Início Cidades Sorriso Sorriso: Vereador indica implantação do Samu e acompanha reunião de estudo técnico...

Sorriso: Vereador indica implantação do Samu e acompanha reunião de estudo técnico de viabilidade

0

Dando prosseguimento a Indicação 33/21 de sua autoria, o vereador Diogo Kriguer (PSDB) participou, nesta manhã (16), de uma reunião técnica sobre a implantação do Samu em Sorriso. Estiveram presentes o prefeito Ari Lafin, vice-prefeito Gerson Bicego, o secretário adjunto de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, além de uma equipe técnica da Secretaria de Saúde.

“Fizemos essa indicação no dia 1º de fevereiro e agora estamos acompanhando os estudos técnicos para que a implantação do Samu aconteça, pois acreditamos que assim poderemos reduzir o número de óbitos, o tempo de internação nos hospitais e as sequelas por falta de atendimento precoce. O prefeito já se mostrou favorável à implantação e vamos continuar acompanhando os estudos técnicos”, explica o parlamentar.

COMO FUNCIONA O SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta socorro médico e é acionado por uma chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por profissionais de saúde que identificam a emergência e fazem o diagnóstico, iniciando os procedimentos clínicos no mesmo instante, ao orientar o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações a serem realizadas. Ele funciona 24 horas por dia e conta com a colaboração de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Esses profissionais atendem a ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

Texto: Bianca Arruda
Fotos: Elielton Blasius