Uma equipe da Prefeitura, com apoio de reeducandos que integram o projeto Mão Amiga, está atuando, deste ontem (quinta, 10 de fevereiro) na limpeza da Área Verde Central, no trecho próximo ao Fórum de Sorriso. A ação, que integra o projeto Repoflora, também está fazendo a substituição de árvores da espécie Leucena.
Provavelmente você já se deparou com uma delas passeando por Sorriso: a Leucena, originária da América Central, pode atingir até 20 metros de altura, tem folhas bem pequenininhas, flores brancas e produz vagens que se abrem quando secas, liberando assim suas sementes.
O vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, destaca que, por ser exótica, a Leucena está agindo de maneira predatória no ambiente, prejudicando o desenvolvimento de outras espécies. As unidades retiradas estão sendo substituídas por espécies nativas, como ipê, jatobá e jacarandá, por exemplo.
Sobre o Mão Amiga:
Desde 2019, esta parceria entre o Executivo e o Judiciário viabiliza oportunidades de trabalho para reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS). O trabalho, que não é remunerado, permite a remição de pena e posterior reinserção no mercado de trabalho. A cada três dias de trabalho, um dia de pena é abatido. Os reeducandos que participam da iniciativa podem atuar na na Fábrica Municipal de Artefatos de Cimento, na revitalização de prédios públicos, sinalização de ruas, produção de mudas e na limpeza urbana.
Sobre o Repoflora:
O Repoflora, que nasceu em 2018, na Prefeitura de Sorriso, contempla atividades de educação ambiental, fiscalização e conservação, pesquisas e produção de mudas para reflorestamento.
Além dos representantes da Prefeitura de Sorriso, da Câmara de Vereadores, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (BM), IFMT, Lions, Rotary Club e Rotary Ouro Verde, Clube Amigos da Terra (CAT), da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Sorriso (Ager), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Judiciária Civil (PJC), do Ciopaer, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Ministério Público (MP), do Poder Judiciário, do Conselho Municipal de Turismo, de organizações não governamentais, de pescadores esportivos e comerciantes locais.
DA ASSESSORIA