Início Cidades Sorriso Sorriso registra 146 pacientes curados no fim de semana

Sorriso registra 146 pacientes curados no fim de semana

0

Em meio à luta, um número para ser comemorado.

Somente neste fim de semana (sábado e domingo) 146 sorrisenses recuperaram-se da Covid-19.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, salienta que “todas as vitórias precisam ser comemoradas. Para nós, que há mais de um ano travamos essa batalha, cada vitória é especial e em um único fim de semana ter 146 pessoas de alta nos deixa muito feliz. É gente ou que estava internada ou que estava de quarentena em casa e que agora, juntamente com seus familiares, respira com um pouco mais de alívio”, relata.

Contudo, lembra o secretário, não é hora para diminuir os cuidados.

“O vírus continua ativo, circulando e com muitas variantes. O apelo, mais uma vez, é para que todos continuem se prevenindo”, salienta.

O boletim de número 415, divulgado nesta manhã (21) pela Secretaria de Saúde e Saneamento traz outros dados: desde o início da pandemia, 15.193 dos 16.043 sorrisenses que testaram positivo estão curados. Hoje são 646 casos ativos com 58 pessoas internadas; destas 17 em leitos de UTIs e 41 em leitos de enfermaria. Em casa, pelas equipes da pasta, 111 pacientes de familiares que testaram positivo também são acompanhados. O boletim traz ainda os 204 óbitos registrados no Município.

“Esse cenário vai além dos números, dos dados. É o retrato do dia-a-dia alterado de muitas famílias, por isso nosso apelo para o distanciamento social e o fim das festas clandestinas também é diário”, completa Marchioro.

O gestor lembra que qualquer pessoa que sentir sintoma relacionado à Covid-19 deve procurar atendimento imediato. O Hospital Municipal de Campanha fica aberto 24 horas. Além disso, o PSF Novos Campos, localizado na Zona Leste, além de atender normalmente no período diurno também atende à noite: de segunda à sexta-feira (exceto feriados) o local está aberto no período noturno das 18 horas até às seis da manhã do dia seguinte e aos fins de semana (sábado e domingo) o espaço permanece aberto das 7 horas da manhã até às 19 horas. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário lembra ainda que qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende diariamente das 7 horas da manhã à meia-noite.

Claudia Lazarotto Fotos: Hospital Municipal de Campanha