Início Cidades Sorriso Sorriso: Semsas inicia série de encontros para debater saúde masculina

Sorriso: Semsas inicia série de encontros para debater saúde masculina

0

O assunto é a saúde do homem.  E as equipes da Secretaria de Saúde e Saneamento já iniciaram a conversa sobre o tema, afinal, já estamos no Novembro Azul. Nesta manhã, 7 de novembro, profissionais do departamento de Educação em Saúde, do Serviço de Atendimento Especializado e estudantes do Senac estiveram na empresa Fiagril para palestras, aferição de pressão e testes rápidos de glicemia. Já amanhã, 08 de novembro,  a partir das 19 horas, o mesmo trabalho será realizado na Igreja Adventista. No dia 17 a equipe estará na empresa FS e no dia 18 na Nutribrás.

Além disso, outros dois momentos importantes estão sendo preparados pela Semsas: no dia 16 de novembro as Unidades de Saúde da Família (USFs) irão atender com horário estendido, das 17 às 21 horas, ofertando muita informação e cuidado para o público masculino; já no dia 21 de novembro a programação com horário noturno, dessa vez das 17 horas às 20h30 será na USF do Assentamento Jonas Pinheiro.

 “A intenção é levar informação e mostrar ao público masculino a importância do autocuidado e também da necessidade de consultas periódicas. Check-up não é coisa só de mulher; precisa virar um hábito anual entre todos os públicos”, frisa Sílvia Gehring, do Departamento de Educação em Saúde. Sílvia pontua que além de levar informações diretamente em empresas, as ações e orientações estão disponíveis o ano inteiro em todas as unidades de saúde do Município.

“Mas especificamente no “Novembro Azul”, salientamos aos homens a importância de tirar um tempinho para eles, ir ao médico e realizar o cuidado preventivo. No Município, é só ir ao PSF para o encaminhamento tanto do exame de próstata quanto dos demais exames preventivos”, pontua.

As ações desenvolvidas integram as atividades da Comissão de Integração de Ensino e Serviço Municipal de Educação Permanente em Saúde (CIES); e além dos profissionais da Semsas são realizadas com o apoio dos cursos da área da saúde das faculdades Unic e Atenas e o curso de técnico em enfermagem do Senac.

Câncer de próstata

Tipo mais comum entre os homens, o câncer de próstata, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).