Início Geral Vereador consegue doação de cadeiras de rodas adaptadas para pratica esportiva em...

Vereador consegue doação de cadeiras de rodas adaptadas para pratica esportiva em Sorriso

0

Através de uma ação do vereador Johnson Ribeiro a Prefeitura de Sorriso recebeu duas cadeiras de rodas adaptadas para pratica de esportes com os portadores de deficiência física de nosso município.

História

Praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos que haviam saído feridos da 2ª Guerra Mundial, o basquete em cadeira de rodas fez parte de todas as edições já realizadas dos Jogos Paraolímpicos. As mulheres passaram a disputar a modalidade em 1968, nos Jogos de Tel Aviv.

No Brasil, o basquete em cadeira de rodas também tem forte presença na história do movimento paraolímpico, sendo a primeira modalidade praticada aqui, a partir de 1958, introduzida por Sérgio Del Grande e Robson Sampaio. Depois de ficar de fora das Paraolimpíadas por 16 anos, a seleção brasileira voltou à disputa ao conquistar a vaga para Atenas-2004 durante os Jogos Parapan-Americanos de Mar Del Plata. Apesar da popularidade no país, o Brasil ainda não conquistou medalhas na modalidade em Jogos Paraolímpicos.

Segundo o vereador as duas cadeiras doadas são sementes plantadas para que o município invista ainda mais no esporte entre os deficientes físicos de Sorriso.

O prefeito Ari Lafin agradeceu e parabenizou a iniciativa do vereador.

DA ASSESSORIA/Salles Fernandes