Início Cidades Sorriso Unidade móvel do Hospital do Amor atenderá nos bairros Rota do Sol...

Unidade móvel do Hospital do Amor atenderá nos bairros Rota do Sol e Pinheiros

0

É mulher, tem 40 anos ou mais e reside na região dos bairros Rota do Sol e Residencial Pinheiros? Então esse recadinho é para você! Na próxima semana, entre os dias 27 e 30 de setembro, a unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos estará com atendimento nos dois locais. E detalhe: por livre demanda. Isso mesmo, mulheres acima de 40 anos só precisarão ir até a unidade para atendimento. Contudo, é bom ressaltar que mulheres com menos de 40 anos e com o encaminhamento da Unidade de Saúde da Família também serão atendidas.

Na terça e na quarta-feira, 27 e 28 de setembro, o atendimento será em frente a USF Jandira Soares do Rota do Sol, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Já quinta-feira e sexta-feira, 29 e 30 de setembro, a unidade estará em frente à USF Anézia Biazin Sichieri, do Residencial Pinheiros. No dia 29 o atendimento será nos turnos vespertino e matutino, já na sexta-feira, 30, o atendimento é só pela manhã.

O secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, pontua que a vinda do caminhão já virou rotina. “O trabalho diferenciado, que iniciou na última vez, é o atendimento nos bairros; no fim de agosto a unidade esteve no São Domingos e no Mário Raiter, em quatro dias nos dois locais foram realizadas 165 mamografias pela equipe do Hospital; além disso, as nossas equipes das unidades de saúde realizaram a coleta de 60 exames  preventivos”, explica. “Então, além da mamografia, mulheres que comparecerem na próxima semana podem e devem aproveitar para procurar as USFs para a realização do preventivo”, frisa.

Mensalmente, Sorriso viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias. “Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria; a vinda da unidade móvel é fundamental para evitarmos filas”, reforça.

Sílvio lembra que em 2021 foi firmado um convênio entre oConsórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor para esses atendimentos. Há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop e duas unidades móveis percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio, complementando o trabalho que é feito no espaço físico.

O gestor aproveita para destacar que além dos atendimentos da próxima semana e realizados pela unidade móvel, qualquer mulher acima de 40 anos pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia, pois esses são exames e procedimentos de rotina, e, como sempre para qualquer atendimento a porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) são as Unidades Básicas de Saúde.

Sílvio salienta mais uma vez que as próprias unidades de saúde realizam a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. Lembramos que o Papanicolau é realizado diariamente em todas as unidades de saúde do Município”, completa.

Reveja como será o atendimento

Na terça e na quarta-feira, 27 e 2 de setembro, o atendimento será em frente a USF Jandira Soares, do Rota do Sol, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Já quinta-feira e sexta-feira, 29 e 30 de setembro, a unidade estará em frente à USF Anézia Biazin Sichieri do Residencial Pinheiros. No dia 29 o atendimento será nos turnos vespertino e matutino, já na sexta-feira, 30, o atendimento é só pela manhã. A tarde é reservada para desmontar o espaço e garantir o atendimento à próxima cidade.

TagsTexto: Decom Fotos: Arquivo Decom