Posto Smile 550×100
PREFEITURA  DE  SORRISO
Camara
Início Cidades Sorriso Sorriso: Secretaria faz apelo para cadastrados atender telefone

Sorriso: Secretaria faz apelo para cadastrados atender telefone

0

Desde o início da semana, a Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) vem solicitando às pessoas que preencheram o pré-cadastro online para vacinação, que atendam às ligações. De acordo com o gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, a equipe responsável pela imunização tem enfrentado um grande problema: conseguir agendar o horário da vacinação. “Hoje nossa meta era vacinar 120 idosos entre 78 e 79 anos, porém  conseguimos agendar 100 porque nossas ligações não foram atendidas”, frisa.

O secretário pede que tanto idosos, quanto pessoas que cadastraram o número como responsáveis e também profissionais da saúde, fiquem atentos às ligações. As chamadas estão sendo realizadas por números fixos e também de celulares.

Marchioro destaca ainda que as doses recebidas estão acondicionadas em frascos de multidoses com dez doses cada um, por isso a Secretaria busca sempre agendar grupos de dez pessoas para imunização, evitando o desperdício de doses. “Não podemos e não vamos perder nenhuma dose, por isso estamos apelando para que atendam nossas chamadas”, diz.

De acordo com a programação, hoje serão vacinados 30 idosos de 78 e 79 anos no Distrito de Primavera; 30 no PSF do Novos Campos; 20 no PSF do Rota do Sol e 20 no PSF Centro Sul. As imunizações serão realizadas todas no período da tarde, seguindo o agendamento já realizado. Até esta manhã (18), 6.543 pessoas haviam realizado o pré-cadastro; desse total, 5.527 são idosos acima de 60 anos e 1.016 são profissionais da saúde.

Doses aplicadas 

De acordo o painel disponibilizado pelo Ministério da Saúde (disponível em https://viz.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html), Sorriso é um dos municípios mato-grossenses que mais aplicou o quantitativo de doses recebidas. Até o momento o município recebeu 4.072 doses e já aplicou 87% desse total, isto é, 3.553 doses já foram aplicadas, sendo 2.407 em primeira dose e 1.146 segundas doses. A diferença do total recebido e o total geral de doses, 519, se deve às vacinas que serão aplicadas como primeira dose em idosos e profissionais da saúde, seguindo a ordem da fila do pré-cadastro online e também de segunda dose que ainda devem ser aplicadas.

Marchioro comemora outro dado em relação ao município: até o momento a eficácia da vacina em idosos acima de 80 anos está em 100%. Isto é, após a aplicação da imunização nenhum idoso acima de 80 anos foi internado na rede pública. No período, três internações foram realizadas, contudo, foram três casos específicos em que os pacientes não haviam recebido a vacina.

Segundo o secretário, o município aguarda o envio de uma nova remessa com 920 doses. As doses já chegaram no Estado e devem ser disponibilizadas aos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde.

Claudia Lazarotto
Fotos: Cleiton Isidoro