Início Geral Sorriso: Projeto de lei institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos...

Sorriso: Projeto de lei institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos o Dia Municipal de Conscientização do Autismo

0

O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou em 1ª votação o Projeto de Lei nº 11/2019 que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia Municipal da Conscientização do Autismo, a ser comemorado anualmente no dia 2 de abril.

De autoria dos vereadores Prof.ª Marisa (PTB), Bruno Delgado (PMB), Claudio Oliveira (PR), Prof.ª Silvana (PTB), Fabio Gavasso (PSB) e Maurício Gomes (PSB), a proposta visa transmitir informação sobre os direitos dos autistas, promover a interação dos familiares dos autistas com a sociedade e desmistificar e quebrar as barreiras quanto ao preconceito sofrido pelos portadores da síndrome.

A iniciativa segue a data mundial, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2008, quando pessoas em vários países participam de eventos e manifestações usando roupas na cor azul.

“Com esse projeto esperamos que no dia 2 de abril possam realizadas ações e eventos que envolvam toda a sociedade esclarecendo os autistas podem ter uma vida socialmente inserida”, justifica Prof.ª Marisa.

Após ser aprovado em três votações, o projeto será encaminhado à sanção executiva.

O que é autismo – O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma síndrome que tem estado muito em evidência, sobretudo pelo crescimento no número de diagnósticos. Tem-se investido muito dinheiro em pesquisas, principalmente nos Estados Unidos, para se descobrir as causas, que até agora são desconhecidas.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndrome chamada transtorno global do desenvolvimento.

Fonte: DA ASSESSORIA/Ângela Gimenez