Início Cidades Sorriso Sorriso: Prefeitura emite ordem de serviço para construção de sede própria para...

Sorriso: Prefeitura emite ordem de serviço para construção de sede própria para o Renascer

0

Prédio será erguido na Avenida Brasil, próximo ao Hospital 13 de Maio

A empresa Vetor Engenharia e Construção, selecionada por meio da Tomada de Preços 008/2023, já está devidamente autorizada a construir a sede própria do Centro de Reabilitação Renascer. A ordem de serviço foi emitida no início do mês e o prazo de vigência do contrato segue até novembro de 2024.

O prédio terá uma área construída de 795,32 m², divididos em salas de avaliação, consultórios e salas para a equipe multidisciplinar que atende no Renascer, como enfermeira, técnica de enfermagem, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.  A estrutura será erguida em um terreno na Avenida Brasil, esquina com a Rua São Borja, bem próximo do prédio que abrigará o Centro de Hemodiálise, e também do Hospital 13 de Maio. O valor global da obra foi fechado em R$ 2.584.794,90, mais de R$ 370 mil abaixo do valor estimado em licitação, que era de 2.957.321,35.

Depois que saiu do prédio anexo à Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, ainda em 2020, a unidade passou a atender em prédio alugado, que sofreu um incêndio em agosto daquele ano. Temporariamente, o serviço de reabilitação foi ofertado na estrutura que hoje abriga o PSF Santa Clara, e, em maio de 2022, o Renascer passou a funcionar em um prédio também locado, na Avenida Tancredo Neves.

Ainda em março de 2022, foi emitida uma ordem de serviço para erguer um prédio para abrigar o Centro de Reabilitação, no entanto, devido a dificuldades na condução da obra, o contrato com a empresa licitada foi rescindido em março deste ano.  “Agora, depois de uma nova licitação, o processo será retomado e, se as condições climáticas, assim como outros questões que interferir na condução da obra, forem satisfatórias, acreditamos que no fim do próximo ano, a estrutura já possa ser utilizada”, estima o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira.

O titular de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, destaca o trabalho realizado pela unidade. “Somente em 2022, o Renascer realizou mais de 48 mil atendimentos e, até agora, este número já passa de 63 mil”, destaca, complementando que o Centro oferta atendimento com fonoaudióloga e fisioterapeuta com atendimento domiciliar para pacientes acamados.

Como em todo e qualquer atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a porta de entrada para o Renascer é sempre o Programa de Saúde da Família (PSF). A partir do atendimento no PSF é que o paciente recebe as orientações médicas, faz os exames necessários e é encaminhado para acompanhamento e novos atendimentos, de acordo com a avaliação do médico responsável.

DA ASSESSORIA