O vereador Damiani na TV esteve em Brasília protocolando um oficio pedindo apoio do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para a implantação de uma Unidade Ambulatorial de Hemodiálise, no Município de Sorriso, para atender os pacientes do município e municípios circunvizinhos, que necessitam de terapia renal substitutiva.
A hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, realizando o trabalho que o rim doente não pode fazer, onde o procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.
O Município de Sorriso é desprovido de Unidade Ambulatorial de Hemodiálise e os pacientes renais, que necessitam de terapia renal substitutiva, obrigam-se a se locomoverem 200km a cada dia de diálise, ao menos 3 vezes por semana até o Município de Sinop.
Por mês, cada paciente necessita locomover-se cerca de 3.000 km (três mil quilômetros).
Assim, a implantação da Unidade Ambulatorial no município, trará mais dignidade aos pacientes que necessitam da terapia renal substitutiva.
DA ASSESSORIA/Salles Fernandes