Início Cidades Sorriso Voluntários de Sorriso arrecadam mais de 230 toneladas de doações para o...

Voluntários de Sorriso arrecadam mais de 230 toneladas de doações para o RS

0

Sete carretas deixaram o Município nesta quarta-feira (09) com destino ao Rio Grande do Sul

Sete carretas, transportando mais de 232 toneladas de doações, deixaram Sorriso nesta semana em direção ao estado do Rio Grande do Sul.

Recebidas em diferentes pontos de coleta do Município, as doações foram direcionadas para três pontos de triagem e, posteriormente, separadas conforme a demanda de cada região atendida. São roupas, agasalhos, colchões, medicamento, alimentos não perecíveis, utensílios domésticos, e produtos de higiene e limpeza.

“As doações já saem de Sorriso com destino previamente selecionado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Essa divisão de tarefas traz uma maior efetividade ao trabalho, isso porque algumas cidades precisam de roupas, agasalhos e medicamentos, enquanto que em outras a necessidade é por alimentos e produtos de limpeza e congêneres”, explica o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), sargento BM da reserva, Alberto dos Santos.

Para evitar embaraços alfandegários, as cargas são pesadas e documentadas via um termo de doação certificado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, cujos destinatários são a Defesa Civil do Rio Grande do Sul e outras instituições devidamente cadastradas pelo governo gaúcho.

Logística

O voluntariado também se faz presente na parte logística da campanha de arrecadação. Produtores rurais e empresário do ramo varejista estão disponibilizando motoristas, óleo diesel e frotas de caminhões para transportarem as doações de Mato Grosso ao Rio Grande do Sul.

Corrente do bem

Enquanto a sociedade contribui com doações, o recebimento e a triagem ficam por conta de um batalhão de voluntários. Entre eles estão membros de entidades religiosas, reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS), servidores dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público e estudantes da rede privada e pública de ensino, em especial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

“Mais uma vez a sociedade sorrisense está demonstrando sua solidariedade. Tem gente que chega na Companhia do Corpo de Bombeiros para trazer doação e no dia seguinte retorna para oferecer ajuda. A adesão da sociedade foi tão grande que nem precisamos acionar os voluntários cadastrados junto a Defesa Civil de Sorriso”, reitera Alberto dos Santos.

Ingresso solidário

A fim fortalecer a corrente de solidariedade, organizadores instituíram o ingresso solidário para a Exporriso 2024. O anúncio foi feito ontem (08) pelo prefeito Ari Lafin, a primeira-dama e secretária de        Assistência Social, Jucélia Ferro, e pelo produtor da Bacana Produções, Bruno Cicuto.

Inserida nas comemorações ao 38º aniversário de emancipação político-administrativa de Sorriso, a feira terá um pondo exclusivo para a arrecadação das doações que não estão condicionadas à entrada no local.

A Exporriso começa hoje (9) com o show do fenômeno da música sertaneja, Ana Castela. Na sexta-feira (10), quem sobe ao palco é a dupla Bruno e Marrone. Pedro e Sampaio e Felipe Neto estão escalados para o sábado (11). Já o encerramento (12) fica por conta da Open Farra e de Zé Neto e Cristiano.

DA ASSESSORIA