Início Cidades Sorriso Vereadores querem viabilizar uma fábrica de órtese e prótese municipal para Sorriso

Vereadores querem viabilizar uma fábrica de órtese e prótese municipal para Sorriso

0

Com objetivo de criar no município uma fábrica de órtese e prótese o vereador Rodrigo Machado (PSDB) esteve visitando em Cuiabá o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (CRIDAC) que possui serviços de Oficina Ortopédica para solicitar Curso de Formação Técnica para capacitar profissionais que atuarão em procedimentos, de medidas e moldagem em gesso, passando pelas etapas de confecção definitiva, adaptação do paciente aos equipamentos de órteses e próteses, bem como manutenção e ajustes periódicos.

Para o parlamentar a fábrica de prótese  é para atender os portadores de deficiência física ou motora do município com mais rapidez. “Atualmente os pacientes precisam se deslocar até Cuiabá para confecção dos aparelhos, e devido a tantas idas e vindas para ter a prótese perfeita muitos pacientes abandonam a chance de ter uma vida com mais locomoção e mobilidade”, detalhou.

A Oficina Ortopédica faz parte da Agenda Social de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Governo Federal que visa descentralizar o serviço e melhorar o atendimento. O Governo Federal viabiliza recursos para a compra dos equipamentos e confecção dos aparelhos, o Estado capacita os técnicos e o município arca com a infraestrutura das instalações, manutenção do espaço físico e funcionários da unidade.

Os vereadores Presidente Damiani da TV (PSDB),Zé da Pantanal (MDE) e Rodrigo Machado( PSDB), estiveram no inicio do mês visitando a fábrica que está em operação no município de Sinop. Por Sorriso ser um Centro de atendimento do Vale do Teles Pires os parlamentares acreditam na viabilidade de implantação de uma fabrica no município.