será realizado no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi.

A audiência será transmitida pelo canal da Prefeitura do YouTube e também veiculada pela página da instituição no Facebook, garantindo assim o acesso remoto à prestação de contas.

DA ASSESSORIA

Governo vai restaurar 106 km da MT-170 entre Juína e Castanheira

0
Obras de Restauração na MT-343 em Cáceres - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), abriu o procedimento licitatório para contratação de empresa para execução da restauração da MT-170, na região de Juína. Serão restaurados 106 km da estrada, no trecho localizado entre a ponte sobre o Rio Juruena e a cidade de Castanheira.

A obra está orçada em R$ 49.667.216,30 e será licitada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), do tipo menor preço, dividida em dois lotes. O primeiro, de 63,8 km entre o Rio Juruena e a cidade de Juína, e o segundo entre Juína e Castanheira, com 42,3 km.

A abertura das propostas será no dia 22 de março, às 14h, na Sala de Licitações da Sinfra-MT. A licitação foi dividida em dois lotes para ampliar a competitividade e dar celeridade aos trabalhos de recuperação.

A pavimentação do trecho irá garantir o fluxo de veículos da principal rodovia pavimentada da região, que dá acesso à cidade-polo de Juína. O investimento no noroeste mato-grossense é uma determinação do governador Mauro Mendes. “A região Noroeste é a que precisa de uma maior atenção do Estado para a questão de infraestrutura”.

MT-339

A Sinfra-MT também lançou licitação para restauração do pavimento da MT-339, entre Glória D’Oeste e São José dos Quatro Marcos. A obra compreende a implantação de uma rotatória no entroncamento com a MT-175 e adequações no sistema de drenagem.

Serão restaurados 25,37 km da rodovia, com um orçamento inicial de R$ 12.880.502,42. A licitação será realizada na modalidade de RDC, do tipo menor preço e em lote único. A abertura das propostas está marcada para o dia 24 de março, às 09h, na Sala de Licitações da Sinfra-MT.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, lembra que a atual gestão já recuperou mais de mil quilômetros de rodovia e que a expectativa é ter 28 rodovias em restauração até o fim de maio. 

“Além de fazer o asfalto novo, nós não podemos esquecer da malha rodoviária já existente, que talvez seja um dos maiores patrimônios do Estado. Mato Grosso aumenta sua produção agrícola a cada ano, o que aumenta também o tráfego nas rodovias e traz a necessidade de fazer sua conservação”, disse.

Ponte em Poxoréu

Também foi lançada a licitação para construção de uma ponte de concreto sobre o Córrego Lambari, na MT-458, em Poxoréu. Com custo estimado em R$ 2.063.958,05 e 34,75 metros de extensão, a ponte irá substituir uma de madeira na estrada que liga a sede do município até a comunidade de Lambari. A licitação será realizada no dia 22 de março, às 09h.

Guilherme Blatt | Sinfra-MT

Policiais militares aderem à campanha de doação de sangue e reforçam estoque do Hemocentro

0
Sargento Jesus, do 10º BPM é um dos doadores da campanha - Foto por: André Taques - CCSMI | PMMT

A campanha “Doe sangue, salve vidas; Guerreiro, você é a esperança de muitos”, realizada pelo 10º Batalhão da Polícia Militar, fez crescer consideravelmente a média de doações no MT-Hemocentro, em Cuiabá, e está ajudando a regularizar os níveis de estoque de bolsas de sangue do local, que se encontram baixos no momento.

Na última sexta-feira (18.02), a campanha ganhou reforço do comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, que lançou um desafio nas redes sociais destinado aos policiais militares e demais Forças de Segurança do Estado, e esteve no Hemocentro junto com os alunos do 7º Curso de Policiamento Montado para realizar tambem a sua doação.

Além da PM, a campanha também foi abraçada por pessoas da sociedade civil, que aproveitaram a oportunidade para conhecer o trabalho do Hemocentro e realizar suas primeiras doações, como é o caso do assessor parlamentar Lucas Mendonça Ramalho, de 23 anos. “Descobri a campanha pelas redes sociais do coronel Assis, me solidarizei com a causa e vim doar sangue pela primeira vez”, afirmou o jovem, que pretende se tornar um doador regular no Hemocentro.

O comandante do 10º Batalhão da PM, tenente-coronel Luis Fernando Oliveira Dias, aproveitou para fazer sua doação sanguínea na manhã desta terça-feira (22), e destacou o trabalho da PM no âmbito social. “A Polícia Militar está nas ruas, mas além disso, é um grupo de pessoas que estão aptas para sempre estarem ajudando o próximo, independente da motivação. A PM realiza campanhas de ações sociais, como é o caso desta campanha, que busca fortalecer o Hemocentro”, completou o comandante.

Segundo o tenente-coronel, 25 policiais militares já contribuíram com a campanha. “O número pode ser suficiente para salvar até 100 vidas, uma vez que cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas”, explica o tenente-coronel, que espera que até o fim da campanha, mais de 50 policiais possam ter passado pelo Hemocentro e contribuir com as doações.

Estímulo para novos doadores

De acordo com a diretora do Hemocentro, Gian Carla Zanela, a campanha realizada pelo 10º Batalhão da PM contribuiu para que o número da média de doações de sangue subisse de aproximadamente 40 doações por dia, para quase 60 doações diárias. Segundo a diretora, campanhas desse tipo são fundamentais para captar novos doadores regulares.

“Essas campanhas são importantes porque são muitas pessoas que vêm doar sangue e dentro desse grupo de pessoas, algumas delas sempre fidelizam e começam a doar sangue regularmente. Estamos precisando muito dessas doações porque os estoques de sangue estão baixos no país inteiro, e em Mato Grosso não é diferente”, completa a diretora fazendo apelo à população.

Critérios para doação de sangue

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam com boa saúde e que pesem mais de 50 quilos. Entre outros critérios estão: ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter consumido bebidas alcoólicas pelo período de 12 horas antes da doação. Pessoas diagnosticadas com covid-19 devem aguardar pelo menos 10 dias após o fim dos sintomas para agendar uma doação.

As doações podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Para ser um doador é necessário ser maior de idade e pesar 50 quilos ou mais. O Hemocentro está localizado na rua 13 de Junho, 1055, no Centro Sul, em Cuiabá.

Mais informações direto no Hemocentro – 3623-0044.

Hallef Oliveira | PMMT

Com leilões e reciclagem de veículos, Governo organiza 100% das unidades do Detran-MT

0

Nos últimos três anos, o Governo de Mato Grosso realizou o leilão de 4.694 veículos, entre automóveis e motocicletas, o que resultou em uma arrecadação aos cofres públicos de R$ 8,6 milhões. A Operação Limpa Pátio também reciclou 23.268 veículos, promovendo a organização de 100% das unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).

As ações foram realizadas com automóveis que não estavam aptos a voltar a trafegar e que permaneceram por mais de um ano nos pátios sem a solicitação de retirada pelos proprietários. Os donos foram notificados com antecedência pelo Detran-MT, mas, não providenciam a regularização e retirada do veículo antes do prazo de 12 meses. 

Conforme o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a meta desde o início da atual gestão era buscar uma solução eficiente para promover a limpeza desses pátios e que o serviço acontecesse de forma continuada. “Nosso próximo passo é a viabilidade da parceria público-privada com a finalidade de garantir a gestão dos veículos removidos aos pátios do Detran”.

A reciclagem dos veículos inservíveis também é uma forma de promover a destinação correta dos materiais poluentes, preservando a saúde pública e o meio ambiente. Neste ano, o serviço foi iniciado em fevereiro, percorrendo pátios de 12 municípios da região Oeste. A expectativa é realizar em pátios de 62 municípios até dezembro.

O diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro, explica que um dos principais motivos para a não retirada dos veículos pelos proprietários costuma ser o número alto de infrações cometidas, pendências com financiamento ou alguma pendência judicial bloqueando o cadastro do veículo.

Toda ação de reciclagem é respaldada pelo artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a destinação dos veículos que estão nos depósitos há mais de um ano para empresas especializadas em reciclagem, independentemente da existência de restrições sobre o veículo.

Já o processo de descontaminação se inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando a empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos subsequentes.

Leilão

O leilão é a regra para a venda de automóveis, com direito a documentação, referente aos veículos retidos em ações de fiscalização e abandonados pelos proprietários nos pátios da autarquia no Estado por mais de 60 dias, conforme previsto na Resolução nº 623/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na Lei nº 13.160 de 25 de agosto de 2015.

Governo de MT finaliza licitação e 380 mil estudantes da rede estadual receberão kits uniformes

0
O kit é individual e contém duas camisetas, duas bermudas, uma calça e um casaco, além de mochila e tênis - Foto por: Assessoria Seduc M

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) concluiu o pregão eletrônico para aquisição do kit uniforme para os 380 mil estudantes de 700 escolas regulares da Rede Pública de Ensino. O resultado do certame foi divulgado no Diário Oficial do Estado que circula nesta terça-feira (22.02) e a previsão é de que os alunos comecem a receber os uniformes ainda em março.

O kit é individual e contém duas camisetas, duas bermudas, uma calça e um casaco, além de mochila e tênis. Também vão receber uniformes os alunos de salas anexas do Sistema Penitenciário. O investimento total foi de R$ 101,6 milhões.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a aquisição dos kits de uniformes contribuem ainda mais para a melhoria do ensino em Mato Grosso. Ele lembrou de outros investimentos feitos pelo Estado, como a distribuição de materiais didáticos, construção e reforma de escolas, além dos recursos disponilizados para que os professores adquirissem computadores e custeassem internet.

“Nossa meta é oferecer aos estudantes de Mato Grosso um ensino de qualidade, dispondo de todas as condições necessárias para que a participação seja frequente nas aulas. O físico está alinhado ao pedagógico. O kit uniforme, somado ao kit de material escolar, fará com que nossos estudantes sejam reconhecidos, valorizados e motivados a estudar. Temos mais de R$ 600 milhões investidos em infraestrutura escolar e R$ 110 milhões disponibilizados aos professores. A meta do Governo, estabelecida pelo governador Mauro Mendes, é de que a Educação de Mato Grosso esteja entre as 10 melhores do país, nos próximos cinco anos”, destacou Alan Porto.

A secretária-adjunta de Gestão Educacional, Valdelice Oliveira Holanda, reforçou que o kit uniforme completa um ciclo de entregas que incluem também a merenda de qualidade, acompanhamento em saúde bucal, entre outras iniciativas. “Uniforme escolar proporciona equidade a todos, além de ser um equipamento de segurança à comunidade escolar. Resgatamos a autoestima dos nossos estudantes e isso vai refletir nos resultados do ensino aprendizagem”, finalizou.

Seduc-MT

O “congelamento” do IPVA em 2022 e os benefícios para os contribuintes mato-grossenses

0

A Lei nº 11.669, de 12 de janeiro de 2022, ‘congelou’, excepcionalmente neste ano, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com objetivo de minimizar os impactos causados pela pandemia do COVID-19.

Os efeitos da pandemia sobre as cadeias de produção, especialmente em países asiáticos – leia-se China – geraram uma maciça falta de componentes eletrônicos o que afetou diretamente a indústria automobilística. Este fator, somado a desvalorização cambial resultou na supervalorização de veículos novos, seminovos e usados.

Com efeito, a base de cálculo do IPVA, por estar condicionado à tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a qual sofre reajustes anuais, implicaria, para alguns veículos, obrigações tributárias 50% (cinquenta por cento) superiores ao ano anterior. É intuitivo e evidente que isso impactaria diretamente na vida de milhares de contribuintes.

Bem por isso, o tema dominou as redes sociais entre dezembro e janeiro, até que proposta de autoria do deputado Xuxu Dal Molin (PSC), fosse finalmente publicada.  Para que esta medida de salvaguarda econômica e socorro aos contribuintes fosse possível, o governo publicou o decreto nº1249/2022, que reconhece o estado de calamidade pública, especificamente quanto ao impacto da pandemia sobre o valor dos veículos usados e seminovos.

Esta medida – de juridicidade polêmica – foi necessária para que houvesse a flexibilização das regras orçamentárias, estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).  O ‘congelamento’ não é uma novidade legislativa, outros estados também estabeleceram esta medida – a exemplo de Minas Gerais. Outros, porém, determinaram maiores descontos no pagamento à vista ou facilitaram o parcelamento, elevando número de parcelas possíveis para o pagamento fracionado.

O Mato Grosso optou pelo “congelamento”, que nada mais é que a estabilização dos preços de referência que compõe a base de cálculo do imposto ao período vigente à época. Isto é, mantiveram-se os preços indicativos da tabela FIPE de 2021.

E porque não reduzir ou se adotar os preços que indicavam a tabela no período pré-pandêmico? (Como seria o ideal, diga-se). A razão é simples: o Projeto foi pensado para que não houvesse renúncia de receita. Se utilizou a tabela do ano vigente para que não houvesse redução dos valores que já ingressam aos cofres públicos espontaneamente e, assim, evitasse-se a inconstitucionalidade.

A inconstitucionalidade colocaria a perder todo esforço político que se dispensou para o socorro dos contribuintes.

Vale ressaltar que a lei veda o aumento referente ao exercício financeiro de 2022, nos restando aguardar a reedição da norma para o próximo ano ou outra medida mitigadora.

Camila Rezende Yabusame Maja

OAB/MT 19.546

Advogada especialista em gestão pública e direito tributário.

Assessora Parlamentar com experiência legislativa  

Membro da Câmara Setorial Temática de Arbitragem Tributária em Mato GrossoFonte:Redação
Autor:Camila Rezende Yabusame Maja

Sorriso: Legislativo e Executivo buscam soluções para ajudar as famílias que tiveram suas casas alagadas no Vila Bela

0

Amanhã (22), ás 10 horas o Legislativo e o Executivo, devem realizar uma reunião também com a Defesa Civil e os próprios moradores que tiveram suas residências alagadas

Em reunião nesta manhã (21), o presidente do Legislativo de Sorriso, Leandro Damiani e os vereadores Celso Kozak, Iago Mella, Zé da Pantanal e Marlon Zanella, estiveram com o secretário municipal de Administração, Estevam Calvo, para discutirem soluções que possam ajudar as famílias que tiveram suas casas alagadas pelas fortes chuvas no Bairro Vila Bela.

O secretário afirmou que deve buscar legalidade dentro das leis para que possa repassar ajuda a estas famílias que querem ser indenizadas.

“Estas famílias nos procuraram desesperadas, porque perderam quase todos os móveis com as fortes chuvas que alagaram suas casas. Eles querem ajuda do Poder Executivo para conseguirem reestruturar suas residências”, explicou Damiani.

Amanhã (22), ás 10 horas o Legislativo e o Executivo, devem realizar uma reunião, também com a Defesa Civil e os próprios moradores que tiveram suas residências alagadas.

DA ASSESSORIA