Foi oficialmente montada uma comissão de servidores da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para atuar no processo de regularização fundiária, com estudo da área e delimitação de perímetro dos Assentamento Jonas Pinheiro (Sorriso) e Alto Celeste (Vera). A informação é do vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, que, acompanhado de uma comitiva dos dois municípios está em Brasília.
O avanço nas negociações com o Incra foi ontem (22), após um dia de trabalhos que iniciou com uma reunião com o senador Carlos Fávero para adiantar o processo; à tarde a comitiva esteve no Incra. Já hoje à tarde (23), o debate será com o secretário de Assuntos Fundiários da Presidência, Luiz Antônio Nabhan Garcia, para determinar os integrantes de uma comissão que deverão acompanhar o trabalho que será realizado pelo Incra.
Gerson destaca que a busca da regularização da escritura, e a da autonomia econômica para as mais de 400 famílias que residem nos dois assentamentos, tem sido uma luta constante. “Essas famílias precisam da segurança para produzir e morar com dignidade”, frisa o gestor.
O secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Márcio Kuhn, lembra que há mais de 24 anos essas famílias buscam pela segurança fundiária e jurídica.
Acompanham Gerson e Márcio nas reuniões em Brasília o assessor jurídico de Sorriso, Daniel Melo, representantes dos dois assentamentos, os vereadores sorrisenses Jane Dellalibera e Vanderley Paulo, além de lideranças do município vizinho, Vera.
DA ASSESSORIA