Início Geral Sorriso: Poço de alta vazão do Parque Ecológico Claudino Francio entra em...

Sorriso: Poço de alta vazão do Parque Ecológico Claudino Francio entra em funcionamento

0

O poço de alta vazão construído no Parque Ecológico Claudino Francio já entrou em funcionamento. Com 100 metros de profundidade, o poço terá a função de manter o nível de água do lago do Parque.

 “A construção do poço levou em conta a preocupação ambiental e a manutenção do lago. Além disso, o poço também servirá de suporte para que possamos abastecer os caminhões auto tanque da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros com água sempre que necessário”, explica o vice-prefeito, Gerson Bicego.

Já às margens do lago foram construídos dois tablados para garantir mais segurança às famílias que gostam de apreciar os peixes, tartarugas e até mesmo um jacaré que habita o local. “E para quem aprecia caminhadas ou trilhas de bicicleta, nós reformamos todas as estradas internas do Parque”, diz.

Mas as mudanças não param por aí. Outra novidade é a criação de um canteiro de ervas medicinais em parceria com a Secretaria de Saúde e Saneamento. “É um cantinho muito especial em que estamos produzindo chás a partir das instruções dos profissionais da saúde. Assim, quando alguém precisar de uma erva medicinal que não tenha em casa, poderá ir até o Parque para realizar a colheita”, explica. Outra mudança foram as alterações na arquibancada do Parque que recebeu um palco.

Desde o início de 2018, as equipes têm atuado no Parque. A jardinagem recebeu flores, plantas  e pedras ornamentais, um projeto de irrigação subterrâneo foi montado para  molhar as plantas e a grama na época da estiagem. Os parquinhos receberam uma proteção de alvenaria para conter a areia e dar mais segurança às crianças.

Já a parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), possibilitou que os acadêmicos do curso de Gestão Ambiental façam o levantamento e identificação das espécies de árvores existentes no local.

O vice-prefeito ressalta que a revitalização só foi possível a partir da parceria realizada com empresas privadas. “Os empresários nos forneceram materiais, como os canos da irrigação e um cômodo pré-moldado para os vigilantes. Sabemos que o local é muito frequentado por famílias nos fins de semana e por isso a preocupação de deixar o local, bonito, aconchegante para que nossos moradores possam se sentir bem e nos ajudar a cuidar nosso patrimônio”, acrescenta.

DA ASSESSORIA/CLAUDIA LAZAROTTO
FOTOS: NÁDIA MASTELLA

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here