Início Cidades Sorriso Sorriso: Segunda etapa terá início amanhã e será voltada a idosos e...

Sorriso: Segunda etapa terá início amanhã e será voltada a idosos e professores das redes pública e privada

0

Sorriso dará início nesta terça-feira (11) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). A medida segue o cronograma do Ministério da Saúde que estipula a data de início para todo o país. A segunda etapa é destinada à imunização de idosos com mais de 60 anos e professores das redes pública e privada, estes últimos devem apresentar o comprovante de vínculo empregatício no momento da imunização.  De acordo com o MS, a estimativa para o Município é imunizar 7.178 pessoas com 60 anos ou mais e 1.205 professores.

Especificamente em relação aos idosos, a responsável pelo Departamento de Imunizações, Kátia Dal Prá, ressalta que quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para ser imunizado contra a Influenza.

Kátia lembra ainda que além de iniciar um novo grupo, a Secretaria dará continuidade às imunizações do primeiro grupo formado por crianças de seis meses até cinco anos completos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde que ainda não procuraram as Unidades Básicas de Saúde para receber a vacina.

Desde o dia 14 de abril, Sorriso tem ofertado a vacina contra a Influenza (gripe) em unidades de saúde específicas. De acordo com os dados disponibilizados no Portal Localiza SUS, até o momento o Município imunizou 4.377 pessoas que integram o primeiro grupo do público-alvo. Até o momento 3,2 mil crianças foram imunizadas; 542 trabalhadores da saúde; 562 gestantes e 62 puérperas; o que correspondente a 15% do total geral.

Conforme o levantamento do próprio MS, o Município conta com 1.463 crianças de 5 anos de idade; 9.218 de seis meses à 5 anos; 1.514 gestantes; 249 puérperas e 1.854 trabalhadores da saúde; público-alvo da primeira etapa. Kátia pontua que é essencial que essas pessoas que integram esse primeiro grupo continuem procurando as Unidades Básicas de Saúde para a imunização. A meta é imunizar 25.548 sorrisenses até o fim de julho, divididos em três grupos elaborados pelo Ministério da Saúde. Até o momento, Sorriso recebeu 10.660 doses da vacina contra a gripe.

A vacina contra a gripe está sendo realizada nas Unidades de Saúde dos bairros São José, São Mateus, Jardim Amazonas, Jardim Primavera e Vila Bela/Industrial; especificamente estas unidades não estão realizando as vacinas de rotina durante o período. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de cadastro, pela manhã das 7 às 11 horas e à tarde das 13 às 17 horas. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, alerta que quem reside no perímetro urbano e necessita atualizar o calendário de vacinação, deve procurar uma das outras unidades com sala de vacina.

Além das cinco unidades da área urbana que estão atendendo exclusivamente com a vacinação contra a gripe, sem a realização das vacinas de rotina; as UBSs do Mário Raiter, Distritos de Boa Esperança e Primavera e Assentamento Jonas Pinheiro, também realizam a imunização. Estas, mantêm o atendimento do calendário de vacinas de rotina normalmente.

A terceira etapa começa em 9 de junho, e atenderá pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs).

Claudia Lazarotto
Fotos: Adenilson Alexandre