Posto Smile 550×100
Camara
Início Cidades Sorriso Sorriso: Secretário ressalta que Município garantiu a compra de medicamentos usados na...

Sorriso: Secretário ressalta que Município garantiu a compra de medicamentos usados na intubação de pacientes positivos

0

“Não vai faltar medicação para pacientes internados nos leitos de tratamento intensivo instalados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava), bem como no Hospital de Campanha Municipal”. A afirmação é do secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro que explica que após buscar ajuda junto ao Estado, o município está conseguindo negociar com as empresas fornecedoras. Marchioro ressalta que além da articulação junto às empresas, a Controladoria Geral do Município também tem auxiliado na questão de legalização de documentos.

A preocupação, externada junto à Secretaria de Saúde do Estado na semana passada, surgiu diante da dificuldade que o Município estava enfrentando na aquisição de medicamentos necessários para atender pacientes acometidos pela Covid-19 e que necessitam de ventilação mecânica. São medicamentos que agem como bloqueadores neuromusculares, conhecidos popularmente como o “kit intubação”.

Marchioro pontua que “diante da nossa preocupação, na semana passada discutimos o assunto com o prefeito Ari Lafin que recomendou que eu imediatamente buscasse ajuda para solucionar o problema; felizmente, hoje conseguimos estabilizar a situação”, diz.

Rede de ajuda

Para quem tem suspeita ou testou positivo, Marchioro lembra que o HC está aberto 24 horas, assim como a UPA. Além disso, o PSF Novos Campos, localizado na Zona Leste, também está atendendo com horário estendido no período noturno das 18 horas até às seis da manhã do dia seguinte de segunda a sexta-feira e das 7 às 19 horas aos sábados e domingos. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário lembra ainda que qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

Claudia Lazarotto
Fotos: Decom