Sexta-feira,29 Março 2024
Prefeitura
Posto Smile 550×100
Início Agronegócio Visita à apicultores marca o início da safra de mel em Sorriso

Visita à apicultores marca o início da safra de mel em Sorriso

0

Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, visitou a propriedade do apicultor Walter Nerecke, produtor sorrisense que está inserido no Programa Vitamel. A visita marca o início da safra de mel em Sorriso que, segundo a coordenadora do programa, Clarice Saueressig, neste ano deve superar as 20 toneladas.

Na oportunidade, o prefeito ressaltou o apoio da Administração a esta atividade extrativista. “Sem dúvida, é uma atividade que agrega renda ao homem do campo, além de permitir que a população tenha acesso a este produto importante na alimentação, com uma série de benefícios diretos à saúde”, destaca o prefeito.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), o Programa Vitamel vem estimulando a atividade no município, tanto entre chacareiros quanto entre os pequenos produtores do Assentamento Jonas Pinheiro e do Projeto Casulo.

Durante a visita, a coordenadora do Vitamel destacou que um dos objetivos do programa é justamente sensibilizar a sociedade sobre a importância de se respeitar as abelhas e promover a convivência pacífica com estes insetos que produzem um alimento riquíssimo, que pode se desdobrar em insumos para a utilização de várias maneiras, com destaque para a promoção da saúde.

Presente na visita, o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Eraldo das Neves Moura, ressaltou a importância da capacitação realizada pela Prefeitura de Sorriso com a equipe dos bombeiros em relação à captura correta das abelhas. “Antes nós nos deparávamos com uma situação de captura de abelhas e não sabíamos a forma correta de retirar, nem tínhamos o apicultor para receber. Acabávamos soltando em qualquer local e de forma incorreta. Hoje estamos mais conscientes da importância da abelha para a vida e o meio ambiente, e sabemos como preservá-las”, afirma.

Além deste treinamento, a equipe do Vitamel ainda realiza o treinamento prático referente à colheita de mel, auxilia os produtores no plantio de espécies melíferas, acompanhamento de doenças apícolas, auxílio na limpeza de caixas e melhoramento genético de abelhas, acompanhamento na produção do mel e a transferência de caixas de abelhas.

DA ASSESSORIA/