Posto Smile 550×100
PREFEITURA  DE  SORRISO
Início Geral Sorriso: Prefeitura atua na desobstrução da rede pluvial para garantir escoamento total...

Sorriso: Prefeitura atua na desobstrução da rede pluvial para garantir escoamento total da água

0

Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) já desobstruíram bocas de lobo e redes de drenagem pluviais entupidas para garantir o total escoamento da água da chuva que atingiu Sorriso na tarde de ontem (17), em que foi registrado um volume de 45,4 mm em duas horas de precipitação. De madrugada, Sorriso já tinha recebido outros 15,2 mm.

Mesmo com fortes chuvas sendo frequentes nesta época, o coordenador de Proteção e Defesa Civil do município, Fábio dos Santos, explica que a média registrada no mês inteiro de dezembro é de 145 mm. Ou seja, a chuva de duas horas respondeu por um terço de toda a média esperada para o mês.

Ainda durante a chuva, o secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Acácio Ambrosini acompanhou a situação de vários pontos da cidade. “Como o volume foi muito intenso para um curto espaço de tempo, houve sim o acúmulo de água em vários pontos da cidade, e, com o fim da chuva, a água foi sendo escoada e a situação se normalizou”, explica, reforçando que em alguns pontos em que a água estava empoçada, as equipes da Semosp já atuaram para desentupir bocas de lobo. No caso específico do Bairro São José, em que foi registrado acúmulo de água, a boca de lobo foi desobstruída e as equipes retiraram garrafas pet e até tábuas do dispositivo de coleta de água pluvial. Para tanto, foi necessário quebrar a pavimentação da rua para poder retirar os entulhos da rede de drenagem pluvial.

Questões como declividade do terreno, intensidade e concentração da chuva em determinados pontos interferem no acúmulo da água, mas a colaboração da população é indispensável para a manutenção da rede de drenagem pluvial sempre em boas condições. “Semanalmente as equipes atuam na limpeza das bocas de lobo de acordo com o calendário da coleta de entulhos, mas sempre que houver necessidade, a população pode, e deve, entrar em contato pelo 3544 1727”, lembra Acácio.

DA ASSESSORIA/Nádia Mastella/Fotos: Cleiton Isidoro