Início Cidades Sorriso Sorriso: Vacina Meningo C está disponível para profissionais da saúde

Sorriso: Vacina Meningo C está disponível para profissionais da saúde

0

É trabalhador da saúde? Então pare um pouco, respire e leia com atenção esse recado: a vacina meningo C está disponível em todas as unidades de saúde da família do Município para profissionais da saúde. E para receber essa proteção a mais, basta procurar a USF mais próxima da residência, apresentar documento de identificação profissional e o cartão de vacinação. O imunizante estará à disposição até fevereiro de 2023.

De acordo com o próprio Ministério da Saúde, o imunizante deve ser aplicado em todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Têm direito a receber o imunizante trabalhadores da Saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

A lista, conforme o MS, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.

Ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos, doulas e parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

DA ASSESSORIA