Casa Aurora
Posto Smile 550×100
Início Geral Sorriso: Prefeitura promove palestras, abordagens e renova sinalização na Semana do Trânsito

Sorriso: Prefeitura promove palestras, abordagens e renova sinalização na Semana do Trânsito

0

Sensibilização, orientação e revitalização da sinalização de trânsito. É desta maneira que a Prefeitura de Sorriso, por meio do Departamento de Trânsito, está executando as ações alusivas à Semana Nacional do Trânsito, que, neste ano, aborda o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

Além da distribuição de material orientativo e da promoção de palestras pelos agentes de trânsito, também está sendo feito o reforço da sinalização vertical e horizontal. Hoje (19), as equipes da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), estão recuperando a sinalização na Avenida Brasil. A próxima via a receber a ação é a Avenida Tancredo Neves. Vale lembrar que este trabalho de manutenção da sinalização é feito de maneira contínua no município.

Já as palestras estão sendo promovidas nas unidades escolares de Sorriso. Às 16 horas de hoje, por exemplo, as crianças do Cemeis São Domingos vão receber orientações sobre o trânsito, para já perceberem os riscos e agirem de maneira correta, tanto agora, como pedestres e passageiros ainda, mas também quando forem condutores.

Sobre a Semana Nacional do Trânsito

Começou nesta quarta-feira (18), em todo o país, a Semana Nacional do Trânsito, celebrada até o próximo dia 25 de setembro. A iniciativa tem por objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana será celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público – federal, estadual e municipal.

O tema “No trânsito, dê sentido à vida” segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros. Neste ano, o foco das mobilizações está nos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019.

Ela começou em maio deste ano e seguirá até abril de 2020. A primeira grande ação aconteceu em maio, quando o Brasil inteiro se mobilizou para promover o Maio Amarelo. Em junho, as campanhas valorizaram as faixas para pedestres e o sinal de vida. Em julho, as iniciativas foram voltadas para a prevenção durante o período das férias escolares, e em agosto, o objetivo foi educar sobre o uso do celular por pedestres, ciclistas e de condutores. No último dia 12, o Denatran lançou a Campanha Nacional do Trânsito, que ao longo de todo o ano, será veiculada por meio de outdoors, bussdoors, cartazes e redes sociais com temas específicos para chamar a atenção da sociedade sobre o assunto.

DA ASSESSORIA/Nádia Mastella/com Assessoria DNIT/Fotos: Semsep

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here