Início Cidades Sorriso Sorriso: Vereador sugere campanha de prevenção e uso de aeronaves agrícolas no...

Sorriso: Vereador sugere campanha de prevenção e uso de aeronaves agrícolas no combate a incêndios

0

Para conter o incêndio em áreas rurais de Sorriso, o vereador Acacio Ambrosini (Patriota) está apontando duas ações ao Poder Executivo. Por meio da Indicação 542/21, o parlamentar sugere a realização de uma campanha preventiva e a elaboração de um projeto de lei que garanta agilidade nas ações de combate a queimadas com a utilização de aeronaves agrícolas.

Para o vereador, não há porque não utilizar esses aviões. “Sorriso é um grande produtor de grãos e possui uma frota considerável de aeronaves que, em sua grande maioria, fica ociosa durante o período de entressafra, época crítica para incêndios em vegetação”, justifica.

Acacio cita como exemplo o projeto piloto lançado no mês passado pela Aprosoja em Primavera do Leste, município que tem a maior frota aérea do Estado. Lá, os produtores poderão utilizar os aviões no combate às queimadas. “Sorriso também poderia utilizar essa ferramenta. É certo que esse combate aéreo no início faz toda a diferença, sem contar que as queimadas prejudicam os produtores, toda sociedade e, especialmente, a saúde de crianças e idosos”, completou.

A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada às secretarias competentes.

Texto: Ângela Gimenez

Fotos: Ilustrativa/Elielton Blasius