Início Geral Sorriso: Por segurança, transporte escolar é suspenso hoje e amanhã em cinco...

Sorriso: Por segurança, transporte escolar é suspenso hoje e amanhã em cinco linhas

0

Para evitar riscos, a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, suspendeu, hoje e amanhã (7 e 8), o transporte escolar de quatro linhas do Distrito de Caravágio e da Linha Celeste (que passa pela Fazenda Felipetto e vem para Sorriso).  A decisão foi tomada para que alunos, motoristas e monitores não se exponham ao risco de trafegar por estradas vicinais danificadas pelas intensas e constantes chuvas dos últimos dias.

Um dos pontos mais prejudicados pelo excesso de água é a região da Travessa São Luiz Gonzaga, onde uma galeria se rompeu e a água do Rio Lira está acima da estrada. Uma equipe da Secretaria de Transportes está no local para resolver a situação, mas até que a estrutura seja substituída, o trânsito está impedido para todos os tipos de veículos. A região fica entre o acesso da Rodovia BR 242 e a Comunidade São Luiz Gonzaga.

“Esperamos que o tempo firme nestes dois dias para que as águas baixem para que possamos retomar o transporte escolar com toda a segurança na segunda-feira (11)”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, lembrando que os alunos não serão prejudicados pela falta de conteúdo nestes dias.  Ainda na sexta-feira (1.º), a secretária, acompanhada pelo diretor de Transporte Escolar, Gerson Cândido Ribeiro,  que também faz a fiscalização dos contratos com as empresas que transportam os alunos , foi até o Distrito de Boa Esperança justamente para verificar a situação deste serviço naquela região, entre outros compromissos.

“Passamos por alguns problemas até que a empresa contratada para fazer o transporte dos alunos naquela região pudesse se ajustar a todos os detalhes do trajeto, que é bastante longo e passa por muitas fazendas”, comentou Lúcia, reforçando que o contato constante com o responsável pela empresa foi determinante para que o serviço fosse (e continue sendo) prestado da maneira correta.

Capital Nacional do Agronegócio, Sorriso conta com uma área agricultável de 600 mil hectares e cerca de dois mil quilômetros de estradas vicinais.  De acordo com Gerson, muitas linhas são bem longas, chegando até a 200 km de distância do ponto inicial ao ponto final. Ao todo, todos os ônibus que atendem as 43 linhas do interior, rodam, em média, 250 quilômetros.  De forma integrada, a Semec e a Secretaria de Transportes (Semtra) analisam as melhores estratégias e buscam formas de tentar organizar as linhas sempre com o foco no conforto dos alunos, na otimização do itinerário e também na economicidade.

DA ASSESSORIA/NÁDIA MASTELLA
FOTOS: SEMEC E INTERNET