Posto Smile 550×100
Camara
Início Cidades Sorriso Sorriso supera os 100% na aplicação do montante de primeiras doses recebidas...

Sorriso supera os 100% na aplicação do montante de primeiras doses recebidas até o momento

0

Imunizar a população-alvo o mais rápido possível é uma das metas da Prefeitura de Sorriso neste momento. Para isso, o Município não está estocando doses: conforme as recebe, imediatamente as aplica, seguindo sempre o Plano de Imunizações do Ministério da Saúde, explica o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro. No acompanhamento do Painel Epidemiológico nº 401, divulgado ontem (26) pelo Governo do Estado de Mato Grosso, Sorriso aparece com 102% do total de primeira dose recebida e aplicada até o momento, isso porque recebeu o equivalente a 5.401 doses e aplicou 5.520. Número inclusive já superado hoje (27) na divulgação dos dados nacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que traz 6.643 pessoas imunizadas com a primeira dose.

Marchioro destaca que o esforço para aplicar as doses assim que são recebidas tem sido constante. “Estamos organizando vacinação tanto por agendamento quanto por drive thru tanto durante a semana quanto nos feriados e fins de semana. Nossas equipes estão atuando de maneira conjunta para aplicar as doses assim em que elas são recebidas”, reforça. O secretário pontua que até hoje (27), Sorriso recebeu 11.222 doses, das quais já aplicou 9.922; sendo 6.443 em primeira dose e 3.479 já em segunda dose.

Segundo Marchioro, uma das ações importantes na rapidez da vacinação foi a criação do pré-cadastro online que permitiu à equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento ter acesso ao contato das pessoas que integram os grupos prioritários e também a organização da fila. “Começamos a vacinação no fim de janeiro; no início de fevereiro disponibilizamos o pré-cadastro online e assim passamos a organizar os momentos para a imunização. A partir dos dados recebidos nossa equipe que atua na Central do 150 diariamente tem realizado ligações para agendar a vacinação. Com esse acompanhamento também temos o conhecimento da faixa etária para realizarmos os drive thrus”, explica.

E quem tem mais de 60 anos, é profissional da saúde ou é portador de comorbidades e ainda não realizou o cadastro, deve entrar no site da Prefeitura site.sorriso.gov.br para o preenchimento. Marchioro destaca que assim que novas doses forem recebidas o cadastro abrirá para o preenchimento de novos grupos, seguindo sempre o Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.

O secretário também manda um último recado para quem foi imunizado: “não importa se você já recebeu uma ou duas doses, os cuidados devem ser permanentes”, diz, pois a vacina não garante que você não contraia o vírus, ela tem evitado casos graves e a necessidade de internações. Por isso, a recomendação é higienizar constantemente as mãos, evitar aglomerações e festas clandestinas e nunca sair de casa sem a máscara.

Claudia Lazarotto
Fotos: Painel Epidemiológico Estado do Mato Grosso