Início Cidades Sorriso Sorriso: VIDEO Veja como está o macaco-aranha resgatado após ficar preso durante...

Sorriso: VIDEO Veja como está o macaco-aranha resgatado após ficar preso durante 20 anos

0

O macaco-aranha da testa branca que estava acorrentado há mais de 20 anos, e foi resgatado por oficiais locais em uma propriedade rural em Sorriso (a 398 km de Cuiabá), na manhã do dia 22, foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso, onde passa por reabilitação. Ele deve ser levado, depois, para um santuário.

De acordo com o delegado Getúlio Daniel, o dono da propriedade onde o macaco estava deverá responder por maus tratos. Antes do ocorrido, um vídeo gravado por um jovem viralizou na internet após obrigar o animal a ingerir bebida alcóolica. Segundo os oficiais, o bichinho será isolado por um tempo e antes de ser encaminhado para um santuário.

Ele chegou ao Hospital Veterinário da UFMT no dia 24 de março. O animal, fêmea, então começou a passar por reabilitação, como para se habituar a utilizar a cauda. Além disso, o animal foi estimulado a estabelecer territorialidade, já que era muito submisso.

Os veterinários, quando entravam no recinto, buscavam se posicionar em níveis mais baixos e não a encaravam. O toque sempre era solicitado pela macaca primeiro. No início do mês de abril ela começou a passar por tratamento de enriquecimento de paladar. Enquanto ficou presa no cativeiro ela fumava narguilé.

Com o tempo o animal começou a demonstrar posturas corporais e deslocamento mais típico da espécie. A vocalização também melhorou bastante e ela conseguia expressar melhor intimidação, medo, aproximação, etc. Também foram realizados exames de sangue, fezes, urina e de imagem, para atestar o estado de saúde.

Relembre o momento do resgate:

Fonte: Olhar Direto