Na manhã desta quinta-feira, 24, os vereadores participaram de uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Luis Fabio Marchioro, para discutir o anteprojeto de lei do Poder Executivo que pretende instituir a jornada de trabalho por produção aos médicos especialistas que atuam no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME).
Também participaram da reunião a direção do AME e médicos que atuam no local.
Como o projeto deve ser enviado à apreciação da Câmara nos próximos dias, os vereadores já estão se inteirando do texto a ser votado.
Segundo o secretário, a intenção é regularizar a situação dos médicos que há mais de 3 anos já vêm recebendo por pela execução de consultas quantificadas em substituição ao cumprimento da jornada semanal e mensal de trabalho. “Esse projeto que autorizará a conversão da jornada de trabalho do cargo médico lotado no AME por meio de adesão para os profissionais que desejarem é uma forma de resguardar a Administração de futuros apontamentos”, explicou, acrescentando que o médico concursado para uma jornada de 20 horas semanais tem que atender no mínimo 240 consultas por mês e o concursado para 40 horas realizar, no mínimo, 480 atendimentos.
Durante a reunião, os vereadores fizeram questionamentos e apresentaram sugestões ao anteprojeto. “Nós ouvimos a explanação do secretário, sugerimos algumas alterações e a partir de agora vamos estudar de forma aprofundada o projeto que nos será encaminhado”, frisou a vereadora Prof.ª Silvana (PTB).
O vereador Nereu Bresolin (DEM) elogiou a postura do Executivo de apresentar a iniciativa aos parlamentares. “O fato de já estarmos tomando conhecimento e emitindo opiniões, além de reduzir o número de emendas ao futuro projeto, também dará mais segurança e tranquilidade numa provável votação”, finalizou.
Assista à reportagem completa no vídeo.
Fonte: da assessoria/Ângela Gimenez