Início Cidades Sorriso Sorriso: Reeducandos atuam na limpeza e reflorestamento da Área Verde Central

Sorriso: Reeducandos atuam na limpeza e reflorestamento da Área Verde Central

0

O sol da manhã de hoje (25) permitiu que os reeducandos que integram o projeto “Mão Amiga” pudessem iniciar o serviço de limpeza  e reflorestamento da Área Verde Central, que segue até o fim da semana. O trabalho consiste na retirada de lixo e também de restos de caules e galhos secos, visto que as árvores, principalmente as mais antigas, acabam sofrendo as conseqüências das chuvas mais intensas, como a que atingiu Sorriso na tarde de ontem (24).

Capitaneado pelo vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, o trabalho vai garantir um ambiente mais limpo e mais seguro, tanto para evitar o acúmulo de restos vegetais que podem servir como criadouros de insetos, quanto para aumentar a visibilidade do local, ponto de lazer para muitas famílias, que também é utilizado para a prática de caminhadas. “Além da limpeza, estamos plantando mudas de espécies nativas, garantindo assim que as gerações futuras também possam desfrutar deste local com a vegetação original”, explica Gerson, reforçando que servidores da Prefeitura sempre coordenam as atividades.

Titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, que acompanhou a ação de hoje, lembra da importância do Mão Amiga tanto nas ações de limpeza e manutenção, quanto no processo de ressocialização dos reeducandos inclusos no projeto. “Por meio da parceria entre o Município, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e o Judiciário, estamos, a custo zero para a Prefeitura, contribuindo com ações de limpeza urbana, manutenção de prédios públicos e ainda com a reintegração à sociedade de pessoas que, neste momento, estão cumprindo uma pena, mas que precisarão de uma oportunidade de trabalho quando deixarem o CRS”, contextualiza Moura.

De acordo com o diretor penal de Sorriso, Enilson Castro, responsável pelo Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS),  17 reeducandos do Mão Amiga participam desta atividade na Área Verde, mas 63 pessoas no total integram a iniciativa, que inclui ainda a oportunidade de trabalhar na Fábrica Municipal de Artefatos de Cimento. Todo o trabalho desenvolvido pelos reeducandos resulta em remição de pena.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo de Souza