Início Geral UPA24h de Sorriso realizou mais de 450 atendimentos na segunda-feira(24)

UPA24h de Sorriso realizou mais de 450 atendimentos na segunda-feira(24)

0

A Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi  Ichicava (UPA) bateu recorde de atendimento na segunda-feira (24). Os dados programa de controle de atendimento a saúde GMUS apontam que a UPA atendeu 470 usuários  em 24 horas, este é o maior número de atendimentos deste ano de 2020. Já terça-feira (25), foi contabilizado 416 atendimentos.

A unidade tem um corpo clínico composto por três médicos por período, além de um médico ortopedista. São quatro equipes de enfermagem, (cada equipe tem dois enfermeiros), sete técnicos de enfermagem, um farmacêutico, quatro técnicos em  radiologia, uma assistente social e cinco motoristas.

Com o recesso prolongado e a possibilidade de aumento no número de procura por atendimento, a secretaria  disponibilizou cinco médicos para e garantir o atendimento a todos.  Além disso, foi antecipado o retorno aos trabalhos no período de carnaval. Nesta quarta-feira (26), mesmo sendo ponto facultativo,  100% da estrutura da saúde municipal está atendendo desde as 7 hrs.

Como funciona o atendimento na UPA

A unidade segue o protocolo de Manchester, que é determinado pelo Ministério da Saúde, que organiza o sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho e azul.

Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de atendimento imediato.

Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível.

Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento.

Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados na unidade de saúde.

Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado na unidade de saúde.

DA ASSESSORIA/Adriano Carneiro/Fotos: ACarneiro