Parlamentar está buscando recursos para projeto de fortalecimento da atividade
Para viabilizar a implantação de uma unidade móvel de abate e processamento de peixe em Sorriso, o vereador Acacio Ambrosini esteve reunido em Brasília com o deputado federal Coronel Assis (União/MT).
Acacio apresentou ao parlamentar o projeto elaborado pela Prefeitura de Sorriso que prevê a aquisição de uma unidade móvel frigorífica para atender a piscicultura de Sorriso. A intenção é beneficiar pequenos produtores que tiram do cultivo do peixe a sua subsistência e àqueles que agregam o pescado as outras culturas da propriedade, aumentando a renda familiar.
“Estamos avançando muito nesta proposta que foi acatada pelo Executivo e que agora terá o total apoio do deputado Coronel Assis, que inclusive gostou da iniciativa e pretende levá-la para outras regiões do País”, destacou Acacio, acrescentando que está buscando recursos para a implantação da unidade frigorífica, e assim, fortalecer a cadeia produtiva com a agroindustrialização do pescado.
“Sorriso é um dos maiores produtores de pescado do país, com muitos reservatórios instalados em pequenas propriedades rurais construídos, inclusive, com o auxílio do Poder Executivo Municipal. Porém, a atividade enfrenta inúmeras dificuldades do setor como o alto custo da ração e a falta de um frigorífico específico para beneficiamento”, frisou.
A unidade móvel consiste em um contêiner refrigerado de 12 metros de comprimento transportado por uma carreta que realiza o processamento de peixes ao lado das pisciculturas. O entreposto atende a uma demanda por frigoríficos com menor custo de implantação.
DA ASSESSORIA