Início Cidades Sorriso Sorriso: Secretaria de Saúde registra diminuição no número de faltas em consultas...

Sorriso: Secretaria de Saúde registra diminuição no número de faltas em consultas especializadas

0

DA ASSESSORIA

Projeto “Não Falte! Sua Falta Faz Falta” contribui para a redução do número de faltosos

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), vem realizando, desde maio de 2023, a campanha “Não Falte! Sua Falta faz Falta”, que informa aos pacientes o número de faltosos no Ambulatório Multiprofissional (AME), através de dois quadros, um instalado no próprio AME e outro na Central de Regulação, essa informação também é divulgada nas redes sociais da secretaria, com o objetivo de conscientizar a população por meio destes números.

Em menos de um ano, já foi possível observar uma diminuição considerável no número de faltosos. Segundo balanço, realizado pela Semsas em junho de 2023 foram registrados 860 pacientes faltosos; no mês seguinte já foi possível observar uma queda no número de faltas para 648; em agosto foram 609 faltas; nos meses de setembro, outubro e novembro foram registradas 767, 757 e 715 faltas respectivamente porém, nos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, foram registrados os menores índices de faltas, desde que o projeto entrou em atividade, sendo 577 no último mês de 2023 e 542 neste primeiro mês de 2024.

 “Reduzir o número de faltosos em consultas especializadas tem sido um grande desafio já há algum tempo, no entanto graças a empenho da nossa equipe, na divulgação dos números, conseguimos sensibilizar e conscientizar a população e assim reduzir em cerca de 40% o número de faltosos”, destacou o coordenado de Atenção Básica da Semsas Leandro Freiria.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, também falou sobre a queda no número de faltosos. “Esse é um resultado de muito esforço para conseguir conscientizar a população de não faltar nas suas consultas, exames, cirurgias. Nós tínhamos um número de faltantes de cerca de 20% em algumas especialidades. E esse trabalho de conscientização através da publicidade, do apoio da população foi muito importante. Mas nós ainda temos um número alto e queremos reduzir ainda mais os faltantes”.

É importante ressaltar que quando uma pessoa falta, acaba tirando a vaga de outra, que também precisa, por isso é importante que o paciente comunique quando não puder comparecer a uma consulta.

“Sempre lembrando que você que tiver algum problema e não puder comparecer, comunica antes. Liga a central de regulação, vai no seu posto de saúde e avisa que você não vai poder ir. Mas ficamos tristes quando a pessoa simplesmente não vai porque não quer ir e não avisa. O profissional fica lá esperando e algum paciente que está na fila fica sem atendimento. Ou seja, o paciente não foi e tirou a vaga de outro que gostaria de ir e precisaria ir. Então é importante que nós não faltemos, precisamos reforçar essa consciência”, completou o secretário.

A Centra de Regulação pode ser acionada pelo WhatsApp número (66) 9 9978-8441, de segunda a sexta-feira, das 7hs às 11h e das 13h às 17h.