Início Cidades Sorriso Sorriso: Preocupado com tantos casos de Dengue, vereador pede aplicação do Fumacê

Sorriso: Preocupado com tantos casos de Dengue, vereador pede aplicação do Fumacê

0

Além das medidas de prevenção já de conhecimento de todos, como manter os quintais limpos e não deixar água parada, também existe o fumacê, ação bastante eficaz na prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Com esta preocupação, o vereador Rodrigo Machado (PSDB), solicitou ao prefeito e à Vigilância Sanitária, a aplicação do carro de fumacê pelas ruas e bairros da cidade, bem como nos Distritos.

“Necessitamos manter o cuidado contra o mosquito transmissor da dengue, pois nesse período, aumenta a proliferação e a incidência dos casos, inclusive a mais agressiva que é a dengue hemorrágica”, alertou o vereador.

O inseticida do fumacê mata a fêmea adulta e para isso ela precisa estar voando. Ele depende de questões climáticas, sendo que se o vento estiver forte leva o inseticida embora, não pode estar chovendo e há horários específicos em que a nuvem do produto percorre o espaço necessário para atingir o mosquito. “ Porém o principal combate é aquele realizado pela população na vigilância diária na eliminação dos potenciais criadouros que possam existir nas casas, estabelecimentos comerciais, espaços públicos, terrenos baldios ou qualquer outra localidade”, explicou Rodrigo Machado.

A indicação n° 452/2021 foi enviada aos setores competentes da municipalidade para análise de viabilidade.

Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Elielton Blasius