Início Cidades Sorriso Sorriso: Reforma do Núcleo da PM de Boa Esperança deve começar em...

Sorriso: Reforma do Núcleo da PM de Boa Esperança deve começar em duas semanas

0

Em Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil,

Investimento de R$ 400 mil da Prefeitura e o trabalho de reeducandos vai garantir um novo local de trabalho a policiais militares do Distrito

Avaliar cantinho por cantinho, estudar possibilidades, vislumbrar melhorias e garantir que o Núcleo da Polícia Militar do Distrito de Boa Esperança seja um local mais agradável para os policiais que lá atuam. A reforma, que deve começar no fim do mês, vai ser promovida por meio da parceria entre Prefeitura,  Judiciário e Polícia Penal, via Projeto Mão Amiga, que permite o trabalho de reeducandos em troca da remição de pena.

Os secretários municipais José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil); Milton Geller (Obras e Serviços Públicos), e o responsável pelo Programa Revitalização, o arquiteto Fábio Miguel dos Santos, participaram, na manhã desta sexta-feira (11 de março), de uma reunião com os “donos da casa” para ver bem certinho quais as necessidades dos policiais que atuam na unidade.

Além dos PMs que atuam em Boa Esperança, do comandante do 12.º Batalhão da PM, tenente-coronel Jorge Almeida; do diretor de Polícia Penal Enilson Castro, responsável pelo Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS); e da juíza Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, a reunião para o  “quebra essa parede aqui e troca essa porta ali” também foi acompanhada pelo sub-prefeito do Distrito, Volmar Lohman,  e demais envolvidos no processo.

Para garantir que o novo local de trabalho, e também de alojamento, para os policiais, permita mais conforto na rotina de trabalho e também nos momentos de descanso, o NPM vai ser totalmente repaginado. Do atual destacamento, explica o arquiteto, somente as paredes serão mantidas. “Vamos trocar piso, forro, telhado e todas as aberturas”, adianta Fábio, acrescentando que a parte elétrica também será substituída e a hidráulica igualmente revisada.

Mais que uma cara nova para o que já existe, a reforma, que vai utilizar mão-de-obra de reeducandos, também vai permitir a continuidade das obras do alojamento. “No local há algumas paredes erguidas e vamos finalizar o resto”, explica Geller. A Prefeitura, além da consultoria técnica, também vai contribuir com os materiais para a viabilização da empreitada. O orçamento inicial está na casa dos R$ 400 mil.

“É uma obra esperada há muitos anos e certamente dará ainda mais motivação à nossa tropa, que terá um local de trabalho à altura do trabalho que desenvolvem, o que certamente contribuirá para a melhoria contínua do serviço prestado à comunidade”, destaca Jorge Almeida.

“É muito gratificante perceber o quanto o trabalho articulado entre as esferas de poder:  Executivo, Legislativo, Judiciário, e aí também incluo  Ministério Público e a sociedade organizada, podem fazer a diferença na efetivação de ações diretas em prol da comunidade, e o Mão Amiga é um exemplo claro disso”, pontua o titular da Semsep, José Carlos Moura, contextualizando que a iniciativa tem permitido que apenados do CRS possam trabalhar em troca de redução da pena.

“A sociedade ganha com obras de reformas, ações de paisagismo, reforço de limpeza pública e o reeducando tem a chance de aprender uma profissão, ter o abatimento de três dias de prisão a cada dia de trabalho, e nestes momentos, ter de volta a sensação de vida normal, com um trabalho produtivo e dentro da legalidade”, complementa.

DA ASSESSORIA