Início Cidades Sorriso Sorriso registra 1.244 novos casos ativos em uma semana

Sorriso registra 1.244 novos casos ativos em uma semana

0

Mais do que o dobro em sete dias. Infelizmente, esses são os dados da 4ª Semana Epidemiológica de acompanhamento de registros de novos casos de covid-19. Entre os dias 21 a 27 de janeiro, o Município registrou 1.244 novos casos – 687 a mais do que na semana anterior quando foram 557 novas situações.

O dado, conforme o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, é assustador. Esse é o maior número de contaminações em uma semana desde o início do acompanhamento. No relatório de acompanhamento, é possível perceber que somente em 2020 houve o registro de tantos casos em uma única semana: no fim de junho, início de julho de 2020 foram registradas 779 novas situações em uma semana. Já em 2021, o maior número registrado foi de 437 novos casos entre os dias 06 e 10 de junho. Para o salto de 1.244 novas situações agora.

E, completa Luís Fábio, o “Governo do Estado já informou oficialmente que acredita que na próxima semana é que realmente seja registrado o maior número de contaminações no Estado”. Conforme o secretário, Sorriso já se preparou para o cenário traçado pelo Governo. “Aumentamos médicos, horário de atendimento, estamos à disposição; mas claro que o nosso sonho é que a nossa população não necessite, que não fique doente. Precisamos frear a onda de novas infecções”, diz.

Contudo, há uma boa notícia. “Infelizmente, os números voltaram a subir. Mas, o que temos observado é que entre os vacinados os sintomas são mais leves e tem havido menos necessidade de internações do que antes do início do Plano Nacional de Imunizações (PNI)”, avalia. “No auge da pandemia chegamos a ter mais de 50 pessoas internadas, praticamente metade delas em UTIs. Hoje são 14, três em UTIs e 11 em enfermarias”, cita. “É um número baixo se avaliarmos que temos 1.615 ativos”, lembra.

Luís Fábio acrescenta que os últimos relatórios da pasta em relação ao número de internados apontam que ainda há adultos que não buscaram a imunização. “Nas últimas semanas tivemos registros de adultos internados sem nenhuma dose de imunizante. Ressaltamos mais uma vez a importância da imunização: se você ainda não recebeu nenhuma dose da vacina ou conhece alguém nessa situação, recomendamos que procure imediatamente um dos pontos de imunização permanente”, frisa. O secretário também lembra que teve início a imunização infantil por ordem decrescente de idade. Nesse momento estão sendo imunizadas crianças de 8 a 11 anos. Para agendar é só clicar aqui. Diariamente estão sendo disponibilizadas 200 vagas para a imunização infantil.

Imunização

O imunizante – todas doses, isto é, 1ª, 2ª e também a dose de reforço; é aplicado de segunda a sexta-feira no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol e no PSF Nova Integração, no Novos Campos, das 7h30 às 11 horas pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. No Ambulatório Médico de Especialidades (AME), ali em frente à Escola Ivete, durante a semana a aplicação é realizada das 17 às 20 horas. Além disso, já foi liberado o agendamento para crianças em ordem decrescente de idade (11 a 8 anos neste momento) com as salas de vacina dos PSFs São Domingos e Jardim Primavera dedicadas exclusivamente a imunização do público infantil.

DA ASSESSORIA