É mulher, tem 40 anos ou mais e reside ou na Zona Leste ou no Residencial Mário Raiter? Então esse recadinho é para você! Na próxima semana, entre os dias 23 e 26 de agosto, a unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos estará com atendimento nos dois locais. E detalhe: por livre demanda. Isso mesmo, mulheres acima de 40 anos só precisarão ir até a unidade para atendimento. Contudo, é bom ressaltar que mulheres com menos de 40 anos e com o encaminhamento da Unidade de Saúde da Família também serão atendidas.
Na terça e na quarta-feira, 23 e 24 de agosto, o atendimento será em frente a USF do São Domingos, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Já quinta-feira e sexta-feira, 25 e 26 de agosto, a unidade estará em frente à USF do Mário Raiter. No dia 25 o atendimento será nos turnos vespertino e matutino, já na sexta-feira, 26, o atendimento é só pela manhã.
De acordo com a programação, serão realizadas 300 mamografias e 200 exames de Papanicolau. Para a realização dos atendimentos foram investidos mais de R$ 50 mil de recursos municipais.
O secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, pontua que a vinda do caminhão já virou rotina. “A novidade desta vez é o atendimento nos bairros, ao encontro das necessidades de toda a nossa população”, frisa. “Mensalmente o Município viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias. Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria; a vinda da unidade móvel é fundamental para evitarmos filas”, explica.
Sílvio lembra que em 2021 foi firmado um convênio entre oConsórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor para esses atendimentos. Há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop e duas unidades móveis percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio, complementando o trabalho que é feito no espaço físico.
O gestor aproveita para destacar que além dos atendimentos da próxima semana e realizados pela unidade móvel, qualquer mulher acima de 40 anos pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia, pois esses são exames e procedimentos de rotina, e, como sempre para qualquer atendimento a porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) são as Unidades Básicas de Saúde.
Sílvio frisa ainda que as próprias unidades de saúde realizam a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. Lembramos que o Papanicolau é realizado diariamente em todas as unidades de saúde do Município”, completa.
Reveja como será o atendimento
Na terça e na quarta-feira, 23 e 24 de agosto, o atendimento será em frente a USF do São Domingos, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Já quinta-feira e sexta-feira, 25 e 26 de agosto, a unidade estará em frente à USF do Mário Raiter. No dia 25 o atendimento será nos turnos vespertino e matutino, já na sexta-feira, 26, o atendimento é só pela manhã. A tarde é reservada para desmontar o espaço e garantir o atendimento à próxima cidade.
DA ASSESSORIA