Iniciativa é da vereadora Jane Delalibera (PL)
A vereadora Jane Delalibera (PL) apresentou a Indicação 722/23 que pede ao Poder Executivo a criação de um programa de formação e treinamento para os técnicos envolvidos nas ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Segundo a parlamentar, o objetivo é qualificá-los para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, com foco na atenção integral à saúde dos trabalhadores(as), desde o diagnóstico nos casos de adoecimentos relacionados ao trabalho até a construção de intervenções participativas. “Essa formação permitirá uma abordagem mais eficaz, reduzindo riscos e prevenindo doenças e agravos que possam estar relacionados às atividades laborais”, destaca.
Na opinião de Jane, a falta de conhecimento adequado sobre as condições de trabalho e os riscos ocupacionais pode contribuir para o aumento de doenças relacionadas ao trabalho, como LER/DORT, distúrbios psicossociais, intoxicações, entre outras. “Com esse programa, será possível reduzir significativamente esses índices, impactando de forma positiva a qualidade de vida dos trabalhadores, o que evitará a sobrecarga do sistema de saúde pública”, acrescenta.
A indicação segue para a municipalidade.
DA ASSESSORIA