Início Cidades Sorriso Sorriso: Vereador pede contratação de médicos geriatras na rede municipal de saúde

Sorriso: Vereador pede contratação de médicos geriatras na rede municipal de saúde

0

Ampliar os atendimentos médicos na rede municipal de saúde de Sorriso é objetivo do vereador Rodrigo Machado (PSDB). Neste sentido, o parlamentar está solicitando ao executivo municipal a contratação de médicos com especialização em Geriatria para atender no Ambulatório Médico Especializado – AME a população idosa.

“A contratação destes profissionais se faz necessária, devido principalmente ao aumento do número de pacientes da terceira idade que procuram atendimento na rede municipal de saúde. É sabido, que a população da terceira idade tem aumentado em todo o mundo e, os prognósticos apontam que a população idosa de todos os países deve superar a população de jovens, adultos e crianças. Desta forma, o poder público deve fomentar políticas públicas de apoio a essa população”, justifica o vereador.

O pedido foi encaminhado ao prefeito, por intermédio da indicação n° 218/2021, apresentada ao plenário do Poder Legislativo, durante sessão ordinária, ocorrida nesta quarta-feira (17).

Médico Geriatra

O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; por isso, a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada.

Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.

Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Elielton Blasius