Início Cidades Sorriso Sorriso realiza dia D da Campanha de multivacinação neste sábado, 16

Sorriso realiza dia D da Campanha de multivacinação neste sábado, 16

0

Além dos 18 imunizantes previstos para crianças e adolescentes, também serão ofertadas as vacinas para adultos

Tá ligado que outubro é rosa, né? Agora, tá ligado que além de discutir a saúde feminina, outubro também é dedicado às crianças e adolescentes?! E não se trata do Dia da Criança, o papo aqui é outro; mas a finalidade também é para liberar a brincadeira. Pensando nisso, o Ministério da Saúde instituiu o mês de outubro para a atualização vacinal, contemplando desde recém-nascidos até adolescentes com 15 anos. E, o próximo sábado, dia 16, é o dia D dessa megacampanha.

Então, você que tem filhos nessa faixa etária, reserve um tempinho e verifique a carteira de vacinação. Se perceber que estiver faltando alguma é só ir na unidade de saúde mais próxima neste sábado (16) e atualizar. Aqui em Sorriso os PSFs Centro Sul, Jardim Carolina, São José, Anézia Biazin, Bela Vista, Amazônia, Rota do Sol, Fraternidade, São Mateus, São Domingos, Ana Neri, Nova Aliança, Mário Raiter, Distrito de Primavera e Distrito de Boa Esperança estarão abertos das 7h30 às 16h30.

Na data, serão aplicados 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora, caxumba, HPV e meningite, dentre outras. É bom lembrar que independente do dia D, no Município, todas as unidades de saúde já estão realizando a atualização vacinal desde o dia 1º de outubro. 

Também é bom lembrar que no momento da matrícula ou rematrícula, as escolas exigem a caderneta vacinal atualizada, então essa é uma oportunidade para deixar tudo ok. 

Mas não é só essa a informação que a gente veio dar. Além da atualização para crianças e adolescentes, no sábado os profissionais também irão conferir o cartão de vacinas do acompanhante, faltando alguma, será aplicada na hora.

Ah! A vacina contra a gripe também estará à disposição para maiores de seis meses que ainda não tenham recebido essa agulhadinha.

E lembre-se: além do cartão de vacinas, leve o cartão SUS e compareça de máscara, mantenha distanciamento social e higienize as mãos constantemente.

Confira as vacinas que já estão disponíveis nos PSFs:

Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), contra febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Claudia LazarottoFotos: Ministério da Saúde