Início Cidades Sorriso Sorriso: Prefeitura deve receber 350 câmeras de monitoramento por meio do Vigia...

Sorriso: Prefeitura deve receber 350 câmeras de monitoramento por meio do Vigia Mais MT

0

Programa estadual vai reforçar vigilância em Sorriso

Definir questões técnicas e avançar com o trabalho de formalização do convênio entre Prefeitura e Governo do Estado para a viabilização do programa Vigia Mais MT em Sorriso. Esta foi a pauta de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (3 de abril), na Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), conduzida pelo titular da pasta, José Carlos Moura, e com a participação do comandante da PM em Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, secretários e demais servidores da Administração Municipal.

“Estamos na fase de definição dos pontos que devem receber as câmeras de vigilância, verificar as demandas para sua instalação, para então, seguir com o processo de formalização do convênio com o Estado”, detalhou Moura, lembrando que, ainda em fevereiro, esteve em Cuiabá para conhecer a iniciativa estadual.

“A princípio, Sorriso pode receber até 350 equipamentos, entre câmeras fixas, móveis e OCR, que são as que fazem leitura de placas de veículos, mas este é um número ainda estimado e pode ser alterado”, detalhou o secretário, acrescentando que, devidamente autorizado pelo prefeito Ari Lafin, já havia informado que Sorriso tem total interesse em aderir ao programa.

Os novos equipamentos devem ser acrescidos ao sistema de vigilância já implantado em Sorriso. Por meio do Programa Sorriso + Segura, formalizado em 2021, mais de 70 câmeras estão instaladas em vários pontos do perímetro urbano. Além destas, cerca de 20 câmeras OCR também estão dispostas em diversos locais e abastecem o sistema de vigilância das forças de segurança. Soma-se a isso o sistema de monitoramento interno de prédios públicos. De acordo o departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, 420 câmeras estão instaladas em várias unidades administrativas e, sempre que necessário, são cedidas, visto que muitas acabam registrando movimentos em ruas, esquinas e avenidas.

Além do pedido do Executivo, o Legislativo sorrisense, por intermédio do vereador Diogo Kriguer, também tem reforçado a demanda junto ao Governo do Estado. “É um trabalho que está sendo construído coletivamente e, assim como o MT Iluminado, acreditamos que trará benefícios diretos à população, com muito mais segurança e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida”, comentou o prefeito Ari Lafin.

DA ASSESSORIA