Início Cidades Sorriso Sorriso: Vereador pede que município implante programa de Teleassistência a idosos que...

Sorriso: Vereador pede que município implante programa de Teleassistência a idosos que residem sozinhos

0

Em sessão ordinária o vereador Iago Mella (Podemos), indica a criação de programa especial para o cuidado da saúde das pessoas a partir de 60 anos que moram sozinhas ou passam a maior parte do tempo sem ninguém, trata-se de um serviço de teleassistência. O programa tem como base a disponibilização de pulseiras/ e ou colares eletrônicos que irão acionar uma central de atendimento frente a uma situação de risco ou acidente sofrido pelo idoso (acidente doméstico).

A população idosa vem crescendo consideravelmente e a estimativa para os próximos 20 anos é que esta população triplique, conforme pesquisa do IBGE. “A expectativa de vida do cidadão no Brasil aumentou, já que está se vivendo mais, temos que viver cada vez melhor. Esse programa pretende cuidar melhor da população idosa, para atender principalmente as pessoas que vivem sozinhas e precisam de assistência”, explicou o parlamentar

Segundo a indicação nº 311/2021 a teleassistencia vem como recurso de cuidado e suporte à distância, utilizando os alarmes pessoais monitorados para idosos na tentativa de mantê-los em sua casa por mais tempo e de forma segura. A central seria especializada em situações de emergência, e o equipamento também avisaria parentes e vizinhos cadastrados no sistema. Caso ocorram casos graves, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seria acionado.

Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Elielton Blasius/ Internet