Início Cidades Sorriso Sorriso: Profissionais participam de capacitação para debater hepatites virais

Sorriso: Profissionais participam de capacitação para debater hepatites virais

0

Hoje, a equipe do SAE realiza um trabalho orientativo em frente à Câmara de Vereadores

Enfermeiros e odontólogos da rede municipal participaram ontem (27) de uma capacitação com o tema “Hepatites virais e tumores hepáticos”, ministrada pelo médico oncologista Mário Bernardes. A intenção, conforme Bernardes é ofertar informação detalhada e com qualidade para que mais profissionais que atuam na rede municipal possam identificar sinais da enfermidade e também para saber como proceder diante de alguém que tem a patologia.

O foco da capacitação foram as hepatites B e C. Ambas são preveníveis. Para a hepatite B há vacina, para a C não há. Contudo, como a transmissão de ambas se dá pelo contato com sangue ou secreções, as duas enfermidades podem ser evitadas com medidas como o uso de preservativo em relações sexuais; o não compartilhamento de alicates e tesouras de unha e de demais objetos cortantes; além do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para os trabalhadores da área da saúde.

Bernardes também frisou que icterícia (popularmente conhecida como o amarelo do olho e da pele), dor abdominal, alterações na cor das fezes ou da urina e alterações no fígado podem ser indícios de hepatite e precisam ser investigadas. “No Brasil dispomos de tratamento gratuito, disponibilizado pelo SUS, o que é um grande avanço, pois há muitos países que não ofertam medicação gratuita”, salienta o profissional.

Vale reforçar que a hepatite B não tem cura ainda, mas tem tratamento e pode ser evitada com a vacina disponível na rede pública. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura. O tratamento é ofertado no SUS.

Orientações e testagem

Já nesta manhã (28), uma equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está atendendo com uma tenda em frente à Câmara de Vereadores em um trabalho voltado à orientação, conscientização e realização de testagem rápida de glicemia capilar. O atendimento será das 8 às 11 horas.

Todas as ações integram o “Julho Amarelo” que marca a luta contra as hepatites virais. O mês foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como símbolo de luta e prevenção da enfermidade.

Desde o início do mês, o SAE está disponibilizando testes rápidos diariamente aos interessados. Para isso, basta procurar o espaço no horário das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas à tarde. O SAE fica na Avenida Porto Alegre, bem próximo à UPA.

Também dentro da programação, nos dias 12 e 13, os profissionais realizaram o programa “Saúde na Estrada” com trabalho orientativo voltado aos caminhoneiros e realizado em um posto de combustíveis.

O que é hepatite

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas e é considerada problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

A recomendação da Secretaria de Saúde e Saneamento é incluir os exames de hepatites B ou C; sífilis e HIV aos hábitos de rotina dos cidadãos. “Principalmente para quem tem uma vida sexual mais ativa a recomendação é fazer a cada seis meses o teste”, ressalta Sílvia Gehring, do programa de Educação em Saúde da pasta. Os quatro exames são ofertados pelo SAE.

Outra dica de Sílvia é o uso de preservativo em relações sexuais. “Esse é um método eficaz de se prevenir contra qualquer DST (Doença Sexualmente Transmissível)”, pontua.

Claudia Lazarotto Fotos: Cleiton Isidoro