Segunda-feira,22 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 615

Trabalho e qualificação mudam perspectiva de vida dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado

0

Willian Silva | Sesp-MT

Torneiro, padeiro, eletricista, azulejista, confeiteiro, marceneiro. Essas são algumas das profissões que os reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) têm a oportunidade de aprender e construir experiência para posterior ingresso no mercado de trabalho e de reintegrar à sociedade. 

A penitenciária tem 540 recuperandos trabalhando em diferentes áreas. A que ocupa a maior parte da mão de obra dos recuperandos é a construção dos novos raios da unidade, o que representa 98% dos trabalhadores, com exceção dos engenheiros responsáveis pelo projeto técnico da obra. Eles trabalham em todas as etapas de construção dos novos raios. Ao todo, estão sendo empregados 122 reeducandos, dentre algumas funções estão, serralheiro, soldador, armador, pedreiro, operador de munck, entre outras.

A oportunidade de trabalho a esses reeducandos foi possível a partir de uma parceria entre a Built Up Engenharia e Soluções e a Fundação Nova Chance (Funac), que intermedia as parcerias para contratação de pessoas privadas de liberdade.

Conforme o contrato, serão erguidos oito raios, cada um com 36 celas, com a capacidade de abrigar até 12 presos em cada uma delas. Desde o início da obra, em fevereiro de 2021, já foram montados três raios com capacidade de acomodar até 432 pessoas cada. Agora, eles estão trabalhando para a construção do quarto raio da unidade.

Trabalho e qualificação mudam perspectiva de vida dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

A cada três dias trabalhados, significa que o reeducando tem um dia a menos em sua pena, mas a oportunidade de construir uma profissão e um futuro como cidadão de bem com a sociedade. Eles são remunerados com um salário e trabalham 44 horas por semana, o que passa disso, gera hora extra.

Dentre os trabalhadores está Jonas Borges, que está na unidade há oito anos e conta que trabalhando fica mais fácil cumprir sua pena. “Aqui na fábrica a gente tem mil e uma utilidades para poder aprender, sair daqui e poder entrar no mercado de trabalho. Eu comecei como ajudante de serviços gerais e agora consegui essa vaga de torneiro na fábrica”, disse.

Ele acredita que a oportunidade de trabalho e qualificação pode mudar o futuro de quem passa pela penitenciária. “Eu tenho certeza que este é o primeiro passo para sair daqui e mostrar para a sociedade que aqui ainda tem pessoas boas e pode se reintegrar à sociedade e somar com a família. Aqui dentro pode mudar sim, aquele que quer, consegue”, disse.

Trabalho e qualificação mudam perspectiva de vida dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Para o reeducando Mauricio Lemes, que também trabalha na construção, a oportunidade de trabalhar e conquistar uma profissão significa uma renovação. “Esta empresa está ajudando muitas pessoas, que às vezes ficaram até 20 anos dentro da penitenciária, trancado, mas que querem uma nova oportunidade, de um recomeço. Mesmo não tendo profissão aqui a gente aprende”, disse.

Alguns deles já tinham experiência, no entanto, a maior parte foi capacitada pela própria empresa, uma oportunidade que os internos têm dificuldades de encontrar fora da unidade. “A mão de obra é dedicada. Eles têm uma produtividade muito alta, percebemos que eles querem trabalhar e é algo que faz a diferença na vida deles porque pode ajudar a família”, pontuou Luiz Fabrício Vieira, sócio da Built Up Engenharia e Soluções.

Luiz Fabrício explica que os reeducandos são acompanhados por três funcionários que não são do Sistema Penitenciário, porém, dois destes recuperandos progrediram de regime de pena, mas preferiram continuar trabalhando na fábrica. Um desses profissionais era reeducando, saiu e foi contratado para voltar a trabalhar por interesse dele mesmo. Esse foi o segundo caso de reeducando que progrediu de pena, mas voltou a trabalhar para a empresa”, lembrou.

Os reeducandos da penitenciária também têm a oportunidade de construir experiência como padeiro, confeiteiro e até salgadeiro em uma padaria construída na própria unidade. São 12 internos que produzem de segunda a sexta-feira itens de café da manhã, pão caseiro, bolo, cuca, salgado e pão de queijo para consumo próprio dos servidores e encomenda dos reeducandos da própria unidade.

Trabalho e qualificação mudam perspectiva de vida dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Para exercer a função de padeiro, eles ganharam um curso do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), totalmente sem custo e arcado com o orçamento da Penitenciária Central, que à época qualificou 24 internos. Os reeducandos estão trabalhando há sete meses. Durante a semana, eles produzem uma média de 800 pães caseiros, para comércio.

Um dos padeiros, Jeferson Fátimo da Silva diz que é muito importante oferecer aos recuperandos a oportunidade de profissionalização. “É muito gratificante para nós como reeducandos poder aprender e sair daqui com uma profissão para não fazer o que cometia antes”, disse.

O diretor da unidade, Lindomar Henrique da Silva Rocha, destaca que é necessário quebrar o estigma que a sociedade tem sobre o Sistema Penitenciário, de que a PCE tem apenas pessoas presas e sem perspectivas de uma vida de bem e ainda cita diversas profissões que são ofertadas aos reeducandos.

“Aqui, ensinamos uma profissão e quem quiser sai daqui profissionalizado. Aqui na fábrica tem pintor, funileiro, eletricista, operador de máquinas pesadas, damos muitas oportunidades para eles saírem daqui com uma profissão e poder conquistar um emprego lá fora”, destacou.

Os cursos e qualificações são oferecidos sem custos aos reeducandos para a ressocialização, após progressão de pena e com objetivo final de evitar que eles voltem a praticar crimes e a serem presos novamente. Outras funções que os internos da unidade levam como experiência são, técnico em manutenção de ar condicionado, funileiro, mecânico e operador de máquinas pesadas.

Para o diretor da unidade, é preciso oferecer aos internos mais do que um trabalho e sim uma profissão para garantir sua recondução à sociedade. “Esta é a nova meta da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, queremos que a PCE seja um modelo, tanto em questões de trabalho quanto de inserção social. Então, a gente mudou a forma de tratamento e agora trabalhamos conforme a lei”, finalizou.

Detran orienta motoristas sobre cuidados ao dirigir no período de chuvas

0

Vitória Tumelero | Detran-MT

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) orienta motoristas para que redobrem a atenção na direção do veículo durante o período de chuvas constantes. A pista molhada e a baixa visibilidade comprometem a segurança das vias e aumentam os riscos de acidentes. 

A gerente de Ações Educativas do Detran, Gresiella Almeida, destaca que ao conduzir o veículo na chuva é importante que o motorista reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente, para casos de frenagem mais bruscas. Além das vias ficarem alagadas, as poças d’águas escondem buracos, que podem ocasionar acidentes. 

Na pista molhada também pode ocorrer aquaplanagem – quando o pneu do veículo sai do contato com a pista, o carro flutua e o motorista perde o controle do automóvel. “Nesse caso de aquaplanagem, o condutor não deve acelerar o veículo, deve manter a direção reta e não pisar no freio, já que a tração é reduzida significativamente”, orienta Gresiella Almeida. 

A pedagoga Rosane Gerda passou pela situação recentemente e relatou o susto. “Estava chovendo e eu estava em uma curva, início da noite. Passei em um bolsão de água e aquaplanei. Foi um susto, mas como duas rodas do carro estavam no seco, era pista dupla e não tinha ninguém próximo, então deu para evitar um acidente”, contou.

Manter os freios e limpadores de para-brisas em perfeito funcionamento é essencial para enfrentar situações adversas de clima, principalmente à noite. Enquanto estiver chovendo, os faróis do veículo devem permanecer acesos, mesmo durante o dia, para que o carro fique mais visível.

Gresiella Almeida destaca ainda que o estado dos pneus também é importante. Eles devem estar calibrados e em boas condições de circulação para garantir maior estabilidade do veículo.  

“Por fim, se a chuva estiver muito forte, o ideal é que o condutor espere a tempestade passar para só então conduzir o veículo. Caso já esteja na rua no momento da chuva e precise parar em um acostamento, o pisca-alerta deve estar ligado para que os demais veículos visualizem o automóvel, evitando possíveis acidentes”, explica.

(Com supervisão de Lidiana Cuiabano)

Sorriso: Vereador volta a defender estadualização de estrada vicinal

0

A Estrada Fazenda Celeste liga Sorriso até a MT-140, no município de Vera

O vereador Mauricio Gomes (PSB) voltou a cobrar do governo do Estado a estadualização da Estrada Fazenda Celeste, que liga Sorriso até a MT-140, no município de Vera, por meio do Requerimento 37/2022.

O parlamentar argumenta que a estrada, de responsabilidade municipal, é uma via importante para o escoamento da produção agrícola e que por isso precisa ser estadualizada para oferecer uma melhor trafegabilidade. “Essa estrada, que tem cerca de 45 km de extensão, corta dezenas de propriedades rurais e é bastante usada pelos moradores”, acrescentou.

Segundo o vereador, um abaixo-assinado com 51 assinaturas pedindo a transferência da jurisdição municipal para estadual também foi anexado à propositura que será encaminhada ainda à Assembleia Legislativa. “Esperamos que esse pedido será acatado pelas autoridades estaduais competentes”, finalizou Mauricio.

DA ASSESSORIA

Sorriso é selecionado para participar de reality show da alimentação escolar

0

O município de Sorriso foi selecionado para participar do ‘Merendeiras do Brasil’, um reality show em que merendeiras de escolas municipais e estaduais de várias regiões do Brasil participarão de uma competição, produzindo receitas criativas, saborosas e saudáveis com ingredientes utilizados na alimentação escolar. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, o município foi reconhecido pelo trabalho da equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e pela participação, acima da média, da agricultura familiar na alimentação escolar. 

Serão 15 municípios participando da competição com merendeira e cinco nutricionistas representando as regiões do País. O programa conta com um júri formado por quem conhece a alimentação escolar para analisar os pratos. 

A nutricionista do Departamento de Nutrição da Semec, Danúbia Coradini, e a merendeira do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Professora Loide Rosa Soares, Neusa Pazinato do Nascimento Dapont representarão o município no reality. “Danúbia representará Sorriso e a região centro-oeste e a Neusa atua há mais de 18 anos com alimentação e está muito preparada para esta competição. Certamente estaremos muito bem representados”, diz a gestora.  

“Precisávamos elaborar uma receita que represente o município e a região e que fosse confeccionada com produtos da agricultura familiar. Então, pensamos num feijão tropeiro nutritivo, que conta com a carne suína que já é utilizada na alimentação escolar, com o feijão-caupi que é produzido aqui, abóbora cabotiã, banana da terra, couve e pimenta de cheiro. O prato deu tão certo que já estamos pensando em incluí-lo na merenda escolar”, disse a nutricionista.

Hoje pela manhã (04), a secretária Lúcia apresentou a nutricionista e a merendeira ao prefeito Ari Lafin e a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, que puderam, inclusive, provar a receita. “Que notícia maravilhosa, saber que estamos sendo reconhecidos pela qualidade da alimentação escolar e pela compra dos produtos da agricultura familiar em plena pandemia. Vocês pais que tem seus filhos na rede municipal de ensino, saibam que toda a merenda escolar é muito bem preparada por nossas merendeiras, sob o acompanhamento de nossas nutricionistas. Parabéns pela receita e pelo trabalho realizado em nosso município. Estaremos torcendo por vocês”, disse o prefeito.

As participantes viajam no domingo (06), para Brasília, onde participam de uma etapa do reality que inicia na segunda-feira (07). O programa terá etapa também em São Paulo. O ‘Merendeiras do Brasil’ será exibido pela Rede TV.  

Como o programa começou

Para valorizar o papel das merendeiras e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento criaram o Concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. As cinco merendeiras mais bem colocadas dos concursos realizados nos anos de 2016 e 2017 formaram o grupo das 10 concorrentes ao título de Super Merendeiras. Durante a pandemia, o programa não foi realizado. Neste ano, o reality show está de volta com novo nome, ‘Merendeiras do Brasil’.

Para você que ficou com água na boca e deseja provar o prato típico que nossa merendeira fará no reality show, segue a receita:

FEIJÃO TROPEIRO NUTRITIVO

Ingredientes

125 gramas de feijão caupi verde (feijão de corda)

125 gramas de carne suína em iscas

75 gramas de abóbora cabotiã cortada em cubos

125 gramas de banana da terra descascada e fatiada em rodelas finas

¼ maço ou 75 gramas de couve picada fina

50 gramas de farinha de mandioca

50 gramas de cebola picada

1 dente de alho amassado

Sal a gosto

Pimenta de cheiro a gosto

25 gramas de limão taiti

Óleo ou manteiga apenas para untar a frigideira

Modo de Preparo:

– Temperar a carne com sal, alho, pimenta de cheiro e limão;

– Lavar e cozinhar o feijão em grãos firmes e escorrer a água;

– Enquanto cozinha o feijão, fritar a carne com o próprio caldo que soltar do tempero, colocando água aos poucos até que fique macia. Se necessário, utilizar um fio de óleo;

– Ao mesmo tempo que prepara a carne e cozinha o feijão, cortar a cabotiã, a couve e a banana-da-terra;

– No decorrer do processo, ir grelhando a banana-da-terra em uma frigideira grande untada com um fio de óleo ou manteiga;

– Ao retirar a carne da panela, utilizar a mesma panela para dourar a cebola;

– Acrescentar o feijão cozido, a cabotiã e a carne já preparada e mexer vez em quando, pingando água aos poucos, se necessário;

– Quando a cabotiã estiver ao dente, misturar a couve e em seguida a farinha de mandioca;

– Corrigir o sal, retirar a panela do fogo e finalizar a preparação com a banana grelhada.

Rend: 5 porções

Tempo de preparo: 20 a 30 minutos.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Vereador volta a defender estadualização de estrada vicinal

0

A Estrada Fazenda Celeste liga Sorriso até a MT-140, no município de Vera

O vereador Mauricio Gomes (PSB) voltou a cobrar do governo do Estado a estadualização da Estrada Fazenda Celeste, que liga Sorriso até a MT-140, no município de Vera, por meio do Requerimento 37/2022.

O parlamentar argumenta que a estrada, de responsabilidade municipal, é uma via importante para o escoamento da produção agrícola e que por isso precisa ser estadualizada para oferecer uma melhor trafegabilidade. “Essa estrada, que tem cerca de 45 km de extensão, corta dezenas de propriedades rurais e é bastante usada pelos moradores”, acrescentou.

Segundo o vereador, um abaixo-assinado com 51 assinaturas pedindo a transferência da jurisdição municipal para estadual também foi anexado à propositura que será encaminhada ainda à Assembleia Legislativa. “Esperamos que esse pedido será acatado pelas autoridades estaduais competentes”, finalizou Mauricio.

DA ASSESSORIA

Pessoas com deficiência auditiva e intelectual serão atendidas em Sorriso

0

Instituto de Audição de Mato Grosso passará a atender os pacientes do SUS

Nesta sexta-feira (4), na Câmara de Vereadores, pais, professores e autoridades conheceram a estrutura e funcionamento do Instituto de Audição de Mato Grosso, instalado em Sorriso, que passará a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. A unidade funcionará como um centro de reabilitação atendendo pacientes com problemas intelectuais e voltados à audição, com consultas, exames e entrega de aparelhos.

Estiveram presentes no evento o deputado estadual Dr. Leonardo, o prefeito Ari Lafin, os vereadores Leandro Damiani e Jane Delalíbera, além do médico otorrinolaringologista, Paulo Reis. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade contará com uma equipe multiprofissional com otorrino, neurologista, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, entre outros profissionais.

“Hoje passei pelo Instituto e fiquei feliz ao ver cerca de 30 pessoas, que esperavam na fila há anos, e que agora irão passar pelo médico. Após esta consulta, serão feitos os exames e a colocação do aparelho, tudo aqui em Sorriso e no prazo de 40 dias. Esta é uma luta de anos e que agora se tornou realidade graças à parceria entre as esferas Municipal, Estadual e Federal”, explica Damiani.

Durante a reunião, o médico Paulo Reis ressaltou que, quando estiver em pleno funcionamento, a estrutura da unidade poderá atender mais de duas mil pessoas pelo SUS ao mês, com uma equipe multidisciplinar completa, tudo via acompanhamento das secretarias municipais de Saúde e Saneamento e de Educação e Cultura.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Bitrem tomba ao fazer contorno na BR163

0

N tarde desta sexta-feira(04), um caminhão bitrem tombou nas proximidades da rodoviária de Sorriso, na Br163, momento em que seu condutor tentou fazer um retorno próximo a rodovia.

Imagens gravadas por câmeras de segurança de uma empresa mostram o momento do acidente.

Na informações sobre vitimas.

Sorriso: Vacina contra a Covid-19 será disponibilizada em vários pontos da cidade neste sábado

0

Sextou, né? E amanhã, sabadão, é dia de? Vacina no braço!!!!! É isso mesmo,  neste sábado (5 de março), a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) vai promover uma ação especial em vários pontos para avançar na imunização de sorrisenses de todas as idades contra a Covid-19. Confira:

No período da manhã, das 7h às 11h :

– Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) Ari Jaeger: vacinação de crianças de 5 a 11 anos para a aplicação de primeira e segunda dose;

– PSF Nova Integração: vacinação de crianças de 5 a 11 anos para a aplicação de primeira e segunda dose; e vacinação de adultos para aplicação de primeira, segunda ou terceira dose.

– Centro de Eventos Ari José Riedi: Vacinação de adultos para aplicação de primeira, segunda ou terceira dose.

No período da tarde, das 13h às 17h, haverá aplicação de primeira e segunda dose para crianças de 6 a 11 anos no PSF  Jandira Soares Pereira Gomes (Rota do Sol), no PSF Anézia Biazin (Pinheiros III) e no PSF do Residencial Mário Raiter. 

DA ASSESSORIA

Vereadores buscam novos programas habitacionais para Sorriso

0

O presidente do Legislativo, Leandro Damiani, o vereador Rodrigo Machado e o coordenador do Departamento Municipal de Habitação, Toco Baggio, estiveram, na tarde desta quinta-feira (3), reunidos com o empresário Paulo Lucion para avaliar a questão do déficit habitacional de Sorriso.

“O empresário emprega um grande número de trabalhadores e pôde nos passar uma perspectiva de como a falta de moradia afeta a população sorrisense. Sabemos que em Sorriso há quase sete mil famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, cadastradas, aguardando uma nova etapa do Programa Habitacional e vamos atrás disso na próxima semana em Cuiaba”, antecipa Damiani.

Uma parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal, visando um novo Programa Habitacional para atender as famílias e reduzir o déficit habitacional em Sorriso foi requerido pelo presidente da Câmara durante a 2ª Sessão Ordinária, realizada no dia 14/02.

O Requerimento encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Regional da República Federativa do Brasil e a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, com cópia ao governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, e ao prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

DA ASSESSORIA

Sorriso: HMC terá horário alterado a partir de 5 de março

0

Com a queda no número de novos casos – após vários dias de apreensão, o Hospital Municipal de Campanha terá o horário de atendimento alterado. A partir do dia 05 de março, o HMC irá atender das 7 horas da manhã até às 19 horas.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que a equipe da pasta tem realizado acompanhamento diário e que após às 19 horas não tem mais registrado procura de atendimento no HMC – como demonstra a foto de ontem, às 17h28. “Dessa maneira, optamos por alterar o horário de atendimento e possibilitar que os profissionais que ficavam de plantão noturno possam atuar em outras áreas da Atenção Primária”, destaca o gestor.

Luís Fábio explica que a alteração de horário foi uma decisão tomada em conjunto pela equipe da Saúde com o prefeito Ari Lafin.  O secretário reforça que ninguém ficará sem atendimento. “O HMC estará de portas abertas de domingo a domingo das7 às 19 horas, qualquer emergência a população pode e deve procurar a Upa Sara Akemi Ichicava ou o PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste que de segunda a sexta-feira atende em horário noturno também”, salienta.  

Com a mudança, a Central de Coleta de Exames voltará a funcionar dentro do HMC novamente; liberando assim a estrutura do PSF do Jardim Europa que retornará à normalidade dos atendimentos.

HMC

Aberto em 11 de maio de 2020, menos de dois meses após o Município criar o Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 em 16 de março de 2020, o HMC contabilizou, até o início desta manhã (24), 103.105 consultas médicas com muitas vidas salvas. Durante o período também foram realizadas 1.067 internações. Já a Central de Coleta de Exames já realizou cerca de 65 mil exames.

DA ASSESSORIA