Uma das pacientes testou positivo
A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), comunica que recebeu nesta quarta-feira, 17 de agosto, o laudo dos dois casos suspeitos de varíola do macaco (Monkeypox). Um dos casos – especificamente da segunda pessoa que teve contato com a primeira suspeita teve o resultado positivo. Já da primeira coleta, o resultado foi negativo; contudo a equipe técnica da Semsas e da Secretaria de Estado de Saúde trata como caso provável devido ao histórico de viagem para local com registros de casos. Os laudos são do Lacen/MT.
A equipe técnica da Vigilância Epidemiológica pontua ainda que ambas as pacientes não apresentam mais nenhum sintoma e já tiveram alta médica; ainda assim, segue o acompanhamento de quais quaisquer pessoas que tiveram contato com as pacientes; até o momento ninguém apresentou sintomas.
Vale lembrar que a enfermidade apresenta entre os principais sintomas febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça (cefaleia), náusea, exaustão, cansaço, aparecimento de inchaços na região do pescoço, axilas, e também na região perigenital, além de feridas (vesículas) ou lesões pelo corpo.
A recomendação da Semsas é que quem viajou para áreas com registros de casos ou teve contato com pessoas com lesões de pele ou lesão na área genital deve ficar atento aos sintomas. Quem sentir sintomas deve procurar ou uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.
O Ministério da Saúde também alerta que a contaminação se dá principalmente no contato pele/pele. E além disso, a contaminação também pode ocorrer por meio de secreções ou do compartilhamento de objetos de pessoas contaminadas. E a melhor forma de prevenção é evitando contato direto com pessoas contaminadas.
DA ASSESSORIA