Início Cidades Sorriso Sorriso: Reunião avalia mais de 380 dias de enfrentamento à pandemia

Sorriso: Reunião avalia mais de 380 dias de enfrentamento à pandemia

0

Mais de um ano de enfrentamento à pandemia. No total, já são 386 dias na busca de ações que possam promover saúde e amenizar perdas emocionais e financeiras. Para isso, as atividades envolvem a estrutura disponibilizada 24 horas no Hospital de Campanha Municipal e a organização junto a entidades e sociedade civil na busca de diminuir o número de infectados.

Com a saúde da população como prioridade, na reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, realizada nesta manhã (06), o prefeito Ari Lafin, destacou a importância da continuidade de cuidados essenciais como o uso do álcool 70º, a manutenção do distanciamento social e o fim das festas clandestinas.

Ari salientou que desde o início da pandemia o município tem se preparado. “O trabalho realizado por todas as pastas tem sido fundamental. Uma ação complementa a outra”, diz, lembrando que a Secretaria de Saúde e Saneamento conta com cerca de 300 profissionais no enfrentamento direto.

“Mas não podemos esquecer ações importantes como da Assistência Social e Agricultura e Meio Ambiente que criaram o programa Mesa Saudável, e, nem do esforço da Educação e Cultura em manter os laços com mais de 15 mil alunos; ou, ainda o apoio das secretarias de Esporte e Lazer; Administração; Governo; Obras; Transportes; Fazenda; Desenvolvimento Econômico; Segurança, Trânsito e Defesa Civil e Procuradoria; enfim, todo o Executivo junto com o Legislativo está atuando em várias linhas de frente, agora, o que mais precisamos é contar com o apoio da população na continuidade das medidas protetivas”, frisa.

Também presente na reunião, o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, destacou que a estrutura do município, além de ficar aberta 24 horas, conta com equipamentos como bipap, Cápsulas Vanessa, atendimento médico e fisioterapêutico.  O HC conta com reservatório próprio de oxigênio, lembra. “Desde a implantação do HC, já foram adquiridos 97.500 litros de oxigênio. Só no oxigênio o investimento superou os R$ 500 mil”, destaca.  “Também investimos R$ 250 mil em uma rede encanada de oxigênio para a UPA e o HC, com o reservatório criogênico de oxigênio líquido”, diz.

Marchioro pede que quem tiver sintomas, procure imediatamente o HC. “Não há necessidade de esperar pela segunda-feira; quem tiver sintomas pode e deve procurar aos fins de semana, pois o HC atende 24 horas, todos os dias”, salienta. “Hoje somamos mais de 12,3 mil pacientes curados; esse número é uma alegria para todos nós. Obviamente, queremos aumentar os dados de curados e baixar o número de ativos”, diz.

Uma das ações para isso é a aplicação das vacinas. O município não está estocando doses: conforme as recebe, imediatamente as aplica, seguindo sempre o Plano de Imunizações do Ministério da Saúde. Sorriso recebeu até hoje 6.577 doses, das quais já aplicou 6.088, ultrapassando os 92% em doses recebidas/aplicadas. “As doses disponíveis hoje correspondem à segunda imunização de idosos e profissionais da saúde que já receberam a primeira”, explica.

Além do HC, a população também pode procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava que também fica aberta 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS). Qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro