Que a imunização salva vidas é de conhecimento público. Mas para dar aquela picadinha com muito cuidado e amor – mesmo que renda algum chorinho, é preciso muito preparo. Por isso, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Município estão reunidos nesta terça-feira e quarta-feira, 24 e 25 de outubro, para a Oficina de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade. O encontro é o dia todo no espaço do Ministério Público.
Responsável pelo departamento de Vigilância em Saúde, a enfermeira Taynna Vacaro, pontua que os 29 PSFs foram divididos em dois grupos com formações hoje, 24 e amanhã, 25. As orientações são repassadas pela responsável pelo Programa de Imunização do Escritório Regional de Saúde de Sinop, Elaine Alves Dente e a apoiadora das ações de imunização, Sirlei Castilho.
E a informação e o aprendizado não vão ficar só na teoria: na sexta-feira, 27, as equipes farão uma busca ativa em um dos 29 PSFs de cobertura do Município para conferir a carteirinha da criançada. Conforme Taynná, as equipes passarão casa a casa para conferir e, caso falte alguma vacina a criança poderá ser imunizada em casa mesmo. “É uma forma de pôr em prática e de nos aproximarmos das famílias para ressaltar a importância da vacinação”, diz.
Hoje, vale lembrar, o Município conta com 29 salas de vacina, inclusive com a oferta de imunização em horário estendido das 7 da manhã às 19 horas na sala de vacinas do PSF Central. O horário estendido é uma oportunidade a mais para procurar imunização por parte de quem trabalha e não tem como procurar um PSF em horário comercial. “A sala de vacinas do PSF Central atende pessoas de todos os pontos do Município”, finaliza Taynná.
DA ASSESSORIA