Início Cidades Sorriso Sorriso: Vereadores pedem apoio do prefeito de Cuiabá para elaborar plano de...

Sorriso: Vereadores pedem apoio do prefeito de Cuiabá para elaborar plano de descentralização da saúde pública

0

O próximo passo serão reuniões nos municípios polos da saúde.

Em busca de planejamento para a saúde publica pós-pandemia, os vereadores Wanderley Paulo e Celso Kozak estiveram na tarde de ontem (20), reunidos com o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, para propor que a saúde publica do Estado seja descentralizada com atendimento de médicos especialistas nos hospitais regionais do interior do Estado.

“A maioria das especialidades médicas somente existe atendimento em Cuiabá, isso, faz com que os agendamentos demorem meses e às vezes anos para os pacientes serem atendidos, pois temos pacientes de 141 municípios que vem para a capital em busca de tratamento e este momento que estamos vivenciando, é o marco para buscarmos a descentralização da saúde” explicou Wanderley Paulo.

“Com a criação das UTIs para atender pacientes da Covid-19 e com o término da pandemia, estas Unidades de Terapias Intensivas, já é um avanço para médicos especialistas realizarem os procedimentos cirúrgicos no interior”, pontuou Celso Kozak.

Wanderley ainda frisa que no interior, uma das dificuldades na saúde, era as falta de UTIs e a falta de estrutura nos hospitais regionais, porém com a pandemia as unidades públicas hospitalares se equiparam. “Precisamos levar especialidades médicas para o interior, devido a dificuldade de pacientes que precisam vir até Cuiabá para tratamento. Temos a oportunidade de pensarmos em plano logístico de saúde pública do interior e queremos que o prefeito Emanuel esteja conosco nesse projeto de planejamento de descentralização da saúde”, detalhou o vereador.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro o projeto vem de encontro com a necessidade de Cuiabá. “Hoje os gargalos da saúde são grandes, pois recebemos pacientes de todo o Estado e nossa rede municipal de saúde acaba atendendo os pacientes do interior, se conseguirmos a descentralização da saúde, todo o Estado se beneficiará”, pontuou Pinheiro.

Wanderley adiantou que já iniciou tratativas com consórcios intermunicipais de saúde. “Começaremos a realizar reuniões com os consórcios mostrando a importância de planejarmos nossa saúde e a descentralização da saúde é um anseio de todos, pois assim, teremos especialidades médicas atendendo no interior, acabando ou pelo menos reduzindo, a espera por vaga hospitalar e dando fim aos deslocamentos de pacientes do interior para a capital” enfatizou o parlamentar.

O próximo passo serão reuniões nos municípios polos da saúde.

Texto: Cláudia Sarubo